sexta-feira, 29 de abril de 2011

Periscópio Jornal DFNotícias

Não se esqueça!
 O leão da Receita está ávido. Vence dia 30/04 o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda.
Coisa abominável!
O fato de o senador Requião tomar o gravador do repórter e apagar a entrevista. Uma pessoa pública não pode dar o mau exemplo.
De mudança
Muitos empresários da construção civil estão saindo de Brasília para outros estados. Estão reclamando que falta contrapartida do Governo do DF.
Vamos investigar
Tem gente querendo saber por que famílias inteiras têm barraca na Feira da Torre ( pai, mãe e filhos). Será?
Que chatice!
 As notícias sobre o casamento real estão saturando a mídia. Ninguém aguenta mais. Casem logo.
Expectativa
Qual CPI vai ser instalada primeiro? As três, duas , uma? Salamê, minguê, o sorvete colore, o escolhido foi você.
Temos que tomar providências
Vários grupos em Brasília lutam para manter os privilégios do passado e não medem esforços. Trabalhar, ninguém quer.
Outra droga
É chamada de Oxi a nova droga comercializada nas festas do Distrito Federal. Vicia com a rapidez do crack. Socorro!
Virou moda
Alunos no Guará ameaçam professores e policiais. Eles não deveriam ser só transferidos, mas levados a participar de terapia.
Cadê a Vila Olímpica?
A Vila Olímpica de São Sebastião continua fechada desde o início de março.  Olha o dinheiro público saindo pelo ralo.
Que cartel!
Não basta a gasolina no DF ser uma das mais caras do País, agora corre o risco de desaparecer das bombas. É brincadeira!



quarta-feira, 27 de abril de 2011

Assédio moral


O assédio moral pode acontecer entre familiares, colegas, mas para efeitos jurídicos só é aceito quando acontecer dentro das instituições de trabalho. Muitas vezes, os trabalhadores não percebem quando começa, quando se intensificam as cobranças descabidas, as ordens sem sentido. O trabalhador só vai atentar para o problema quando começa a sentir indisposição em ir trabalhar, o local de trabalho já não é mais prazeroso. É o que afirma a advogada Andreia Ceregatto, especialista em Direito do trabalho e Acidentário: “Os trabalhadores são submetidos ao assédio moral por parte das gerências e chefias que tratam os seus empregados com pressões psicológicas, que podem causar graves conseqüências à vida pessoal e profissional.”
Diana da Silva trabalha no comércio, mas ano passado trabalhava em outra empresa, onde pediu demissão, porque era ridicularizada pelo seu chefe imediato, porém só percebeu que sofria assédio moral quando teve sua saúde emocional abalada e procurou ajuda.” Eu não podia nem ouvir sua voz dele, tinha palpitações, vivia sentindo dores sem doença aparente. Só que ele ridicularizava todo mundo, sempre com apelidos e ninguém fazia nada. Diziam que era normal. Antes de sair da empresa, mandei uma carta ao gerente geral relatando tudo que acontecia e que iria à Justiça. Na mesma semana fizeram um acordo comigo e hoje estou trabalhando numa empresa onde os funcionários são tratados com respeito”, descreve a comerciária.
“Muitas vezes, o assédio moral adquire o tom de brincadeira, mas pela repetitividade causa mal-estar ao funcionário. E se o alvo da brincadeira não estiver gostando, deixa de ser ‘brincadeira’. Na verdade é uma tentativa de machucar, denegrir, humilhar. Isso pode trazer conseqüências graves para o empregado”, acrescenta Alencar Moreira, psicólogo e psicoterapeuta.
Segundo a advogada, no decorrer da jornada laboral, no exercício da função, muitos trabalhadores, por diversas vezes, trabalham em condições constrangedoras e sofrem humilhações que causam total desestabilidade emocional, seja psicológica, seja profissional e a referida situação é assédio moral no trabalho. Uma das formas de assédio moral é a submissão do empregado a excessivo rigor no trabalho, sobrecarregando-o de tarefas.
Outros artifícios usados pelos chefes, de acordo com os casos que chegam ao escritório de Andreia Ceregatto, são isolar a vítima do grupo, vigiando-a sem explicação e a impede de se comunicar, fragiliza, ridiculariza, inferioriza, faz gestos e tem condutas abusivas e constrangedoras, humilha repetidamente, despreza, ironiza, difama, faz piadas jocosas, menosprezando o empregado na frente de seus outros colegas, desestabilizando-o emocional e profissionalmente. Ainda pode obrigar o empregado a realizar tarefas sem sentido ou que jamais serão utilizadas, bem como exige que faça horários fora da jornada, às vezes sem avisar previamente. Isso acontece porque, na maioria das vezes a empresa quer que o seu empregado peça demissão forçada ou planeja uma forma de que seja dispensado por justa causa, pela prática de insubordinação.
Andreia Ceregatto orienta que se um dos fatos descritos acima ocorrer, o trabalhador pode exigir na Justiça que a empresa o demita, sem que seja necessário pedir sua dispensa.
Para estudiosos do assunto as conseqüências do assédio moral na vida do trabalhador são muitas, como por exemplo, a angústia, a depressão, síndrome do pânico, estresse ou outros danos psíquicos, que podem colocar em risco não só a saúde, mas a própria vida do empregado.
“Tal fato leva o indivíduo a um processo de destruição interna, produz baixa estima, aniquilando psicologicamente suas potencialidades, diminuindo seu interesse de progresso, provocando sentimento de desistência do próprio trabalho, às vezes com pedido de demissão, pois se sente incapaz e inferior aos demais, perdendo a capacidade de analisar sua própria condição profissional e valor pessoal,” reforça Andreia.

Para o vendedor Vinicius Souza a humilhação repetitiva compromete a vida do trabalhador.” Cheguei a pensar que eu era pior que todo mundo. De repente não sabia quem eu era. Tive que abandonar aquele emprego onde ninguém valia nada. Até hoje não posso ouvir a expressão ‘temos que conversar’. Sei que ninguém pode humilhar ninguém, que ninguém é incompetente por não atingir metas de vendas. Tive que fazer tratamento, pois perdi minha identidade”, conclui Vinicius.
Qual atitude o trabalhador deve ter se estiver sofrendo assédio moral?
Segundo Andreia Ceregatto o trabalhador deve procurar ajuda do Sindicato da categoria, que deve orientar e encaminhar o obreiro aos exames clínicos necessários. Ao receber denúncias, o Sindicato tem o dever de entrar imediatamente em contato com a empresa para averiguar as irregularidades no local de trabalho, bem como informar as autoridades competentes, como a Delegacia Regional do Trabalho e o Ministério Público.
“O local de trabalho deve ser considerado sinônimo de cidadania, o empregado deve realizar suas funções de forma saudável, com condições de trabalho adequadas, devendo ser respeitado pelos seus superiores hierárquicos. Caso o trabalhador não esteja trabalhando num ambiente saudável, sofrendo violência e agressão moral psicológica, passando por humilhações e constrangimentos, também deve procurar orientação jurídica e lutar pelos seus direitos, sem ter medo, priorizando sempre a sua qualidade de vida”, acrescenta Andreia.
Assédio Moral X Acidente de Trabalho

Tramita, no Congresso Nacional, o Projeto de Lei nº 7202/2010, que inclui, em qualquer esfera de trabalho, o assédio moral como acidente de trabalho.

Os autores - deputados Ricardo Berzoini (PT-SP), Pepe Vargas (PT-RS), Jô Moraes (PCdoB-MG), Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e Roberto Santiago (PV-SP) - entendem que a ofensa moral vem sendo reconhecida, cada vez mais, como fator de risco nos ambientes de trabalho, com destaque para o assédio moral.

Por isso, a necessidade de estender o conceito previsto na Lei 8.213/1991, que prevê que ofensa física só pode ser equiparada a acidente quando o motivo da disputa for relacionada ao trabalho.

Berzoini aposta na aprovação do Projeto na Comissão de Seguridade Social e Família, pois o projeto, se convertido em lei, será um grande avanço para a classe trabalhadora de todo o País.

"Muitas vezes o assédio moral se banaliza dentro dos ambientes de trabalho, afetando a saúde física e mental do trabalhador atingido e de todo o coletivo que presencia tais atos. Por esses e outros motivos a vítima de assédio moral deve ser considerada uma vítima de acidente de trabalho", afirma o deputado, que foi presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT).



terça-feira, 26 de abril de 2011

Rejane Pitanga avança nos trabalhos da CDC

A deputada distrital e presidenta da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) Rejane Pitanga, esteve reunida na segunda-feira (18) com o diretor geral do PROCON de Brasília, Oswaldo Morais. A iniciativa teve como objetivo principal, o de estreitar a relação entre o PROCON e a Comissão, com o intuito de firmar parcerias para a construção de projetos relacionados à promoção de defesa do consumidor.

Na oportunidade, a deputada Rejane Pitanga, apresentou ao diretor geral do PROCON Oswaldo Morais, proposta para a realização de atividade para debater a situação de servidores públicos e trabalhadores endividados junto ao Banco de Brasília (BRB).

Na avaliação de Rejane Pitanga, é necessário construir uma política de educação para alertar os consumidores em relação aos serviços oferecidos pelo Banco, como por exemplo, os empréstimos consignados.

“A situação de alguns servidores é dramática e por isso considero importante instalar uma política de educação financeira”, afirmou.

O assessor especial do PROCON Luiz Cláudio da Costa, disse que os bancos proporcionam facilidades inovadoras que atraem o cliente para aquisição da dívida. “Os bancos não ofereciam ferramentas tão eficazes. Hoje, os clientes fazem empréstimos no próprio auto-atendimento, sem precisar passar por aprovação cadastral”, concluiu.

Escola do Consumidor

Criada em 2009 pelo PROCON sob a necessidade de educar, informar e orientar todo e qualquer cidadão sobre seus direitos nas relações de consumo a Escola do Consumidor tem a função de incentivar o público ao exercício da cidadania, com respeito às leis de consumo por meio de palestras e eventos direcionados a cada tipo de público, contribuindo, assim, para o processo de formação de cidadania proporcionando a consciência de direitos e deveres.

Nesse sentido, o diretor Oswaldo Morais deseja levar o método para as escolas com a finalidade de orientar crianças quanto à prática do consumo consciente.

Empolgada com a ideia, Rejane se comprometeu a apresentar a proposta à secretária de Educação, Regina Vinhaes.

Concursos Públicos

Durante a reunião, o presidente levantou a questão da falta de funcionários para atender a demanda no DF. Atualmente o órgão conta com apenas 22 servidores efetivos no quadro de funcionários. Oswaldo avalia que, pelo fato do PROCON transmitir credibilidade à população do DF, a falta de servidores acaba prejudicando os serviços prestados à sociedade. E por isso assegurou a necessidade da realização de concurso público para equacionar o problema.

Rejane afirmou que levará a questão ao conhecimento dos órgãos capacitados com a intenção de agilizar o processo da realização de concurso público, já encaminhado pelo PROCON em 2010.

“A realização dessa atividade, é apenas a primeira de várias propostas, no sentido de fazer avançar os trabalhos da Comissão para garantir o amparo da população quando brigam pelos seus direitos”, finalizou Pitanga.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Falta tratamento para dependente químico no DF


Pelas ruas do Distrito Federal é fácil se perceber a disseminação do comércio e utilização de drogas. Mas o que observa é que a intervenção do Estado é muito tímida. Quase não se falam em  ações voltadas para os dependentes químicos, apesar de o Ministério da Saúde manter programas de combate ao uso de drogas, como o Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas que, desde 2003 passou a tratar o uso de drogas como problema de saúde pública. Nesse contexto, os CAPS ( Centros de Atenção Psicossocial) fazem parte dessa política pública de saúde preconizado pelo ministério que tem como objetivo evitar a necessidade de internação do dependente.
Maria do Rosário da Conceição,  moradora de Ceilândia luta com a dependência do filho  mais da metade de sua existência.Hoje ele tem 40 anos. M.S.C  já foi internado várias vezes quando a mãe tinha dinheiro para pagar tratamento particular, mas ele acabava voltando para casa e  prometendo que estava curado, quando não fugia.“Ele ficava muito agressivo e nenhum hospital queria interná-lo. Cada vez que ele era internado era uma esperança. Às vezes passava meses sem tocar na droga, trabalhava, mas um belo dia desaparecia. Agora quero procurar um  tratamento gratuito, até porque não tenho mais dinheiro, afirma Rosário.
No Distrito Federal existem quatro CAPS-AD que são os Centros de Apoio Psicossocial Para Usuários de Álcool e Outras Drogas, que funcionam em Santa Maria, Sobradinho, Ceilândia e Guará, porém é pré-condição que o dependente queira se tratar.
Segundo o psicólogo Ademário Britto, gerente do CAPS- AD de Santa Maria, não há necessidade de encaminhamento do paciente, basta querer se tratar. “Primeiro esta pessoa passa pelo processo de acolhimento onde se procura-se conhecer um pouco de sua vida e qual sua relação com a dependência, como entrou, se trabalha, qual o seu relacionamento com a família, onde mora”,conclui Ademário. A partir daí, traça-se um Plano Terapêutico Individual junto com uma equipe interdisciplinar. “ É preciso saber quais grupos, quais terapias o paciente pode participar. Cada pessoa tem um atendimento individualizado que pode ser tratamento intensivo com atividades todos os dias; semi- intensivo com atendimento  três vezes por semana; não intensivo, com atendimento uma vez por semana”, complementa.
O importante é que o tratamento pode se estender aos familiares, afirma o gerente do CAPS-AD de Santa Maria.”Quando o paciente falta ao tratamento, um membro da equipe que o atende se desloca ao seu domicílio com a finalidade de reforçar o convite de retorno, para dar suporte e convidar a família para ser ouvida e orientada também nos seus problemas”,esclarece.
Raimundo de Oliveira, secretário escolar acha que o Estado é ainda omisso no tratamento do dependente. Teve que procurar um grupo que faz reuniões semanais em uma igreja e ele e a família freqüentam a terapia há seis anos. “Busquei ajuda na rede pública e não encontrei. Meu filho estava mal e chegou a ser acolhido numa comunidade terapêutica por nove meses. Sentimos que todos nós estávamos doentes e encontramos o caminho com a ajuda de voluntários e do grupo. O Governo deveria fazer parcerias com esses grupos”, afirma Raimundo.
Para Maria das Dores da Silva, professora, o álcool  também traz transtornos para as famílias, não só as drogas ilícitas e explica:” Todos aceitam o álcool, mas ele compromete muito. Existe um número maior de alcoolistas. Busquei ajuda  numa comunidade terapêutica para meu esposo e mais tarde para meu filho que além de beber,  passou a usar drogas e estamos vivendo um dia de cada vez”.
O psicólogo Ademário Britto alerta que qualquer paciente dependente  que estiver em crise aguda, inclusive de abstinência deve procurar qualquer hospital da rede para fazer a desintoxicação.
Mário de Souza Gomes, estudante de psicologia, lembra que  a Secretaria de Segurança Pública fez um mapeamento e é fácil qualquer autoridade  identificar os locais no Distrito Federal onde  há comércio do Crack.  A polícia tem conhecimento  também de pontos onde são comercializados outros tipos de drogas. Todos os dias está no noticiário a prisão de pequenos traficantes ou outras denominações que recebem pessoas envolvidas na venda  dessas substâncias. “ Isso  prova que há mecanismo para a prisão dessas pessoas, o que nós temos que nos preocupar é com o tratamento de quem usa, principalmente das crianças e adolescentes que estão começando a usar e a prevenção”, enfatiza o estudante.
Segundo a assessoria de imprensa da Subsecretaria de Políticas de Prevenção ao Uso das Drogas, no dia(06) foi lançado o projeto Viva Vida! Droga comigo não rola que é desenvolvido pela Secretaria de Justiça em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo é atender aos anseios da sociedade e determinação do Governo do Distrito Federal para que se intensifiquem as ações voltadas à proteção da criança, adolescente e juventude, na rede de ensino do Distrito Federal.
No próximo dia (27), a Secretaria de Justiça do DF em parceria com as secretarias de Educação, da Criança realizarão a segunda reunião do Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, onde essas secretaria estarão discutindo ações para a prevenção ao uso de drogas.
Segundo médicos e psicólogos, a não internação é uma tendência na psiquiatria. E, apesar do crescimento de atendimentos , o País tem um déficit  grande de leitos psiquiátricos para dependentes químicos.






Bancos de leite do DF precisam de doações


Os bancos de leite do DF precisam de doações de leite materno e de frascos de vidro com tampa plástica com urgência. Os estoques mais baixos estão no Itapoã, além dos hospitais da Asa Sul, Planaltina, Asa Norte, Taguatinga e Santa Maria.

Toda mulher saudável, que tenha excesso de leite, pode doar.  As mulheres que puderem ajudar devem ligar para os bancos de leite ou para os bombeiros, no número 193.

Lista dos bancos de leite públicos:

Unidade Mista de São Sebastião - 3339-1125
Hospital Regional do Paranoá - 3369-9907
Hospital das Forças Armadas - 3966-2250
Hospital Regional de Ceilândia - 3372-9652
Hospital Regional de Taguatinga - 3352-6900
Hospital Regional do Guará - 3384-0337
Hospital Regional de Planaltina - 3388-9794
Hospital Regional de Sobradinho - 3387-3993
Hospital Regional da Asa Norte - 3325-4207
Hospital Regional da Asa Sul - 3445-7597
Hospital Regional de Brazlândia - 3479-9643
Hospital Universitário de Brasília - 3448-5391

sábado, 23 de abril de 2011

Saúde continua mal

 No Hospital de Santa Maria a coisa continua sinistra. Uma senhorinha de 75 anos chegou às 7h para fazer  exames laboratoriais. Recebeu a senha 600 alguma coisa. No momento, o funcionário foi informado que a senhora estava em jejum e era diabética, porém ele pediu para ela sentar e esperar. Às 9h, a senhora passou mal      e    a filha teve que levá-la para casa se recuperar. Perdeu os exames.

O deputado Reguffe propõe mudanças na Câmara


O deputado federal José Reguffe (PDT-DF) quer mudar normas do Conselho de Ética da Câmara para punir deputados que tenham cometido irregularidades antes do mandato parlamentar, desde que a ilicitude tenha contribuído para a obtenção do mandato.
O representante dos trabalhistas do Distrito Federal apresentou à Câmara projeto de resolução neste sentido.
A proposta modifica um dos artigos do Estatuto do Conselho de Ética para estabelecer punição para aquele que perceber, de forma direta ou indireta, vantagens indevidas em proveito próprio ou de outrem, no exercício do mandato parlamentar ou para obtenção deste.
Na justificativa do projeto, Reguffe diz que é pública e notória a indignação da sociedade com os sucessivos escândalos provocados por autoridades públicas que, em alguns casos, "cometem desvios éticos inaceitáveis" tanto durante o exercício do mandato, quanto antes de conquistá-lo.
O projeto terá agora que tramitar pelas comissões da Câmara para então ser levado à votação no plenário da Casa.
 Deste a época  que foi deputado distrital, o deputado Reguffe   recusou os salários extras, reduziu a cota de atividade parlamentar. Como deputado Federal já lançou mão de  verbas excessivas como salários extra, auxílio combustível, abriu mão do auxílio moradia e das passagens aéreas até por ser deputado do Distrito Federal, devolveu 16 vagas de assessores e, vai economizar mais de 2,4 milhões de reais dos cofres públicos . Reguffe é o deputado federal mais bem votado do País em termos proporcionais. Quase 19% dos eleitores do DF votaram nele.  Pretende lutar para reduzir a carga tributária que diz ser abusiva.




Parte inferior do formulário

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Periscópio

Gente descontente
A que ponto chegou a insatisfação da população com a saúde no DF. Há gente falando que não quer a festa de aniversário de Brasília. Que o dinheiro gasto deveria ser aplicado para garantir UTIs, consultas, exames para os doentes. É a sabedoria popular.
Que barbárie!
Há crianças que se sentem mais seguras na rua do que em casa. Este é um alerta para que nós cuidemos melhor de nossas crianças.
Aeroporto chinfrim!
Está na hora de colocar o bloco na rua e cuidar dos aeroportos do País. A permanecer a situação atual vamos passar vergonha na Copa do Mundo.


Alerta em Samambaia
Quem avisa amigo é. Samambaia registra o maior número de casos de dengue no DF. É necessário fazer limpeza e um mutirão com a população para evitar mais casos da doença.
Quem diria!
O povo tem que apontar os problemas e fazer manifestação pela preservação da Igrejinha, um patrimônio de Brasília. Onde estão as autoridades responsáveis pelo setor? Cumpram com a obrigação de servidor público, pois os direitos dos cidadãos que pagam impostos não estão sendo respeitados.
Tem gente inventando moda
Conceder 13% aos beneficiários do Bolsa Família é desvirtuar o significado do direito trabalhista pago ao trabalhador.
Faltam vínculos
Filho mata pai, mãe. Mãe e pai matam filhos. O ambiente familiar deixou de ser acolhedor, falta afeto e não houve a criação de vínculo nas relações. Isso acontece quando se privilegia a quantidade e não a qualidade das relações e o faça o que eu digo e não faça o que faço.
Comunicação
Isso falta no Governo do DF quando se privilegia alguns meios de comunicação a outros. Conseguir uma vaga na agenda de alguns secretários é tarefa impossível. Todos estão muito ocupados dizem os assessores.  Mas após trinta anos de profissão a gente desconfia o que é.
É incrível!
Dizem que só se conhece realmente uma pessoa quando ela assume um cargo de destaque ou quando recebe uma boa bolada em dinheiro. Muitos mudam e para pior.  Mas alguns dizem que essas pessoas sempre foram dessa forma, só não tiveram oportunidade de demonstrar esse lado de seu caráter.
Desarmamento
Brasília é novamente campeã, sabem do quê? Do comércio de armas de fogo.  É preciso acelerar e fazer o desarmamento da população.




segunda-feira, 18 de abril de 2011

Periscópio

Já era previsto
Foram identificados problemas na rede de drenagem nas proximidades da UnB em 2009 e ninguém fez nada. Agora é prejuízo não só na universidade, mas em toda Asa Norte. Faltou investimento no sistema de captação e escoamento da água da chuva. Infelizmente no Brasil só se fecha a porta depois de roubado.
Avisados foram
O Governo não arreda pé e quem não fez o recadastramento do Iprev ficará sem pagamento em maio. Será?
Chover no molhado
A Secretaria de Saúde alega que faltam médicos devido aos baixos salários oferecidos, mas faz um concurso com o mesmo salário baixo. Não é perder tempo e dinheiro? Porque não corrige logo a tabela salarial?
Também filhos de Deus
Hoje é dia de manifestação na Esplanada dos Ministérios.  Funcionários públicos de todo País desembarcam na cidade tentando abrir canal de negociação salarial. Tenham fé!
A luta continua companheiro!
 São policiais civis, professores e várias categorias reivindicando. Os professores querem só cumprimento  das promessas de campanha. É o tal ditado: ninguém é obrigado a prometer, mas se prometeu, tem que cumprir.

sábado, 16 de abril de 2011

Movimento lança portal para debater reforma política

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro, que reúne 31 entidades da sociedade civil, lançou quarta-feira (30), na Câmara dos Deputados, uma página na internet para divulgar propostas sobre a reforma política que pretendem submeter ao Congresso Nacional.
Os coordenadores gerais da Frente Parlamentar Mista pela Reforma Política com a Participação Popular, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e deputada Luiza Erundina (PSB-SP), prestigiaram a solenidade de lançamento. “Só teremos uma profunda e verdadeira reforma política se tivermos o envolvimento da sociedade, que deve entender a importância de participar deste processo”, declarou Rollemberg.
Além do novo site, foi lançada uma série de programas de rádio sobre a reforma política. Eles serão distribuídos para mais de 1,5 mil emissoras de todo o país. “Queremos fomentar o debate sobre a reforma política. Esse assunto não pode ser uma agenda apenas dos partidos e dos parlamentares, mas de toda a sociedade”, detalhou José Antônio Moroni, representante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político.
Projeto de iniciativa popular
Durante o encontro, também foi lida a proposta de projeto de lei de iniciativa popular que trata da reforma do sistema político, elaborada pelo grupo e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Os dois movimentos pretendem agregar mais de 1,5 milhão de assinaturas, que é o valor necessário para que um projeto de lei de iniciativa popular seja votado no Congresso Nacional. 
Conheça algumas propostas do grupo: Fim das votações secretas nos legislativos; fim da imunidade parlamentar, a não ser exclusivamente no direito de opinião e denúncia; proibição das coligações e a criação de federações partidárias; proibição de assumir cargo no executivo tendo mandato; voto em listas partidárias transparentes com alternância de sexo; fim do foro privilegiado, exceto nos casos em que a apuração refere-se ao estrito exercício do mandato ou do cargo; proibição de disputar outro cargo eletivo durante vigência do mandato; simplificação do processo da iniciativa popular; permitir que a coleta de assinaturas seja feita por formulário impresso, uso de urnas eletrônicas e assinatura digital pela Internet; os projetos de lei de iniciativa popular terão precedência na tramitação e seu trâmite será sempre em caráter de urgência; criação de política de financiamento público exclusivo para as campanhas nos processos de referendos e plebiscitos; proibição da contratação de cabos eleitorais em eleições; criação de um novo instrumento de democracia direta: o veto popular; as contas partidárias devem ser publicadas de forma pormenorizada na internet a cada mês; as movimentações financeiras dos partidos só podem ser realizadas por meio eletrônico (cartões de débito ou crédito ou transferência bancária); os partidos só podem ser financiados por recursos do fundo partidário e contribuições de seus/as filiados/as; voto só em siglas, não em números.
A organização vai receber críticas e sugestões até 25 de abril pelo e-mail: iniciativapopular@reformapolitica.org.br. Tanto o texto do projeto quanto as propostas sobre a reforma política podem ser consultados no novo site: www.reformapolitica.org.br

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Obras na EPTG andam contra o tempo

Chamada: Construída para desafogar o trânsito, a EPTG ainda é carente de sinalização, por isso o que se observa constantemente são condutores disputando preferência ao longo da via. Sem contar que em alguns pontos, ainda há engarrafamentos.  Segundo especialistas há obras urgentes a se fazer, mas obras como a gramagem das encostas dos viadutos, a concretagem para impedir que o barro escorra para a pista e a drenagem que protegerá o asfalto ainda estão sendo licitadas. Sem licitação também, estão os ônibus que irão atender a Linha Verde. E as ciclovias não saíram do papel.

DF é o segundo no ranking de casos de pedofilia


O Distrito Federal é a segunda unidade da Federação no ranking de pedofilia. O número foi divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Movimento Brasília Contra Pedofilia, durante audiência pública realizada pela Câmara Legislativa sobre o assunto. O DF perde apenas para o Rio Grande do Norte quando o assunto é exploração sexual de crianças e adolescentes.

Requerida pelos deputados Dr. Michel e Eliana Pedrosa, a audiência revelou que quatro cidades respondem por 45% das denúncias feitas ao Disk 110, da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos: Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Planaltina. O presidente do Movimento, Rodrigo Delmasso, informou que o orçamento do GDF deste ano para campanhas junto à comunidade é de R$ 782 mil, menor que os R$ 856 mil de 2010.

Um dos casos lembrados pela deputada foi a dos policiais militares que aliciaram menores em um posto policial de Samambaia. Eliana lembrou o episódio e cobrou informações sobre as investigações. “O Estado precisa dar o exemplo. Se os policiais saírem impunes desta denúncia, como poderá combater esta covardia contra nossas crianças?” questionou.

O delegado da Polícia Federal Marcelo Bórsio, da Divisão de Direitos Humanos do Grupo Especial de Combate aos Crimes de Ódios e Pornografia Infantil, disse que o assunto deve ser discutido por toda sociedade e cobrou ações enérgicas do Estado para conter as investidas dos oportunistas. “O Poder Público precisa fiscalizar de Lan House até grandes provedores. Isso ajudaria muito no combate à pedofilia. Todi Moreno, subsecretário da Justiça e Cidadania, informou que até julho o governo lançará a campanha Brasília sem Pedofilia.

Apesar de o assunto ser de grande relevância para a sociedade, Secretarias importantes como Saúde, Criança e Desenvolvimento Social não mandaram representantes. No entanto, para que todo o Governo do Distrito Federal tome conhecimento do que foi debatido, a CLDF enviará documento para os órgãos do DF com sugestões para se melhorar o combate à pedofilia.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Como higienizar verduras e frutas

Frutas e verduras são fundamentais para nossa saúde já que fornecem vitaminas e minerais essenciais, além de fibras e fitoquímicos que nos protegem contra diversas doenças. Porém, estes alimentos devem ser muito bem higienizados para que não causem nenhum prejuízo ao no nosso corpo.
Os problemas dos vegetais são em grande parte ocasionados por tratos agrícolas inadequados. O uso de águas contaminadas para a irrigação é um dos principais fatores de contaminação. Outro fator importante é o uso excessivo ou incorreto de agrotóxicos. Vale ressaltar que o correto uso de agrotóxicos não gera resíduos nos alimentos, sendo o uso abusivo, sem supervisão de um agrônomo, o fato gerador da contaminação.
Uma outra fonte de problemas é o mau transporte e armazenamento, podendo ocasionar desde a contaminação até o apodrecimento, podendo causar problemas de intoxicação.
Os vegetais que compramos podem carregar:
Vermes - Podem ser de diversas espécies e tipos diferentes, mas devemos tomar cuidado com eles.
Amebas - Causam a amebíase, podendo causar sérios problemas para quem as ingere.
Intoxicação - Alguns compostos produzidos por microrganismos podem causar desde conseqüências leves até graves.
Bactérias - As bactérias podem estar presentes nas verduras e legumes, podendo causar desde a intoxicação até a infecção.

A melhor maneira de se evitar a contaminação alimentar é a higienização correta de frutas verduras e hortaliças. Elimine os microorganismos presentes na casca, talo e na superfície dos alimentos seguindo uma dessas recomendações:
 a) Em um local limpo lave as frutas e os vegetais um a um retirando sujeiras e eliminando as partes estragadas;
.b)Misture 1 litro de água potável com uma colher de sopa de água sanitária e deixe os alimentos de molho por 15 minutos.
Em ambas opções, enxague bem com água potável após deixar de molho, deixe secar naturalmente e guarde na geladeira.

Outros cuidados
Tomar cuidado só com a lavagem dos alimentos é insuficiente. Devemos tomar cuidado com a estocagem de alimentos. Algumas dicas estão listadas a seguir:
Não consuma alimentos estragados – não tenha dó, se deixou um alimento ficar velho, jogue-o fora. Procure estocar somente o que será consumido, evitando desperdícios.
Saiba o que deixar na geladeira – Não deixe fora da geladeira as verduras, frutas e legumes que estragam rapidamente, a geladeira aumenta a durabilidade dos alimentos.
Se houver um vegetal estragando na geladeira, retire-o imediatamente. Os fungos presentes em um vegetal podem se espalhar pelos outros vegetais da geladeira, estragando-os rapidamente.
Estoque os alimentos em um local seguro, livre de produtos estragados, fontes de contaminação, ou mesmo de ratos e baratas.
Faça a higienização assim que chegar das compras, de forma a não colocar na geladeira produtos que não tenham sido lavados adequadamente.
Dicas de combate ao desperdício de alimentos
- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contém muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.

- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.

- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.

- As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

- A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.

- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.

- Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

- Evite consumir folhas com aparência amarelada.

- Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo.

- Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.


Cascas, folhas e talos também devem fazer parte do seu cardápio


É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas.

Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. Isso significa eliminar alguns preconceitos alimentares de que esse tipo de alimentação é somente usada em programas sociais voltados para população de baixa renda, e não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas.

Essas partes do alimento que posteriormente iriam para o lixo podem ser bem aproveitadas, servindo para suprir a carência de nutrientes no organismo, e tornando o cardápio mais saudável e criativo.


SINDESP-DF propõe mobilização pela troca de brinquedos violentos por educativos

 Quinze de abril é o Dia do Desarmamento Infantil. A data alerta para os perigos da utilização de armas por crianças, mesmo que sejam de brinquedo. O Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistemas de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores no Distrito Federal (SINDESP-DF) apóia a mobilização pela não utilização de brinquedos violentos e enfatiza a importância de ações educativas.   Irenaldo Lima, presidente do SINDESP-DF, afirma que esses brinquedos podem provocar a perda da pureza infantil, afetando significativamente a formação da personalidade e caráter. "Criança tem que aproveitar a infância para brincar, se divertir e aprender coisas boas, como valores humanitários de respeito ao próximo e de pacifismo. Por isso, é essencial ter atenção na hora de escolher o brinquedo do seu filho", orienta.
O presidente do SINDESP-DF destaca a importância de todos os cidadãos  aderirem a esta campanha de conscientização. "As pessoas não podem ser omissas. Todos têm o dever de participar, começando a agir em suas casas, com seus filhos, sobrinhos, afilhados etc. Peçam a eles que troquem o brinquedo violento por um educativo, mostrando que arma não é coisa para criança", afirma.
As diversas organizações sociais também têm papel importante nesta causa. Muitas já realizam ações como palestras e trocas de armas de brinquedo por gibis e outros brinquedos. Irenaldo lembra ainda a necessidade de que a mobilização social seja contínua. "Não é só no dia 15 de abril que temos que educar nossas crianças em relação aos brinquedos. Todo dia é dia de desarmá-las, orientá-las e direcioná-las ao caminhos da paz", finaliza.

terça-feira, 12 de abril de 2011

É o Benedito


A Mesa Diretora da CLDF decidiu, em reunião na manhã de hoje (12), encaminhar para a Corregedoria da Casa a denúncia recebida contra o deputado Benedito Domingos (PP), para que ela dê prosseguimento à apuração de suposta quebra de decoro parlamentar.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

CCJ aprova projetos do Executivo

Três projetos do Executivo relacionados à área tributária e fiscal foram aprovados hoje (29), em regime de urgência, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O primeiro deles  (PLC 6/2011) tem por finalidade, entre outras, possibilitar a liquidação dos créditos tributários, ou não, em até 60 meses.
O segundo (PLC 7/2011) introduz modificações no Código Tributário do DF, a fim de uniformizar a legislação tributária; e o PL 172/2011 promove a reestruturação do processo administrativo fiscal, com o objetivo de modernizar os procedimentos administrativos e dar maior celeridade e legitimidade aos processos. 
À exceção de seis projetos retirados pelos autores ou em razão da ausência do relator, os quatro membros presentes à reunião - Chico Leite (PT), presidente, Wellington Luiz (PSC), Olair Francisco (PTdoB) e Joe Valle (PSB) - deliberaram sobre os 23 itens da pauta, além daqueles incluídos em regime de urgência.
Como tem ocorrido, a CCJ votou pela inadmissibilidade de 12 projetos e aprovou, entre outras, duas propostas do deputado Patrício (PT), uma delas instituindo a carona solidária no DF e outra estabelecendo a Semana da Carona Solidária, a ser comemorada na semana do dia 5 de junho, dedicada ao meio ambiente.
Apoio a Chico Leite - O deputado Chico Leite (PT) disse que, em razão de denúncias envolvendo seu nome, atribuindo-as à "vilania" de quem as proferiu, dispõe de desprendimento suficiente para afastar-se da CCJ, se assim entendessem seus pares.
Todos os presentes manifestaram-se em apoio a Leite. Joe Valle (PSB) afirmou que antes de integrar a Câmara já tinha conhecimento da conduta ética do deputado. Wellington Luiz (PSC) também garantiu que conhece a história de Chico e que há quem goste de "dar asas à maldade". Olair Francisco (PTdoB) confirmou que ele sempre foi o mais indicado da presidir a comissão.

sábado, 9 de abril de 2011

EPTG, obras sem fim

A Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) ainda está longe de promover segurança para os motoristas e se não for terminada logo, daqui a alguns meses apresentará muitos problemas, além dos que tem agora. Segundo o professor de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (UnB), Dickran Berberrian o que está faltando na EPTG é acabar as obras.”Isto quer dizer que falta colocar guard rail, falta terminar o sistema de drenagem, gramar as entradas e saias dos aterros, colocar sinalização. Nas encostas dos viaduto já observamos rachadura, pois o solo do viaduto precisa ser forte, sólido e tem necessidade de ser protegido para não sofrer erosão, por isso, a necessidade do plantio ou da colocação do concreto.Isso faz parte do acabamento da estrutura. Enfatizo que se essas encostas ou saias do aterro não for duplamente protegidas , elas vão virar erosão”, observa.
Falta de sinalização traz transtorno
Um dos quesitos que faz parte do término das obras é a sinalização. Para o professor Dickran, acabando as obras da EPTG, vai haver redução de acidentes, economia de combustível devido a implantação da sinalização.
Alguns motoristas reclamam que faltam faixas de desaceleração. Cildemor de Andrade, administrador de empresas, é um exemplo. Passa todos os dias pela EPTG e reclama que não dar para saber de quem é a preferência quando se troca a pista principal pela marginal. Diz que não há pista com uma via livre e tem que ficar atento para não bater em outros carros. Facilitaria se colocasse uma sinalização adequada. Outros afirmam que quando se dirigem para Águas Claras, Guará ou mesmo Vicente Pires perdem a entrada dessas cidades e tem que dar voltas imensas.
Marlene Alves Dantas, enfermeira, concorda com todas as reclamações, mas diz que o governo atual está tentando organizar a casa e, não é em três meses que ele vai fazer o que não fizeram em quatorze anos. “Nossa cidade cresceu sem planejamento  e devido aos escândalos é necessário verificar todos os contratos para depois continuar as obras da EPTG”, ressalva Marlene.
Para quem vem e volta de ônibus os engarrafamentos constantes são inexplicáveis. ”Tanto dinheiro gasto e às 9h um engarrafamento deste tamanho? Disseram que tudo ia melhorar, nem as obras terminaram. Se a gente desce nessas paradas do Sia fica com os pés sujos, sem contar que outro dia quase cai, porque há desnível do solo nas paradas”, reclama a dona de casa Sueli Maria de Moura.
 Segundo a assessoria de imprensa do DER os serviços complementares na EPTG, como o término da sinalização vertical, horizontal (colocação de defensas metálicas) estão parados no Tribunal de Contas para análise. Assim que eles liberarem os contratos, o DER retoma a obra. Já a parte de urbanização (plantio de grama) a licitação para esses serviços sairá agora no mês de abril.

Linha Verde sem ônibus

A secretaria de Transportes do DF suspendeu dia (18/03) o processo licitatório dos 300 ônibus que irão operar no corredor da Linha Verde, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A secretaria atende decisão do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para ajustar o edital publicado no dia  18 de fevereiro, no Diário Oficial do DF.

Após o exame e aprovação do novo edital pelo TCDF, a Secretaria de Transportes irá comunicar a data de reabertura dos procedimentos licitatórios. Os licitantes que recolheram a caução até o dia 16 de março poderão requerer sua devolução diretamente ao DFTrans ou reaproveitá-la para a nova licitação.



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Periscópio

Investigar é preciso
Os crimes no Entorno são investigados no faz de conta. Em 13 de setembro de 2002, a jovem Vanessa Ferreira da Cruz, 20, foi assassinada no Jardim Flamboyant e até hoje não se tem notícias do autor. A investigação foi um desencontro total.
Metrô sob suspeita
O TCDF aponta para indícios de superfaturamento em contratos recentes e de manutenção.
Reconhecimento
Deputados da CLDF elogiam o trabalho de médicos legistas em investigações.
Sabedoria
Um grande líder é cercado de boas pessoas que se esmeram em atender bem.
Não tem jeito
Lei do Call Center. As empresas não estão nem aí para cumprir as normas, porque sabem que não vão receber multa. Falta fiscalização.
Fedentina
Que o diga os moradores das quadras do Centro de Taguatinga. O fedor é geral, principalmente quando o sol está a pino. Será que corre o risco de explodir.
Criando juízo
O Ibram anunciou que a entidade suspendeu licença ambiental que havia sido concedida a uma empresa privada para construção de novos blocos no Sudoeste. A medida se baseia na necessidade de preservação ambiental. Por que a dúvida?
Babado!
O administrador de Águas Claras foi exonerado, mas dizem que ele trabalha direitinho. A competência não é reconhecida? Ou é o critério político que vale?
Reforço
Os 432 aprovados em concursos públicos, já convocados pela Secretaria de Saúde, tomarão posse nesta sexta-feira (08/04), a partir das 8h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs.  São 29 médicos em diversas especialidades, 300 técnicos administrativos e 103 técnicos em outras categorias profissionais.

 Francisca Rocha - DF Notícias

terça-feira, 5 de abril de 2011

Periscópio
Pensando no Natal
Muitos servidores públicos no DF querem ser filhos de “Papai Noel”. Eles querem receber os 65% de aumento de salário que deputados, senadores... receberam.
Parece, mas não é
Alguns dizem que o Distrito Federal parece a Líbia. É artilharia pesada pra todo lado. Salve-se quem puder.
Desgraça pouca é bobagem
O ex- governador Arruda foi preso por conta do escândalo da Caixa de Pandora, teve de renunciar, agora o TCDF rejeitou as contas do último ano de seu mandato. E pelo andar da carruagem pode perder os direitos políticos e ficar impedido de ocupar cargos públicos.
Absurdo!
A competência de alguns não está estampada no currículo, mas nas relações familiares e nas amizades.
Se a moda pega...
Brownies e cookies de maconha viraram febre em uma das baladas mais agitadas de Buenos Aires. As “galletitas mágicas” (biscoitinhos mágicos) são atração nas noites de segunda num centro cultural em Balvanera (região central).

Mais um record

O Distrito Federal é proporcionalmente a unidade da federação com o maior número de motorista punidos pela Lei Seca.

Falta de humor

Estão comparando a situação da Câmara ao conflito na Líbia. É tiroteio para todo lado. Salve-se quem puder.

Você sabe o que é?

Tem muita gente que não sabe o que significa PDOT e Orçamento Participativo. Está na hora da população se informar e participar das reuniões. Porque quem não participa não pode reclamar depois.

Não tem volta

Segundo a Secretária de Habitação já foram concluídos mais de 200 processos do Setor Mangueiral e os futuros moradores podem receber suas casas e apartamentos no final de abril.

Vamos à luta, companheiro!

 Em resposta à ameaça de várias categorias paralisarem seus serviços,o governador Agnelo Queiroz declarou que existem mesas permanentes de negociação com as categorias de servidores públicos do GDF.

Lembrar, nunca é demais

Em 31 de março de 1964, o presidente João Goulart foi deposto por líderes militares e civis contrários às reformas propostas por ele.

Categoria sacrificada

Não basta os professores receberem o menor salário em relação a outras categorias que têm curso superior, podem ter de fazer exame nacional. Dizem que é para melhorar a qualidade do ensino.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Periscópio Jornal DF Notícias

Ligação direta
Perdemos o colega Sílvio Linhares aqui na Terra, mas em compensação ganhamos um correspondente dos bons lá no céu.
Tempo de sobrevivência
“Toda empresa que é aberta no Distrito Federal já está fadada a fechar, pois o alvará de funcionamento tem tempo de validade”, afirma o deputado Dr. Michel. Preocupado com o assunto, pede aos colegas deputados que lutem para resolver o problema.
Está acabando
O  prazo que o contribuinte devedor de impostos do DF tem para acertar suas contas com o Fisco vai até o final do mês .  E ainda pode parcelar suas dívidas em 180 meses.
Informalidade demais
Durante a audiência pública sobre gestão democrática só acusaram a presença do secretário de Administração, Denilson Bueno, bem depois de começar as falas de outras autoridades. Esqueceram que ele é um Secretário de Estado.
Indignado!
O deputado Wasny de Roure acha inadimissível alguém falar  ou votar o PDOT sem determinar em  mapas  onde começam e terminam as zonas urbanas e rurais de cada cidade.
Inferno zodiacal
A deputada Celina Leão de musa do Plenário passou a investigada. Alguns colegas parlamentares afirmam que precisam investigar  todos as denúncias contra ela.
Quero trabalhar!
 O deputado Olair Francisco cobra do presidente da mesa a abertura das CPIs do DFtrans, do PDOT.
Briga de Foice!
O Governo discute a criação do Setor Catetinho e os ambientalistas são contra. Hoje muitos que criticavam e eram contra o projeto são a favor. Ninguém se entende.
Saia Justa!
Cada vez que a deputada  federal, Jaqueline Roriz tenta se explicar mais se enrola. Confessou que fez Caixa Dois, que só pagou o condomínio do prédio do marido.

 Francisca Rocha

CAIC DO NÚCLEO BANDEIRANTE RECEBE MUDAS DE ÁRVORES

Entre as atividades desenvolvidas pela Hora do Planeta, comemorada dia 26 de março, a Administração Regional do Núcleo Bandeirante se engajou em uma campanha de reflorestamento da cidade. A primeira atividade foi realizada hoje, às 9h, no CAIC, localizado na entrada da  Vila Cauhy, com a doação de 40 mudas de árvores nativas do cerrado como pitanga, ibiruçu e jacarandá, que serão plantadas pelos alunos do turno matutino.No sábado(09) mais 100 mudas serão plantadas em vários locais do Núcleo Bandeirante com prioridade nas áreas invadidas da cidade e perto dos córregos, evitando assim o avanço do assoreamento. Segundo Bruno Bonetti, o objetivo é ensinar às crianças o valor da educação e preservação ambiental. Para os mais de 100 alunos , da 2ª à 7ª série,que participaram da ação, a escola recebeu vida.