sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Estudo relaciona anemia à deficiência de vitamina A

Suplementação apenas de ferro para tratar a doença pode levar a quadro de toxicidade
Quem sofre de anemia deve tomar suplemento de ferro, certo? Nem sempre. Uma pesquisa realizada na Universidade de Brasília mostra que, muitas vezes, a doença pode estar associada à deficiência de vitamina A no organismo – e não à do mineral. "A carência de ferro e de vitamina A são as maiores carências nutricionais no mundo, hoje. E elas coexistem", diz a autora do estudo, a mestre em Nutrição Fernanda Ribeiro Rosa.
De acordo com Fernanda, desde os anos 1980, pesquisas vêm demonstrando que, quando há deficiência de vitamina A, a concentração de ferro nos tecidos fica alterada. "Mas essa interação não está clara ainda, daí o nosso estudo", explica a autora da dissertação de mestrado Deficiência de vitamina A altera o status de ferro e de estresse oxidativo em ratos, defendida neste mês.
Segundo ela, a ausência da vitamina interfere no metabolismo do ferro, fazendo com que ele fique acumulado em alguns tecidos e prejudique o processo de produção de hemoglobinas – os glóbulos vermelhos do sangue. "Ou seja, tudo indica que o ferro fica retido nos tecidos e reduzido na corrente sanguínea".
O trabalho foi feito com cobaias animais, observadas durante 45 dias. Os ratos foram separados em dois grupos. Em um, a dieta era a padrão de vitamina A; no outro, totalmente isenta da vitamina. Depois do período de observação, os animais foram sacrificados. A pesquisadora avaliou, então, baço, intestino e fígado das cobaias, e constatou alteração nas concentrações de ferro e danos oxidativos nos órgãos dos animais deficientes em vitamina A.
OXIDAÇÃO - "Considerando que a vitamina A é antioxidante, a carência dela pode levar ao que chamamos de estresse oxidativo, já que o ferro é oxidante. O estresse oxidativo é o aumento de radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças crônicas não degenerativas, como hipertensão, diabetes e câncer", explica a professora do Departamento de Biologia Celular Sandra Arruda, que orientou a pesquisa.
Apesar de ter sido realizado com animais, o estudo permitiu à aluna chegar à conclusão de que, quando a anemia ferropriva é diagnosticada, é preciso investigar se o indivíduo também apresenta deficiência de vitamina A ou outro problema metabólico. "Se o paciente for tratado apenas com suplementação de sulfato ferroso, o problema pode até se agravar, pois isso levará a um quadro de toxicidade, aumentando a concentração de ferro nos tecidos e o risco de doenças crônicas", aponta.
De acordo com Fernanda Ribeiro Rosa, um próximo passo na investigação seria o acompanhamento dos ratos por um período mais longo que 45 dias. "Assim, poderíamos verificar os efeitos cumulativos no organismo desses animais", diz.
 Agência UnB

O perigo da meningite

Meningite é uma infecção das meninges, membranas  que recobrem o cérebro por elementos patológicos como: vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Quando ocorrer comprometimento concomitante do tecido cerebral, pode ser denominado de meningoencefalite.
A aquisição da infecção está relacionada ao tipo de germe associado. Geralmente, pode estar associado a um quadro infeccioso respiratório, podendo ser viral ou bacteriano, otites (infecção do ouvido) , amigdalites (infecção na garganta), trauma cranioencefálico (germes colonizadores da cavidade nasal podem adentrar a cavidade craniana e contaminar as meninges). Estados de imunossupressão, como aqueles desencadeados pela infecção pelo HIV, podem tornar o indivíduo mais suscetível a apresentar este tipo de doença, principalmente quando a meningite for desencadeada por fungos ou protozoários.
O quadro clínico da meningite é caracterizado por: cefaléia intensa, náuseas, vômitos e certo grau de confusão mental. Também há sinais gerais de um quadro infeccioso, incluindo febre alta, mal-estar e até agitação psicomotora. Além disso, podemos observar a tradicional “rigidez de nuca”, um sinal de irritação meníngea. Em crianças, o diagnóstico pode ser mais difícil, principalmente nas menores, pois não há queixa de cefaléia e os sinais de irritação meníngea podem estar ausentes. Nelas, os achados mais freqüentes são: febre, irritabilidade, prostração, vômitos, convulsões e até abaulamento de fontanelas.
O diagnóstico é feito pela anamnese e exame físico completo do paciente. A confirmação diagnóstica das meningites é feita pelo exame do líquor, o qual é coletado através de uma punção lombar (retirada de líquido da espinha). Exames de imagem, sobretudo a tomografia de crânio, não são exames de escolha para o diagnóstico das meningites, mas são indicados quando há alteração focal no exame neurológico, ou se há sinais de hipertensão intracraniana (dor de cabeça, vômitos e confusão mental), ou crises convulsivas, no início do quadro, sem sinais infecciosos gerais.
O tratamento das meningites agudas é considerado uma emergência, principalmente se a suspeita etiológica for bacteriana. Ele deve ser iniciado o mais rápido possível e com antibióticos administrados via endovenosa, pois o paciente corre o risco de vida e de apresentar seqüelas graves nestes casos. Na suspeita de meningite crônica, como aquela provocada pela tuberculose, o tratamento pode ser administrado via oral, sendo que o mesmo se prolonga por semanas.
A prevenção é possível nos casos diagnosticados e com certeza da doença. O uso de máscaras e a profilaxia com antibiótico podem prevenir a meningite das pessoas que estiverem em contato próximo a um paciente que esteja com a infecção.

Investigação à vista

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela, enviou ofício, nesta sexta-feira( 30/09), direcionado à Diretora- Geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Mailine Alvarenga, solicitando a  instauração de processo investigativo a respeito de fatos apurados pelo jornal Correio Braziliense, divulgados na edição de hoje no Caderno Cidades sob o título " Aluga-se imóvel Subsidiado". Segundo a reportagem, pessoas habilitadas pelo programa habitacional do Governo do Distrito Federal à aquisição de moradias no Setor Habitacional Jardins Mangueiral estariam alugando suas residências, caracterizando possível fraude.
 
A investigação tem por objetivo garantir a tranparência e lisura da Política Habitacional do DF, direcionada ao atendimento das pessoas que atendem aos critérios elencados na Lei Distrital nº3877/2006. São casas e apartamentos financiados por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida em local com infraestrutura completa.  
 

Ilegalidade cometida

E o Kit Crack?
O governo não deveria está levando o depende de drogas para fazerem tratamento? Eles continuam perambulando pelas ruas, consumindo drogas, cometendo crimes. E estão recebendo um Kit que pertence ao programa de redução de danos para evitar HIV e hepatite. O povo não gostou nadinha disso.

Os eucaliptos cortados

Muitos se perguntaram sobre o corte dessas árvores às margens da pita que dá acesso ao Gama. Agora sabemos que é o início das obras para instalação do Veículo Leve Sobre Pneus (VLP), que ligará Gama e Santa Maria ao Plano Piloto. As duas obras, juntamente com a ampliação da DF-047, próxima ao balão do aeroporto, fazem parte da estrutura de mobilidade urbana. Faltou a placa.

Coisas de Brasília

Existem coisas que muita gente não entende. Qual o interesse de manter o Conselho da Codeplan com os mesmos membros do governo passado? E manter esses funcionários dos antigos governos ? Parece que alguém está torcendo para que tudo continue como antes  ou que alguém deve alguma coisa para alguém. Que governo é esse de novos tempos que troca seis por meia dúzia?

Ser útil

No Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos(27)   constata-se que a espera por um transplante de córnea no DF vem caindo gradativamente. Hoje o paciente aguarda no máximo três meses. Antes o tempo de espera chegava a um ano. A Central de Captação e Distribuição de Órgãos funciona no Hospital de Base onde uma equipe atende 24 horas pelo telefone 3315 1755.

Estudo com abelhas desvenda processo de aprendizagem


Resultados mostram que há uma maior produção da proteína ArgK no cérebro dos insetos quando eles precisam atravessar obstáculos para conseguir alimento


Pesquisa na área de Biologia Molecular usa abelhas para descobrir as principais proteínas envolvidas com o processo de aprendizagem no cérebro. O estudante de Mestrado Jaques Miranda observou as reaçõs químicas que acontecem quando os insetos têm que superar obstáculos para conseguir alimentos. As abelhas tinham que pressionar uma barra para alcançar um recipiente com xarope adocicado.
“Elas tinham que aprender por si mesmas como realizar a operação”, explica Jaques. Quando ele estudou a composição dos cérebros das abelhas, percebeu que uma proteína, a ArgK,  aparecia em maior concentração do que em insetos que não precisaram aprender nada para conseguir o alimento.
A arginina quinase (ArgK) é responsável pelo crescimento do axônio – a parte do neurônio que se liga a outras células. Porém, os resultados ainda não são conclusivos. “Para ter certeza do papel dela no processo precisamos replicar o experimento e fazer mais testes”, explica. Segundo o orientador da pesquisa, Marcelo Valle, esse estudo pode ser útil no futuro para tratar pessoas que sofrem com déficit de aprendizagem. “Eles podem resultar em drogas que acelerem o aprendizado”, explica o professor.
As vantagens de realizar a pesquisa com abelhas é que elas aprendem de forma semelhante aos seres humanos. “Em compensação o cérebro delas é bem mais simples, o que facilita os estudos”. Segundo Marcelo, a UnB já começou a fazer testes semelhantes também em ratos.
SELEÇÃO - O estudo foi escolhido como um dos 10 mais promissores na área de Biologia Molecular durante o Simpósio de Biologia Molecular e Biotecnologia da UnB. Os outros estudantes selecionados entre 142 participantes foram: Amanda Todeschini, Athos de Oliveira, Marília Pappas, Rafael Burtet, Larissa Guimarães, Carolina Brettas, Marco Aurélio Passos, Marcus Teixeira e Gilvan Duarte. Os projetos avaliados por equipe de especialistas de várias instituições abordavam também temas como a produção de etanol, pragas agrícolas e fungos causadores de doenças.
O simpósio também foi o momento de homenagear o professor Cezar Martins de Sá por sua trajetória e contribuição para a UnB. Os colegas inauguraram uma praça no Instituto de Biologia com o nome do pesquisador.
Agência UnB

domingo, 25 de setembro de 2011

Motoqueiros fazem vigilândia nas ruas do DF

Em quase todas as cidades satélites, eles estão nas ruas, à noite, com seus apitos vigiando as casas. São motoqueiros que arrecadam dos moradores uma caixinha para dar segurança. Quando perguntados se podem fazer o serviço, respondem que pertencem a uma associação e que o trabalho é  previsto numa lei distrital. Mas a tal lei  foi considerada inconstitucional e o serviço foi várias vezes denunciado, inclusive na Câmara Legislativa, na Sessão  que foi discutida a Segurança no Distrito Federal.
Como tudo nesse país nada é levado a sério, todas as noites é possível ouvir o apito desses vigilantes anônimos que a população não sabe quem são, se têm formação para executar o trabalho, quem os contratou, como eles poderiam evitar assaltos, roubos, furtos nos veículos, nas casas? Eles naturalmente fazem o papel da polícia preventiva que deveria proteger o cidadão
O Poder Público como em tantas ocasiões não fiscaliza esse trabalho. Num Estado em que a segurança, educação, saúde e fiscalização deixam a desejar, alguns bancam os paladinos e terminam ganhando dinheiro das pessoas de boa fé.

Coisas que não se entende

Sexta-feira, nossa reportagem esteve em vários hospitais e chegou a conclusão que os funcionários que atendem nos postos, UPA, hospitais são poucos os que  atendem as pessoas que chegam doentes com a devida atenção. Falta a muitos empatia com os relatos dos doentes. Só  sabem dizer não, não.
Dar a entender que não vestem a camisa de onde trabalham, principalmente diante dessa enxurrada de reclamções e não perdem tempo em tentar melhorar nada.

Existem coisas que muita gente não entende. Qual o interesse de manter o Conselho da Codeplan com os mesmos membros do governo passado? E manter esses fucionários dos antigos governos ? Parece que alguém está torcendo para que tudo continue como antes  ou que alguém deve para outros. Que governo é esse de novos tempos que troca seis por meia dùzia?
Fiscalização noturna multa quiosques no Cruzeiro Novo

            Dois quiosques foram autuados e multados por irregularidades, na noite desta quinta-feira (22). A ação, operada em parceria entre a Secretaria da Ordem Pública e Social (SEOPS) e a Agência de Fiscalização (AGEFIS), ocorreu no na quadra 1203 do Cruzeiro Novo.

            O primeiro quiosque a ser fiscalizado chama-se “Vôo Livre”. Nele os agentes constataram descumprimento do horário de funcionamento. O estabelecimento tem autorização para funcionar até as 20h. No entanto, estava em pleno funcionamento perto das 23h. Além disso, o dono descumpria a lei do silêncio com a exibição de jogos de futebol. Foram aplicadas duas multas, de R$ 1.184,59 cada.

            No “Quiosque da Rosa” foi constatada invasão de área pública, pois o estabelecimento instalava mesas e cadeiras em local fora dos limites permitidos. A multa aplicada foi também de R$ 1.184,59.

DF em Destaque: Sexta do Repente

DF em Destaque: Sexta do Repente: A Casa do Cantador dando continuidade ao projeto “SEXTA DO REPENTE” realizará no dia 30/09/2011, a partir das 20hs, mais uma noite de cantor...

Sexta do Repente

A Casa do Cantador dando continuidade ao projeto “SEXTA DO REPENTE” realizará no dia 30/09/2011, a partir das 20hs, mais uma noite de cantoria com apresentações de grandes astros da arte do repente. Essa sétima edição contará com a presença dos poetas Cícero Monteiro e Djalma Faustino, residentes no DF, e  com a participação especial dos    Poetas   Raulino Silva - Caruaru (PE) e  Jonas Bezerra  – Iguatu (CE). Para que tenhamos o mesmo sucesso das edições anteriores, solicitamos a  este veículo de comunicação uma colaboração no tocante a divulgar esse evento por tratar-se de um espetáculo que busca manter acesa a chama da cultura nordestina. O espetáculo terá censura livre e a entrada será franca.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Discutindo os problemas da Estrutural

Hoje à noite (22), a partir das 19 horas, no Centro Comunitário da Estrutural, acontece audiência pública para debater os problemas da cidade.A proposta é da deputada Eliana Pedrosa (DEM-DF).O objetivo é discutir as questões relativas a qualidade de vida dos moradores, como a retirada do aterro sanitário e a construção da Feira Permanete.Já imaginaram como deve estar o mau cheiro do chorume do lixo ,nesta época de seca?

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cumprindo a lei
O deputado distrital Benedito Domingos (PP) anunciou na sessão ordinária, ontem, na Câmara Legislativa, que as construtoras da cidade já estão entregando prédios com grades de proteção nas sacadas e janelas, conforme determina a lei sancionada em agosto, de sua autoria, destacando que a medida trará mais segurança às famílias que possuem crianças em seus lares.
Não está fácil

O pessoal da construção civil não se cansa de esperar e reclamar pela demora  e a lentidão na aprovação de alguns projetos que acabam atrasando os diversos lançamentos na cidade, alguns atrasos chegam a até 12 meses.

Azedou?

Alguns dizem que a Câmara Legislativa e Governo do Distrito Federal estão com relações estremecidas, mas ninguém assume nada. Todos deputados afirmam que está tudo bem. Mas quando eles votarão os projetos do governo? Porque  semana passada só votaram os deles?
Lei é para ser cumprida

Ainda se discute a aplicação da recomendação do Ministério Público contra o nepotismo na Câmara Legislativa. O presidente  garante que logo estará tudo resolvido, mas sabe-se que um ou outro deputado ainda resiste. Presidente, o povo sabe que lei tem que ser cumprida e não negociada. E está com você.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

É preciso atualizar

Os sites das secretarias, órgãos, empresas do GDF precisam atualizar os telefones e as notícias. Outros nem trazem os números de telefones. É difícil conseguir informações quando não se sabe como falarmos nas instituições. O usuário perde um tempão ligando para números que não existem.

domingo, 18 de setembro de 2011

Mantra do dinheiro

Serviço comunitário de quadra é ilegal

‘Para uns, anjos, para poucos ilegais e perigosos’, assim são denominados os motoqueiros que atuam no serviço comunitário de quadras e que percorrem  quadras das cidades  do Distrito Federal com seus apitos . Eles cobram em média R$ 15 e pagam na associação R$ 20 por mês para trabalharem de 23h às 5h30 de segunda à sábado.
O trabalho do serviço comunitário de quadra oferece os seguintes serviços: acompanhar a chegada e a saída de moradores  as suas residências; efetuar a compra e o transporte de medicamentos e alimentos emergenciais, verificar o fechamento dos portões dos imóveis; verificar anormalidades nos veículos automotores; comunicar à polícia sobre a presença de pessoas estranhas ou em atitudes suspeitas.
 Ainda  ressaltam no papel que entregam de porta em porta, que o trabalho está em conformidade com lei distrital nº 2763/2001 aprovada pela Câmara Legislativa. Esta lei foi considerada inconstitucional , mas segunda informações adquiridas na Associação dos Motoboys de Quadras de Brasília( Asmob), a lei que os rege é a de nº 4.385/2009 e precisa de regulamentação e que os motoboys apresentam nada consta policial para se associarem. Segundo pesquisa da nossa redação esta lei não está em vigor.
Pessoas que utilizam o serviço acreditam piamente que estão se protegendo ou protegendo sua casa e sua família. Maria Aparecida dos Santos, moradora de Taguatinga Norte que contrata o trabalho do Serviço Comunitário de Quadra,  afirma que é contribuinte há muitos anos. “ Contribuo mais de oito anos e estou satisfeita com os serviços prestados. É ilegal? Porém quando precisei da polícia ninguém veio aqui. Cadê a segurança do Estado”, protesta.

Helenita Rodrigues, enfermeira e moradora do Guará, acredita que hoje  o Serviço Comunitário é um paliativo diante da insegurança .” Sei que é perigoso, pois não conhecemos quem nos presta o serviço e nem quem os contrata, mas  até agora não aconteceu nada e já quebraram muito galho aqui em casa, ao comprar remédios de madrugada”, explica.

 Jervalino Bispo,do Sindicato dos Vigilantes no Distrito Federal, enfatiza que no Distrito Federal esses motoboys atuam nas cidades mais pobres as mais nobres.” É um serviço ilegal. Não é seguro. O morador que contrata esse serviço não sabe quem é esta pessoa, qual a história dele. Se é bandido. São falsas associações que exploram esses serviços”, reitera.

No papel distribuído pela  Associação dos Motoboys de Quadras do DF há um lembrete que  assinala que o serviço é autônomo sem qualquer vínculo empregatício.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Brasília entra na rota do “Clean Up Day”

De 9 às 17 horas deste sábado (17), alunos e professores da escola Scuba Du de mergulho vão promover ação de limpeza do fundo do Lago Paranoá. O evento, promovido pela Administração de Brasília, e apoio da ADASA, Corpo de Bombeiros, Marinha, SLU, Ibram, Caesb e CEB, pretende incluir Brasília no calendário da “Ocean Conservance” que promove, neste dia (terceiro sábado de setembro), em todo o mundo, o “clean up day” – o dia da limpeza em rios, nascentes e lagos.

Irão participar ainda 150 alunos de escolas que se encarregarão de retirar o lixo da margem do lago, catalogá-lo, pesa-lo e destina-lo para a reciclagem. O encontro dos agentes ambientais, estudantes, mergulhadores e a sociedade interessada, se dará  ao lado da Ponte JK, em frente à” Área de lazer à beira lago”, trecho 2, Setor de Clube Esportivo sul.
Deputado Agaciel Maia pede apoio ao programa de distribuição de leite
 O fim do programa de distribuição de leite às famílias carentes foi tema do discurso do deputado Agaciel Maia, que da tribuna, deixou claro sua preocupação com a substituição do atual sistema de distribuição por cartão magnético. “Esse assunto tem me atormentado, pois a substituição por cartão pode trazer sérios prejuízos, não somente aos produtores rurais, mas também às crianças, que podem ficar sem alimento tão importante como o leite”, disse.
Segundo o deputado Agaciel, a nova medida pode gerar algumas distorções, como a venda do cartão “ou mesmo a utilização do cartão para compra de bebidas alcoólicas”.
Para o parlamentar, quando o assunto é de interesse de grandes grupos “sempre há empenho para aprovação e sem questionamentos. A sensação é que é muito difícil aprovação de projetos que beneficiem a população”, argumentou.
Em plenário, deputado Agaciel faz críticas à liminar que suspende a aplicação da lei da gratuidade nos estacionamentos
O deputado Agaciel Maia se mostrou, mais uma vez, indignado com a liminar que suspendeu a aplicação da lei sancionada pelo governador Agnelo Queiroz que isenta os consumidores do pagamento de estacionamentos nos shoppings e hipermercados.
Em seu discurso na Tribuna da Câmara Legislativa, na tarde desta terça-feira (13/09), o parlamentar ressaltou que tem a “sensação que é muito difícil aprovar projetos que beneficie a população, principalmente a mais carente. Sempre é considerada inconstitucional. Mas, quando a lei é de interesse de grandes grupos econômicos não há inconstitucionalidade”, disse.
Agaciel Maia recebeu apoio dos deputados Chico Vigilante (PT) e Olair Francisco (PTdoB), que o incentivaram a lutar até o Supremo Tribunal Federal pela aplicação da lei de isenção dos estacionamentos. Chico Vigilante aproveitou para pedir que a Procuradoria da Câmara entre em ação para defender o projeto. “Não é Vossa Excelência que tem que contratar advogado. É a Procuradoria da Câmara que deve se pronunciar a favor dos deputados e dos interesses da população”.
Para o deputado Agaciel Maia, o projeto foi analisado inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde foi aprovado. “Analisado por pessoa competente. A Procuradoria desta Casa deve pegar o pronunciamento do deputado Chico Leite para apresentar a defesa da lei e mudar essa liminar”, concluiu.
Deputado Evandro Garla tem Projeto de Lei aprovado

No plenário da Câmara Legislativa, na tarde desta terça-feira (14), foi aprovado em primeiro e segundo turno o Projeto de Lei 246-2011, de autoria do deputado Evandro Garla (PRB). O projeto dispõe sobre a divulgação no site eletrônico, da Secretária de Transporte do Distrito Federal, e no Transporte Urbano do DF- DFTRANS, planilhas detalhadas de composição dos preços das tarifas nas linhas de transporte coletivo rodoviário e metroviário do DF.
 O Projeto tem como objetivo demonstrar aos usuários de transporte público, de forma clara e transparente à composição para elaboração das tarifas nas linhas de transporte rodoviário e metroviário do DF. O parlamentar que também é ouvidor da casa resolveu apresentar esse projeto em função do grande número de reclamações acerca do transporte público recebida na ouvidoria da casa  “O transporte que transita pelas ruas é um serviço público delegado do Estado ao particular, sendo que este possui obrigação de prestá-lo de forma eficiente e adequada, cabendo ao poder público o dever de fiscalização e de intervenção para que seja prestado com qualidade”, disse o parlamentar.
 O líder do bloco PT-PRB, Chico Vigilante (PT), solicitou questão de ordem para falar do projeto do colega de bloco “ O projeto apresentado pelo, deputado Evandro Garla, é do mais alto alcance social”, indagou
  

Paulo Freire é patrono da educação no DF

O plenário da Câmara Legislativa aprovou na tarde desta quarta-feira (14), o Projeto de Lei 496/2011 do deputado Patrício, que declara Paulo Freire como patrono da educação no Distrito Federal. Para comemorar a sua renomada trajetória, Patrício, na qualidade de presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal,  propõe uma sessão solene em homenagem ao pensador da educação brasileira, no dia em que completaria 90 anos.
O evento será nesta segunda-feira (19) às 19h, no auditório da Casa e terá a participação de Ana Maria Araújo Freire, conhecida como Nita, viúva do educador. Na ocasião, a viúva do educador vai receber as honras em nome do falecido esposo e será lançado o livro de autoria de Venício A. de Lima: Comunicação e Cultura – As ideias de Paulo Freire.
No dia 20 de setembro, haverá o 1º Encontro Paulo Freire no Distrito Federal, das 8h às 18h, no auditório da CLDF. O evento prevê reunir estudantes e educadores durante o dia inteiro para refletir sobre o passado, presente e futuro da educação brasileira e os impactos de políticas educacionais a partir do método Paulo Freire.
Projeto de Agaciel Maia, aprovado na Câmara, prevê aproveitamento da água de chuva

A Câmara Legislativa aprovou na tarde de hoje (14/09), em segundo turno, o projeto, de autoria do deputado Agaciel Maia, que obriga as novas residências do Distrito Federal a fazerem captação da água de chuva.
A água poderá ser aproveitada de várias maneiras, como por exemplo para lavar carros e calçadas e irrigar plantas e jardins, o que além de representar uma economia na conta mensal é uma das saídas para economizar água potável.
O projeto de Lei 128/2011 aprovado segue agora para sanção do governador.


Uso de água no ribeirão Pipiripau sofrerá restrição

Até o dia 28 de setembro, os usuários do ribeirão Pipiripau, em Planaltina, vão ter que obedecer a horários para a captação de água. A decisão foi tomada em reunião da Comissão de Acompanhamento da Bacia que reúne órgãos públicos, gestores de águas e usuários diversos. A medida visa garantir as vazões mínimas remanescentes ao longo do ribeirão Pipiripau, assim como a captação para consumo humano feita pela CAESB.

O agrônomo João Pedro Melo, representante da ADASA na Comissão, justifica a restrição imposta à bacia do Pipiripau como  resultado da queda observada nas vazões remanescentes nos postos de monitoramento, “que apresentam valores limites aos mínimos aceitáveis”. As interrupções de captação se darão por quatro horas diárias (8:00 às 12:00) na margem direita e (12:01 às 16:00) na margem esquerda do ribeirão até a estação montante canal, próxima à captação da CAESB. Cerca de 150 produtores - usuários de água - foram atingidos pela restrição.

Dilma será a primeira mulher a abrir Assembleia Geral da ONU
Presidente brasileira leva na agenda para Nova York encontros com os chefes de Estado e de Governo dos EUA, México, França, Inglaterra e Nigéria.
Brasília – A dois dias da viagem para Nova York, onde a presidente Dilma Rousseff fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), uma intensa agenda internacional que inclui reuniões privadas com cinco presidentes e discussões que vão desde a crise econômica internacional até energia nuclear e os conflitos nos países muçulmanos aguarda a presidente brasileira. Será a primeira vez que uma mulher fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Para alguns diplomatas, é o principal evento internacional do ano.

Antes da abertura da assembleia, no dia 21, Dilma vai se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na próxima terça-feira (20) à tarde. De acordo com os assessores, será a continuidade das conversas que eles iniciaram em março, em Brasília. Depois da conversa, Dilma participa da reunião denominada Governo Aberto – que engloba 60 países que se dispõem a adotar medidas transparentes e de apoio conjunto.

Obama comandará a reunião do Governo Aberto. O tema da reunião que se refere às medidas de transparência foi proposto pelo presidente norte-americano. O porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, disse que a próxima reunião do grupo deve ocorrer no Brasil, em 2012. O tema está em discussão na Controladoria Geral da União (CGU).

Um dos temas que deverá ser mencionado na reunião, segundo os assessores, é a questão dos conflitos no Norte da África e no Oriente Médio. A presidente brasileira destacará a necessidade de respeito e preservação dos direitos humanos, do fim da repressão e da adoção de medidas que consolidem a democracia na região.

Paralelamente às reuniões conjuntas, Dilma tem conversas reservadas com os presidentes do México, Felipe Calderón, e da França, Nicolas Sarkozy, além de uma previsão de encontro com o nigeriano, Goodluck Jonathan. A presidente tem ainda reunião agendada com o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron.

Depois dos acidentes radioativos, no Japão, em março, quando houve explosões e vazamentos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, o assunto entrou na pauta da comunidade internacional. Dilma participará da reunião de alto nível sobre segurança nuclear. O objetivo da reunião, segundo o porta-voz, é desenvolver mecanismos de uso e exploração da energia nuclear com segurança.

Pelo menos seis ministros deverão acompanhar a presidente do Brasil na viagem aos Estados Unidos. Dilma seguirá na companhia dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; da Saúde, Alexandre Padilha; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; dos Esportes, Orlando Silva; da Comunicação, Helena Chagas, e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Falta de Água

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb comunica que irá faltar água no dia 20/09/2011 (terça-feira) das 10h às 14h nas seguintes localidades: ÁGUA QUENTE (RA Samambaia),Condomínios Buritis e São Francisco.

        MOTIVO: Ampliação da reservação de água tratada.


Informações:115

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Serviço comunitário de quadra é ilegal

‘Para uns, anjos, para poucos ilegais e perigosos’, assim são denominados os motoqueiros que atuam no serviço comunitário de quadras e que percorrem  quadras das cidades  do Distrito Federal com seus apitos . Eles cobram em média R$ 15 e pagam na associação R$ 20 por mês para trabalharem de 23h às 5h30 de segunda à sábado.
O trabalho do serviço comunitário de quadra oferece os seguintes serviços: acompanhar a chegada e a saída de moradores  as suas residências; efetuar a compra e o transporte de medicamentos e alimentos emergenciais, verificar o fechamento dos portões dos imóveis; verificar anormalidades nos veículos automotores; comunicar à polícia sobre a presença de pessoas estranhas ou em atitudes suspeitas.
 Ainda  ressaltam no papel que entregam de porta em porta, que o trabalho está em conformidade com lei distrital nº 2763/2001 aprovada pela Câmara Legislativa. Esta lei foi considerada inconstitucional , mas segunda informações adquiridas na Associação dos Motoboys de Quadras de Brasília( Asmob), a lei que os rege é a de nº 4.385/2009 e precisa de regulamentação e que os motoboys apresentam nada consta policial para se associarem. Segundo pesquisa da nossa redação esta lei não está em vigor.
Pessoas que utilizam o serviço acreditam piamente que estão se protegendo ou protegendo sua casa e sua família. Maria Aparecida dos Santos, moradora de Taguatinga Norte que contrata o trabalho do Serviço Comunitário de Quadra,  afirma que é contribuinte há muitos anos. “ Contribuo mais de oito anos e estou satisfeita com os serviços prestados. É ilegal? Porém quando precisei da polícia ninguém veio aqui. Cadê a segurança do Estado”, protesta.

Helenita Rodrigues, enfermeira e moradora do Guará, acredita que hoje  o Serviço Comunitário é um paliativo diante da insegurança .” Sei que é perigoso, pois não conhecemos quem nos presta o serviço e nem quem os contrata, mas  até agora não aconteceu nada e já quebraram muito galho aqui em casa, ao comprar remédios de madrugada”, explica.

 Jervalino Bispo,do Sindicato dos Vigilantes no Distrito Federal, enfatiza que no Distrito Federal esses motoboys atuam nas cidades mais pobres as mais nobres.” É um serviço ilegal. Não é seguro. O morador que contrata esse serviço não sabe quem é esta pessoa, qual a história dele. Se é bandido. São falsas associações que exploram esses serviços”, reitera.

No papel distribuído pela  Associação dos Motoboys de Quadras do DF há um lembrete que  assinala que o serviço é autônomo sem qualquer vínculo empregatício.
As autoridades de segurança pública  não reconhecem e nem indicam nenhum morador a contratar os motoboys, orientando que deve ser denunciado à polícia  o trabalho , principalmente se alguém for coagido a pagar para ter o serviço.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Falta remédio

Ritalina  está em falta na Secretaria de Saúde, há 60 dias.Ele é utilizado para amenizar os efeitos do Déficit de Atenção e a Hiperatividade.Centenas de crianças e adolescente necessitam desta medicação. Distribuído no Adolescentro,605, está sem previsão de chegada.E os pais, como ficamos.Nas farmácias ele custa 20 reais a cartela. Há crianças que têm que tomar 4 cartelas por mês.

Flores

Neste período de seca uma coisa bela se destaca. Algumas árvores do Cerrado estão floridas e outras que foram plantadas ao longo dos canteiros da pista que passa  começando na Octogonal e Complexo da Polícia Civil.  Essas plantas estão bem floridas, contrastando com a grama seca. A natureza é sábia e linda.

Árvores caídas

Os eucaliptos que enfeitavam às margens da pista na entrada do Gama foram cortados, estão todos no chão, amontoados.
E no Setor de Indústria  do Gama só se vê prédios com mais de seis andares. Mudaram a destinação dos lotes? Vou pesquisar.

A saúde vai mal

Acabei de ser informada que meu cunhado que estava com leucemia faleceu. A esposa dele, minha irmã faleceu há quase dois anos. A gente não entende que uma pessoa aos 45 anos tenha que morrer. E o pior de tudo é que ele recebeu quimioterapia no Hospital de Base e disseram que antes  dele piorar, na sexta passada, ministraram um soro de maneira inadequada. Quando meu sobrinho ouviu os médicos conversando, alertou que iria tomar as providências. Nesta mesma tarde  levaram-no para a UTI no Hospital São Francisco.
Agora não adianta correr atrás do prejuízo , se aconteceu alguma coisa errada, só Deus sabe.
Este é mais um desabafo, pois quando a gente sabe que a pessoa está doente é mais fácil se conformar. Ele descobriu que estava doente pouco menos de um mês. Mas uma coisa é certa : o atendimento nos hospitais deixa a desejar.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Código de Defesa do Consumidor completa aniversário

Após vinte e um anos de criação , o Código de Defesa do Consumidor não conseguiu evitar que algumas empresas respeitassem os consumidores, como as empresas de telefonia, de TV por assinatura, de  banda larga... Imaginemos  se não existisse  o código?

Existia um rio que deu nome à cidade

Santa Maria surgida no início da década de 90, de um assentamento, tornou-se rapidamente um aglomerado urbano. Sua criação visou atender o programa de assentamento de famílias de baixa renda em lotes semi-urbanizados. O governo loteou uma área do Núcleo Rural Santa Maria, transferiu e fixou os moradores das invasões do Gama e das demais localidades do Distrito Federal. O nome Santa Maria originou-se do nome rio que existia no local com nome de rio Santa Maria.
O Núcleo Rural Santa Maria permaneceu como área rural da RA II – Gama até 1992, quando a Lei nº 348/92 e o Decreto nº 14.604/93, criaram a Região Administrativa – RA XIII - Santa Maria. Atualmente, a região é composta de área urbana, rural e militar.
Ficha técnica de Santa Maria
Postos de Saúde: 5
Hospital Regional: 1
Postos Comunitários de Segurança: 4
Escolas públicas: 24
Escolas particulares: 10
Quadras poliesportivas: 30
Bibliotecas públicas: 2

Falta de planejamento

De acordo com moradores de Santa Maria a reclamação é geral. A área esta desprovida dos equipamentos básicos de saúde, educação, segurança e urbanização, caracterizando-se por uma forte dependência externa. Segundo eles, providências precisam começar a ser pensadas.
Para a moradora Maria Lúcia Rodrigues da Silva, 38 anos é uma cidade boa de morar, mas cresceu muito e hoje sofre com o abandono. Maria Lúcia ressalta que a cidade é bem desenvolvida em comércio, mas foi criada nas coxas pelos ex-governos. “Aqui a insegurança é grande. O comércio é sempre assaltado e os jovens não têm nenhuma atividade de lazer, esporte e com isso acabam enfrentando um índice alto de violência e drogas. Isso é triste, pois cada vez mais vamos ver crianças viciadas e nenhum projeto de recuperação da cidade”, enfatizou.

Associação presta serviços de sociais gratuitos


A Associação Monte das Oliveiras (AMO) trabalha há 18 anos em prol do social, igualdade de direitos do cidadão, sem discriminação de qualquer natureza, respeitando sua dignidade enquanto ser humano e valorizando a sua condição de sujeito. A instituição visa informar e encaminhar a comunidade atendida os serviços e programas sociais existentes no âmbito governamental e não-governamental. Além disso, trabalhar as famílias, o fortalecimento, oferecer cursos de qualificação profissional, realizar atividades físicas e esportivas e promover atividades sócioeducativas a criança e ao adolescente evitando a marginalidade. Atualmente, a associação realiza 14 projetos.

A instituição trabalha para na realização de políticas setoriais, no enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos, sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais.

Saiba mais sobre a AMO

Associação foi fundada em 1993. A proposta da entidade é prestar serviços como auxílio alfabetizar jovens e adultos, dar assistência dentária, atividades esportivas e de lazer, projeto de Libras, Sopão Solidário, atividades voltadas ao idoso, atividades espirituais e de assistência social aos detentos e familiares, entre outras ações.
A instituição surgiu da ideia de grupo de pessoas da comunidade que necessitavam de amparo social. Desde então, criaram atividades que se estenderam outras comunidades. No começo os serviços prestados se caracterizavam em atendimento emergencial, se restringia a distribuição de alimentos, roupas usadas e alfabetização de jovens e adultos, que geralmente eram arcados por meio de eventos beneficentes e contribuições de moradores.
O apoio da comunidade foi imprescindível para dar continuidade a estas ações, pois são importantes na valorização de cada indivíduo e familiares.

Promovendo ações sistemáticas e continuas de promoção, proteção e inclusão social que visa à melhoria das condições de bem estar, com atividades lúdicas, esportivas, culturais, entre elas a recreação, são mecanismos de estímulos a novos valores sociais para a população. A associação desenvolve seus projetos em parceria com a sociedade civil por meio de trabalhos voluntários e diversos tipos de donativos.
Os projetos da associação estão baseados em ações voltadas a inclusão social da comunidade em diversos setores. Destre os 14 projetos estão:
Projeto Alfabetização Solidária – Oferece o curso de alfabetização para jovens e adultos em 03 núcleos: Ceilândia, Samambaia e Taguatinga; Projeto Amo Música - Oferece aulas de teoria musical e prática instrumental (com duração de 1 ano) nos seguintes instrumentos: Saxofone, flauta, clarineta, teclado, violão, trompete, trombone, contra-baixo e bateria; Projeto Assistência Jurídica - Oferece assistência jurídica na área civil e trabalhista; Projeto Assistência Odontológica – Oferece assistência básica odontológica à famílias de baixa renda; Projeto Casamento Comunitário - Oferece gratuitamente aos casais desprovidos de união civil e religiosa, a oportunidade de legalizar a situação matrimonial, celebrando e formalizando a união que já existe socialmente; Projeto Corpo em Forma, Mente Sadia – Desenvolve atividades esportivas e de lazer, nas modalidades de karatê, futebol e capoeira a crianças e adolescentes no horário contrário à escola. Atualmente o projeto funciona em 16 núcleos, conforme supracitado; Projeto Embaixadores em Cadeia - Oferece atividades espirituais e de assistência social aos detentos e familiares do Centro de Detenção Provisória; Projeto Flor da Idade - Desenvolve atividades voltadas ao idoso, nos núcleos do Gama, Planaltina e Taguatinga; Projeto Inclusão Digital - Oferece o curso básico e avançado de informática (Word, Excel, e acesso a Internet) a comunidade de baixa renda; Projeto LIBRAS - (Língua Brasileira de Sinais) - Oferece o curso objetivando a profissionalização e divulgação da língua; Projeto Segundo Tempo - Oferece atividades esportivas nas modalidades de futebol, volêi e karatê, atividades complementares e reforço alimentar para mil crianças e adolescentes no horário contrário a escola, em 5 núcleos nas cidades de Ceilândia, Planaltina e Samambaia; Projeto Sopão Solidário – Atua na distribuição de sopa às famílias de baixa renda e moradores de rua em Taguatinga (Areal); Projeto Amo ir ao Zoo - Atua na efetivação de passeios ao zoológico de crianças e idosos atendidos pelos programas da entidade; Projeto Natal Feliz - Visa realizar a distribuição de brinquedos para crianças carentes, nas comunidades de baixa renda do DF.

domingo, 11 de setembro de 2011

Hoje é dia do Cerrado

Aqui no Distrito Federal a ganância dos grileiros, a falta de fiscalização e a ação dos inocentes, nem tanto inocentes em comprar parcelamentos irregulares degradou nos últimos anos o nosso Cerrado. E  neste tempo de seca a mais nova ameaça, os incêndios provocados  pelos insanos fumantes acabam com a vegetação e provocam doenças na população. Acredito que não tenhamos muito a comemorar, mas é necessário lembrar que sem a preservação da natureza o homem não terá como sobreviver. Várias consequências já são notadas. "Na natureza nada se cria ,nada se perde, tudo se transforma". Para quem sabe fazer o dever de casa, está bem explicado.

Brasil tem 42,7 mil crianças e adolescentes de até 14 anos casados

SÃO PAULO - Uma prática ilegal, mais relacionada a áreas rurais ou países distantes, persiste hoje até nos principais centros urbanos brasileiros. Um recorte inédito feito pelo Estado nos dados do Censo Demográfico de 2010 mostra que existem ao menos 42.785 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos casados no Brasil. O número refere-se a uniões informais, já que os recenseadores não checam documentos.

Essas situações se concentram em grupos de baixa renda e alta vulnerabilidade, principalmente nos rincões do País ou na periferia de grandes centros urbanos. O caso de P., uma jovem de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, é um exemplo do último. Ela se mudou para a casa do parceiro quanto tinha 11 anos. Seu namorado, na época, tinha 27.
"Eu disse para ele que já tinha 14 e começamos a namorar. Meu pai foi contra porque me achava muito nova, e brigamos feio. Depois da discussão, fugi de casa e fui morar com ele", conta.
Lá, ela tinha mais liberdade e espaço. Na casa dos pais, eram sete crianças, entre filhos e primos que moravam juntos. Na do marido, uma casa modesta às margens da Represa Billings, eram só os dois. Nos anos seguintes, teve dois filhos e ficou um ano sem ir à escola. Aos 15, teve um sonho de que o pai iria morrer e ligou para fazer as pazes. "Foi a melhor coisa que fiz. Ele morreu um ano depois."
Hoje, aos 18 anos, ela ainda está com o marido - um agricultor de 34 - e é uma mãe cuidadosa, que não larga dos filhos, mas sente falta de uma infância que deixou de existir. "Deixei de fazer muita coisa que adorava, tipo jogar bola. Tem oito anos que não piso em uma quadra. Se você me perguntar se é fácil, não, não é."
Legalidade. Assim como o caso de P., a maior parte dos casamentos de crianças registrados no Censo são informais, já que o Código Civil autoriza uniões apenas entre maiores de 16 anos - abaixo dessa idade, só podem se casar com autorização judicial. O Código Penal, por outro lado, proíbe qualquer tipo de união com menores de 14 anos.
"Isso constitui um crime chamado ‘estupro de vulnerável’, previsto no Código Penal e sujeito a detenção de oito a 15 anos", diz Helen Sanches, presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP).
Segundo ela, o crime se refere diretamente às relações sexuais mantidas com crianças e adolescentes, algo implícito quando se fala em casamento. Helen conta que é cada vez mais comum encontrar famílias nos fóruns pedindo autorização para casar uma filha adolescente ou mesmo passar a guarda dela para o seu parceiro, sem saber da proibição legal. "Quando isso acontece e a menina tem menos de 14 anos, o promotor, além de não acatar o pedido, pode denunciar o rapaz por estupro de vulnerável, mesmo que a relação seja consentida ou que os pais concordem com ela", explica.
Entretanto, são poucos os casos que chegam ao conhecimento do poder público. Além de critérios sociais e econômicos, fatores culturais também dificultam o combate a esse tipo de situação. Isso fica claro ao se observar os Estados que lideram o ranking de casamentos com menores de 14 anos: ou são locais de baixa renda per capita, como Alagoas ou Maranhão, ou têm grande concentração indígena, como Acre e Roraima. Na outra ponta estão as regiões mais ricas e urbanizadas, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.

 O Estado de São Paulo

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Governo fica sem o PDT

O PDT , partido que pertencia à base do Governo decidiu ficar independente, portanto quem é do governo deve deixar os cargos ou pedir licença do partido. E agora como fica a situação do deputado Israel?

Assalto no Lar dos Velhinhos Maria Madalena, no Núcleo

Durante cerca de três horas, três homens mantiveram seis funcionários reféns, arrombaram cofres e roubaram cerca de R$ 3 mil das doações recebidas pela casa. Os suspeitos agiram com extrema violência, agredindo uma das funcionárias que teve o maxilar deslocado por socos, mas passa bem. Os gestores da casa pedem apoio à  Secretaria de Segurança para viabilizar segurança constante na casa, que atende cerca de 240 pessoas, gratuitamente. A Polícia Civil investiga a participação de ex-servidores da casa no crime.
Clica Brasília

Olair tranquilo

O deputado Olair Francisco pode trabalhar em paz.
Na tarde de ontem (08/9), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), decidiu julgar improcedente, à unanimidade, Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta contra o deputado Distrital Olair Francisco (PT do B). A ação foi ajuizada pela candidata Lílian Brunelli de Figueiredo, primeira suplente do parlamentar. O caso foi relatado pelo Desembargador Eleitoral Mario Machado

Coisas que não dão para entender

Uma pergunta  é feita: por que o Conselho da Codeplan continua o mesmo? No Governo do Novo Tempo já deveria ter  sido empossado um conselho que não lembra os antigos governos. Assim como outras figurinhas carimbadas  continuam neste governo, algumas fomentando o serpentário que mina o governo atual e alimenta as fofocas.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Patriotismo

No Distrito Federal, o patriotismo esteve presente na participação maciça do povo nas comemorações no 7 de Setembro. Muitos de nós, principalmente da minha geração, nunca sonharia que num desfile militar , a tropa bateria continência a uma mulher. Hoje, a presidenta Dilma é  a representação desse sonho. Somos iguais, homens e mulheres com um único objetivo: construir um país de verdade para nossos filhos, as futuras gerações. Nossa terra chama-se Brasil.
No país não tem mais espaço para os oportunistas que usam o nosso povo para roubar o dinheiro arrecadado. Não tem mais volta, ou todo mundo trabalha para melhorar o país ou vamos continuar vendo ilustres processados, indo parar na cadeia.

Correio Braziliense - Economia - Governo rechaça aumentos a policiais e categoria ameaça fazer greve

Correio Braziliense - Economia - Governo rechaça aumentos a policiais e categoria ameaça fazer greve

Joe, Patrício e Chico Vigilante

Dia 02/09 foi o deputado Joe Valle que completou aniversário. Ontem, foi Patrício, hoje é Chico. Patrício está no Canadá aprendendo e Chico fazendo seu trabalho por aqui. Parabéns! Três virginianos que têm como marca na vida  serem trabalhadores. Nada vem de graça para eles, tudo é fruto de muita luta." Tu te tornas responsável por aquilo que cativas."

Câncer de garganta


O tabaco, substância presente no cigarro, e o consumo de bebidas
alcoólicas sempre foram apontados como um dos principais fatores para
desenvolvimento de câncer na região da garganta. Pois agora cientistas
afirmam que o sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos
de risco.
Pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados
Unidos, descobriu que o vírus HPV atualmente é a principal causa da
doença em pessoas com menos de 50 anos. O papiloma vírus humano pode
provocar lesões de pele ou em mucosas. Existem mais de 200 variações
com menores e maiores graus de perigo. Um deles é o causador de
verrugas no colo do útero, consideradas lesões pré-cancerosas.
Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do
câncer de garganta. Principalmente aqueles com histórico de fumo e
consumo de bebida alcoólica.

Cuidando dos pés

É verdade que nem sempre podemos dispensar o tempo necessário de atenção aos pés. Mas podemos aprender a cuidar melhor deles. Não só pela beleza, mas também pela nossa saúde. Não podemos esquecer ainda que são os pés que suportam o nosso peso e têm inúmeras terminações nervosas.
Alguns cuidados que devemos adotar para cuidar dos pés devem ser observados: seque sempre muito bem os pés após o banho para evitar a aparecimento de gretas (seque muito bem entre os dedos); no ginásio, piscinas ou balneários, não se esqueçam dos chinelinhos de borracha; evite o uso de sapatos apertados preferindo calçados confortáveis de preferência de couro ou camurça; evite meias de fibra sintética, como as de nylon, que fazem os pés transpirar. Use meias de algodão, principalmente se tiver os pés secos; compre um creme hidratante próprio e aplique todos os dias; lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana, não corte calos ou calosidades – se lhe aparecerem, consulte um podólogo; não corte as unhas muito curtas ou rentes, corte em formato reto, sem arredondar os cantos – evita as unhas encravadas; se ficou muito tempo em pé ou fez uma longa caminhada, faça uma bela massagem com óleo ou creme apropriado e ao deitar coloque uma almofada para ficar com os pés elevados; faça regularmente massagens nos pés. Pode sempre pedir à sua cara-metade que o fará com o maior prazer; procure andar descalça sempre que possível. Relaxa e fortalece a musculatura dos pés.
Se sentir ardor, descamação ou comichão procure um especialista, são sintomas de doenças provocadas por fungos e bactérias ou calosidades. Neste caso deve-se procurar ir a um dermatologista. Para todos os outros problemas de pés procure um podólogo.

Profissão completa 46 anos


Os mais de 305 mil administradores registrados do país comemoram no dia 9 de setembro, o Dia do Administrador. Este ano, a profissão completará 46 anos de regulamentação e motivos para celebrar não faltam. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2009 do Ministério da Educação (MEC), a Administração é o curso mais procurado no ensino superior. A pesquisa mostra, ainda, que o país tem mais de 800 mil alunos matriculados e, por ano, são formados cerca de 115 mil Administradores.
Maximização dos recursos, racionalização e eficiência no trabalho e redução de desperdício, são alguns dos conceitos aplicados que contribuíram para eclosão do capitalismo, que teve seu auge no Estados Unidos. No Brasil, a profissão é regulamentada no país por meio da Lei 4.769 de 1965, que criou, também, os Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs).
Profissional de múltiplas competências – O Administrador é o profissional é responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia da empresa pública ou privada.Ele atua em diversas áreas como comercial, logística, financeira, compras, recursos humanos, marketing, entre outras.

O abacaxi e suas combinações

Alimento barato, o abacaxi  é  rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio: manganês, potássio e ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável. Alem disso contém uma poderosa enzima, chamada bromelina. De acordo com as pesquisas, esta enzima pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e também contribui para uma boa digestão.  Sendo rico em fibras solúveis é ótimo para controlar os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, também é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial, anemias. Para quem quer perder peso, o abacaxi é importante, principalmente quem tem retenção de líquidos. Uma boa dica para quem gosta daquele churrasco, daquela picanha, é bom usar o abacaxi para acompanhar as carnes, pois ele  favorece a digestão.
Na culinária o abacaxi faz uma verdadeira revolução,  desde  as refeições frias e quente. Pode ser usado numa variedade de mousses, bolos, cremes, sorvetes, saladas, sucos, coqueteis e pratos quentes, como frango com abacaxi, costelas de porcos com abacaxi, carnes com abacaxi e muitos mais. Aliás, as combinações  só dependem  da  criatividade dos cozinheiros.

Contrato irregular

O TCDF determinou a instauração de uma Tomada de Contas Especial envolvendo todas as Diretorias Regionais de Ensino do Distrito Federal para apurar a extensão do prejuízo na execução do contrato n.º 35/08, entre a Secretaria de Estado de Educação e a UNIREPRO Serviços Tecnológicos Ltda, empresa especializada em reprodução de material gráfico (Processo N. 3255/10). A Corte de Contas ainda determinou a adoção dos procedimentos necessários para que a empresa seja considerada inidônea, nos termos do art. 88, inciso III, da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações).