sábado, 29 de setembro de 2012

Prova para Conselheiro Tutelar neste domingo

Apesar da polêmica, a prova para Coneselheiro Tutelar será realizada na Universidade Católica de Brasília (UCB), no Pistão Sul, em Taguatinga, neste domingo e terá três horas de duração, começando às 14h. Os candidatos devem chegar uma hora antes. Quem não alcançar a média de 50% da pontuação máxima da prova estará automaticamente eliminado.

O exame avaliará conhecimentos sobre: Constituição Federal de 1988, especialmente os artigos 204, 226 a 228; Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei de Convivência Familiar; Convenção sobre os Direitos da Criança; Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Após conseguir aprovação o conselheiro será selecionado por meiode eleição da comunidade onde o candidato se inscreveu que será realizadadia 2 de dezembro próximo.

Repensar a velhice

Para incentivar reflexões sobre o tema e auxiliar o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para esse público, a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) divulgou nesta sexta-feira (28) o Perfil da População Idosa do Distrito Federal.  O estudo, baseado no censo demográfico do IBGE de 2010, avaliou indicadores socioeconômicos delimitados por região administrativa.

A população de idosos no DF em 2010 era de 197,6 mil pessoas, sendo 57% do sexo feminino, o que justifica as ações de capacitação e promoção da saúde para esse público. Do total, 59,73% são de pessoas de 60 a 69 anos, 28,82% têm entre 70 e 79 anos, e 11,45%, 80 anos ou mais. “O idoso não pode ser encarado apenas como mais um cidadão. Ainda somos um país essencialmente jovem, mas, com o tempo, a população vai envelhecer”, ressaltou o secretário do Idoso, Ricardo Quirino.

A maior concentração de idosos está no Lago Sul, onde esse grupo compõe quase 20% da população. Ocupando a segunda e a terceira posição estão Lago Norte (15,28%) e Brasília (13,93%). Por outro lado, as regiões do SIA, SCIA-Estrutural, Itapoã, Varjão e São Sebastião registram os menores percentuais, que não chegam a 3%.

A promotora de Justiça da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Sandra de Oliveira Julião, reconheceu a relevância da pesquisa e destacou a importância do trabalho integrado. “Esse é o primeiro passo para tomarmos providências. É necessário que exista articulação entre todas as secretarias do governo, no desempenho de um trabalho planejado”, observou.

Saúde – No topo das preocupações da terceira idade, as demandas da área da Saúde exigem investimentos e ações efetivas de prevenção e atendimento. De acordo com o perfil, as doenças do aparelho circulatório lideram com 36,59% as causas de óbito entre os idosos. Em segundo lugar no ranking estão as neoplasias (tumores), que representam 21,86% dos casos. A terceira causa são as doenças do aparelho respiratório, com 12,91%.

Adeus Hebe Camargo!


Hebe Camargo morreu nesta madrugada, enquanto dormia. De acordo com a assessoria de imprensa, Hebe estava em sua casa, no bairro Morumbi, na capital paulista, quando sofreu uma parada respiratória. Ela tinha 83 anos e sofria de câncer no peritônio desde o início de 2010.

Empregadas domésticas não são maioria

A pesquisa foi apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na semana passada e demonstrou que as comerciárias assumiram a liderança do ranking das atividades desempenhadas pelas mulheres, empregando 7 milhões de brasileiras (17,6%). Em segundo lugar estão as trabalhadoras em educação, saúde e serviço social.
As empregadas domésticas, que sempre vinham no topo da lista como categoria que mais emprega mulheres no Brasil, apareceram em terceiro lugar. Essa categoria caiu de 6,7 milhões, há três anos, para 6,2 milhões no ano passado, correspondendo a 15,7% do total das trabalhadoras. Em 2009, o percentual de domésticas entre as trabalhadoras era 17%.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A Defesa Civil listou outras orientações para a população com as chegadas das chuvas:


Árvores: Não estacionar perto de árvores mais antigas. Não realizar o corte de galhos e da própria árvore sem autorização da administração regional.

Raios: Evitar ficar em lugares altos ou isolados quando houver descargas. Não andar de bicicleta quando houver raios. Não ficar próximo de cercas de arame.

Lixo: Evitar jogar lixo nas ruas para evitar erosões e entupimentos de bueiros, procedimento que se respeitado evita alagamentos e enchentes descontroladas.

Carros: Andar em velocidade reduzida. Verificar a qualidade dos pneus e para-brisas. Tomar cuidado com as pistas, que com as primeiras chuvas ficam muito escorregadias.

Água: Verificar água dos reservatórios depois chuvas e enchentes. Não passar por correntezas de inundações. As crianças não devem brincar em águas de enchentes, para não correr o risco de se machucarem.

Equipamentos elétricos: Se a casa estiver inundada e a água se aproximar de equipamentos elétricos, desligar os disjuntores. Se a casa não tiver disjuntores, sair imediatamente do local.

Limites para a poluição sonora


 
A Lei nº 4.092, de 30 de janeiro de 2008 que trata da poluição sonora no Distrito Federal finalmente foi regulamenta mês passado. Mas só a partir desta semana podemos observar as conseqüências das ações que vão ser desenvolvidas pelo governo local para coibir uma série de atitudes que colocam a saúde da população em risco. No  documento da regulamentação da lei esclarece os níveis permitidos do som nos variados ambientes e produzidos por geradores de ruídos, como carro de som, construção, trio elétrico, festas, carros particulares e tantas outras fontes. Detalha os níveis permitidos de pressão sonora, as autorizações para realização de atividades que geram ruído,  as infrações e penalidades aplicadas caso a lei seja descumprida.

Marlene de Souza, cabeleireira, moradora de Santa Maria, sofre há anos com as atividades realizadas por uma igreja evangélica perto de sua casa. “ Eles ligam o som dos instrumentos na maior altura, principalmente no dia de culto. Já fomos até a delegacia, mas não notei mudança. O som continua ensurdecedor. Estou tendo prejuízo, pois tenho um salão de beleza na minha casa e minhas clientes não aparecem no dia de ensaio. Agora com essa regulamentação vou novamente à Administração para ver se a igreja tem alvará. Mas vou pedir na Secretaria de meio Ambiente  para verificarem  a altura do som”, afirma a cabeleireira.

A pedagoga Antônia Santos, moradora de Ceilândia acredita que a lei vem corrigir um problema sério. Muitas pessoas têm a mania de abrir as portas de seus carros em determinado lugar com som potentíssimo. “ Aqui perto de casa tem um rapaz que faz isso, no final de semana e a gente fica sem escutar a TV e sem poder falar ao telefone. Não adianta pedir para abaixar o som,  pois ele diz que está de dia. Hoje sabemos que isso não é pemitido pela regulamentação da lei. Assim, vou tomar minhas providências”, adverte Antônia.

Segundo o subsecretário de Saúde Ambiental, Luiz Maranhão, o decreto de regulamentação  contempla  as atribuições de diversos órgãos governamentais no combate às emissões excessivas de ruídos. Aponta ainda, como cada uma das atividades geradoras de barulho que devem ser licenciadas ou autorizadas pelas administrações regionais. “Ao Detran-DF e a outros órgãos relacionados com a gestão das estradas de rodagem, por exemplo, caberá desenvolver programas e ações para controlar os níveis de ruídos emitidos no fluxo de veículos.Da mesma forma, será de competência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) adotar iniciativas para que a pressão sonora ocasionada por tráfego aéreo esteja de acordo com os níveis estabelecidos pela lei. Isso será possível com o apoio dos órgãos ambientais e de planejamento urbano”, justifica o subsecretário.


Amor Exigente: regras e limites com serenidade, coragem e sabedoria


Diariamente centenas de crianças e jovens  são atraídos para experimentar o fumo, a cocaína, o álcool e o crack. E a constência desse comportamento traz uma série de conseqüências para a família, como desestruturação e destruição do grupo familiar, repetição na escola, fuga de casa, desrespeito, violência, falta de motivação, abuso verbal, envolvimento com a polícia.

Com o objetivo de prevenir  e trabalhar contra as drogas, surgiu no Brasil, em 1985, o Programa Amor Exigente, por iniciativa do Pe. Haroldo J. Rahm, SJ um jesuíta texano, naturalizado brasileiro. Em 1987, Mara Sílvia C. de Menezes adaptou o programa ao contexto brasileiro e lançou várias edições do livro que se tornou leitura obrigatória para famílias que conhecem o grupo.

 Através de voluntariado, o Programa Amor Exigente, tem a proposta de desestimular a experimentação, o uso ou abuso do fumo, álcool e outras drogas, assim como lutar contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de transito e à corrupção em todas as suas formas.

A proposta  é um guia que na prática melhorar a maneira de viver e de administrar a convivência entre os seres humanos, com amor e disciplina, resgatando, pouco a pouco, o respeito, os valores morais e a espiritualidade, atualmente muito confundidos pela sociedade. É uma nova abordagem que enfatiza a mudança de comportamento de pais, professores, pedagogos, terapeutas, orientadores e voluntários em relação a jovens com problemas.

Nos grupos de Amor Exigente os pais percebem que abriram mão de suas vidas para viver a vida dos filhos. Eles precisam rever seus conceitos, modificar os seus hábitos, comportamento e estabelecer limites para si mesmo e para os seus filhos.
Quando os pais conseguem resgatar a sua auto-estima, sentem-se fortalecidos para chegar para o filho problema e dizer: “meu filho, te amamos muito, mas não vamos mais aceitar o teu comportamento inadequado”. A partir deste momento, os pais estarão mudando as regras de um jogo onde somente eles estavam perdendo. É onde regras e limites começaram a ser impostos com muita serenidade, coragem e sabedoria.


Os grupos de apoio de Amor Exigente são grupos de ação e não de consolação. Não são grupos terapêuticos e nem políticos ou religiosos. Neles são discutidos, semanalmente, a orientação para as situações apresentadas, bem como o acompanhamento do é  sugerido a cada membro. Os membros também traçam suas metas, que deverão ser analisadas individualmente e seguidas, dentro dos limites de cada um, para que haja uma verdadeira mudança interior e do contexto familiar e/ou escolar, através de adequadas tomadas de atitudes.

Existem grupos de Amor Exigente em 26 países, sendo que no Chile, na Colômbia e na Argentina é seguido o modelo brasileiro. No Brasil, é uma organização não governamental, representada por cerca de 1.000 grupos, em 21 estados, atendendo a cerca de 100 mil pessoas semanalmente.

Uma frase muito usada pela proposta resume a urgência da união de todos para entrarmos nessa luta até então desigual: "Ninguém põe a mão em um vespeiro, mas qualquer um pode matar uma vespa. Sozinhos estamos perdidos; em comunidade encontramos a força".

Pais reconhecem que é preciso lutar contra as drogas. Não é uma luta contra o traficante, mas contra o uso do produto que eles vendem. É uma luta de mercado e a função é diminuir a demanda; não para prejudicar os adversários, mas para salvar os jovens e as famílias.

Todos  sabem onde traficantes atuam - eles estão em todos os lugares e penetram nos lares através do telefone e de "amigos".

Para a professor André Veiga, muitos não enxergam que familiares estão envolvidos com drogas por medo. “A dificuldade  é reconhecer o uso entre os membros de nossa família ou de nossa escola. Todos nós conhecemos os sinais: o jovem mostra-se ora inquieto, ora deprimido, revoltado sempre. Na escola o aproveitamento decresce. Freqüenta bares e lanchonetes, e muda de amigos. Não há dinheiro que chegue. Pode começar a sumir coisas de casa e folhas de nossos talões de cheque, de preferência as do meio do talão. Trocam o dia pela noite ou deitam de madrugada e levantam ao meio dia”, alerta o professor que vi além: “ muitos conseguem manter um uso moderado anos a fio, conseguindo avançar nos estudos e até passando no vestibular, o que prejudica o reconhecimento do uso. Eles nos driblam, pais e professores. Contudo as conseqüências danosas aparecem mais cedo ou mais tarde e todos nós saímos perdendo.”

Procon-DF terá de trocar servidores comissionados por aprovados em concurso

 

Por unanimidade, o Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou ao Procon/DF e à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania que substituam os servidores comissionados que não exerçam funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão de defesa do consumidor. Eles darão lugar aos candidatos aprovados no concurso público realizado em 2011 (Edital nº 1/11-SEAP/PROCON). O prazo para a troca é de 60 dias (Decisão nº 71/2012).

O Processo 9947/2012 foi autuado no TCDF com base em uma denúncia recebida pela Ouvidoria da Corte. Segundo a acusação, foram preenchidos cargos comissionados no órgão de defesa, enquanto candidatos aprovados em concurso público aguardavam nomeação. Além disso, após a homologação do resultado da seleção, foram abertos mais quatro postos de atendimento.

Em resposta ao TCDF, o Procon-DF confirmou que há 143 servidores nomeados, dos quais apenas três têm vínculos com a Administração Pública (ou seja, que foram cedidos por outro órgão/entidade).


Alerta

No Brasil, 36% da população acima de 16 anos, ou seja, 50 milhões de pessoas nunca passaram por uma consulta oftalmológica. O alerta é do comitê científico do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO) que diz que a primeira consulta deve ser aos sete anos. O perigo é o glaucoma. Se diagnosticado cedo, tratamento evita a cegueira.
   

TJDFT reduz pena de Marcelo Bauer, que matou namorada há 25 anos


Na sessão realizada nesta quinta-feira, dia 27/9, os desembargadores da 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por unanimidade, deram parcial provimento ao recurso da defesa para diminuir de 18 para 14 anos a pena de prisão para Marcelo Bauer. No dia 11 de julho de 1987, Marcelo matou a namorada Thais Muniz Mendonça, com 19 golpes de faca e com um tiro, depois de tê-la asfixiado com substâncias tóxicas, por motivo de ciúmes.
O desembargador Roberval Belinati, relator do recurso, assinalou que, apesar da gravidade do crime, a redução da pena para 14 anos é direito do réu, porque somente uma circunstância judicial foi considerada desfavorável. “A fixação da pena em 18 anos pelo Tribunal do Júri de Brasília foi desproporcional”, esclareceu o desembargador.
O revisor do recurso, desembargador Silvânio Barbosa dos Santos, e o vogal, desembargador João Timóteo de Oliveira, acompanharam o voto do relator, concordando com a redução da pena para 14 anos.


A denúncia
O Ministério Público do Distrito Federal imputou a Marcelo Bauer a autoria do crime, nos seguintes termos:
“[...] Por contrariedades a desejos insopitados, ânsia de posse da pessoa amada e certeza da sua infelicidade ou infidelidade amorosa, o denunciado, anteriormente, pela futilidade do ciúme e também, por paradoxal que pareça, nutrido por sentimentos de vingança, já havia cometido várias ameaças e tentativas de sequestro e de morte contra a pessoa da infelicitada vítima: THAIS MUNIZ MENDONÇA.
Culminando a conduta delituosa do denunciado quando, no lapso de tempo compreendido entre as 11h45, aproximadamente, do dia 10/07/87 e o dia 11 (onze) do mesmo mês e ano, tal como se vê dos laudos de fls. 38/40 e 376/77, ele sequestrou a vítima no campus da Universidade Nacional de Brasília (UnB), naquele primeiro horário referido e, após asfixiá-la com substâncias tóxicas e deixá-la completamente desfalecida, puxou-a para o interior do seu veículo (VW Passat Surf, amarelo, ano de 78, placa AQ 6218-DF) e, no interior desse mesmo veículo, em lugar não preciso, fazendo uso de objeto perfuro-inciso, de maneira insidiosa e cruel, covardemente, desferiu contra ela, ainda inconsciente, 19 (dezenove) golpes abrangendo as regiões mamárias, infra-hiódes e carotidianas. Não parando aí o monstro a sua conduta selvagem e criminosa, pois, não bastasse já estar a vítima praticamente morta, haja vista que só o ferimento da carótida já poderia ser fatal, conduziu-a até local ermo em matagal existente nas proximidades da SQN 415, na direção do Lago Norte, com o intuito, ao que tudo faz crer, de ocultar o cadáver, arrastou-a pelas pernas em decúbito dorsal para o meio do mato, onde, sinistra e friamente, ainda disparou, à queima roupa, um tiro na região parietal esquerda da vítima THAIS MUNIZ MENDONÇA. Iniludivelmente, esse último ato da tragédia revelador de estar o indigitado criminoso ora denunciado possuído de uma desconcertante frieza assassina e intenso animus necandi, teve o fito da certeza do exaurimento da sua nefanda conduta delinquencial.
Tais lesões causaram a morte da vítima, que morta foi encontrada no meio desse matagal supra-aludido por bombeiros militares ao combaterem focos de fogo no local onde jazia o corpo da vítima. Incêndio esse que faz gerar a suspeita de ser de origem criminosa.
O veículo dentro do qual foi praticado o crime, bem como a pessoa do criminoso, estão misteriosamente desaparecidos. [...]”

Desejo de cumprir a pena
Em sustentação oral durante o julgamento, o advogado de Marcelo Bauer, João Costa, informou que o réu, depois da Dinamarca, para onde se deslocou logo após o crime, mudou-se para a Alemanha, onde adquiriu a cidadania alemã e constituiu família. Segundo o advogado, Marcelo nunca mais se envolveu com qualquer infração penal e hoje é um homem de família, trabalhador e deseja regressar ao Brasil para cumprir a pena e reorganizar a sua vida.

TJDF


CBO alerta para doenças oculares

No Brasil, 36% da população acima de 16 anos, ou seja, 50 milhões de pessoas nunca passaram por uma consulta oftalmológica. O alerta é do comitê científico do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO) que diz que a primeira consulta deve ser aos sete anos. O perigo é o glaucoma. Se diagnosticado cedo, tratamento evita a cegueira.

Vagas para festas de fim de ano

O comércio já se prepara para as vendas de fim de ano. As contratações de trabalhadores temporários para o período das festas deverão crescer 5,5% em relação ao ano passado. A maioria das novas vagas devem surgir, de acordo com a pesquisa, no setor do comércio (75%), e o restante, na indústria.

Mensalidade da escola particular pode subir 15%

Os pais de alunos devem preparar o bolso para o ano que vem. Segundo levantamento realizado pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenet), as mensalidades terão reajustes, em média, entre 10% e 15% nos estabelecimentos de ensino do país em 2013. Mas o salário do professor foi reajustado em menos de 6%.

Anel viário pode sair do papel

A ideia de construção de um anel viário no Distrito Federal é antiga, mas até hoje não se tornou realidade. Tem quem diga que agora ele sairá do papel. O anel viário seria uma obra providencial contra o tráfego de carros pesados, como caminhões, que dividem as pistas com automóveis e ônibus provocando congestionamento e transtornos diários na cidade.

Transporte urbano no foco

Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que moradores de neve regiões metropolitanas brasileiras comprometem cerca de 15% da renda com transporte urbano. Brasília não aparece entre as regiões pesquisadas.

Dirigir e falar ao celular é um hábito que não dá certo

 Certo é que o brasileiro é o tipo de pessoa versada em desobedecer, ou melhor, em burlar a lei. Mesmo existindo a tecnologia de falar ao telefone sem tirar as mãos do volante, dados do Detran-DF indicam que mais de 75 motorista acabam multados, por dia, por dirigir e falar ao celular.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MTE publica norma que regula medidas de proteção à mão de obra que trabalha em altura

 

Medidas de prevenção de acidentes e de proteção a pessoas que trabalham em locais com altura superior a 2 metros onde há risco de queda deverão ser tomadas por empresas de todos os setores a partir de hoje (27), com a entrada em vigor da Norma Regulamentadora (NR) 35 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A norma determina que toda empresa cujos funcionários se enquadram nessa situação de risco devem elaborar planos de análise e gestão para organização e adoção de técnicas que evitem acidentes em altura ou minimizem as consequências.
Até então, as medidas de proteção à mão de obra que trabalha em altura eram previstas em acordos específicos de cada categoria profissional, não abarcando o mercado de trabalho de forma geral. Empregados de setores como os da energia elétrica e o das telecomunicações ainda não estavam subordinados a nenhuma norma do MTE a esse respeito. O ministério estima que cerca de 40% dos acidentes de trabalho envolvam algum tipo de queda.
Para o presidente do Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal (Stiu-DF), Carlúcio de Oliveira, a norma será uma boa ferramenta para evitar acidentes e, principalmente, evitá-los, por meio de iniciativas de prevenção. O Stiu-DF reúne trabalhadores no setor elétrico, profissionais que diariamente entram em contato com redes de transmissão, fios eletrificados e transformadores.
“O nosso receio, no entanto, como em relação a várias outras normas, é que essa seja boa na escrita e não na prática. Muitos empregadores têm resistência em fazer o investimento em proteção".

Agência Brasil

TST manda empregados dos Correios voltarem ao trabalho

 

Após 16 dias de greve, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcionários dos Correios voltem ao trabalho a partir de amanhã (28), de acordo com o horário de cada funcionário. Os ministros da Seção de Dissídios Coletivos decidiram também que os trabalhadores deverão compensar os dias parados com trabalho extra em até seis meses.
Se o trabalho não for retomado amanhã, a multa fixada é de R$ 20 mil por dia. Os ministros decidiram ainda que os trabalhadores terão um aumento de 6,5% retroativo a agosto. Os Correios tinham proposto reajuste de 5,2%, mas a ministra Kátia Arruda, relatora do processo de dissídio ajuizado pela empresa, aumentou o percentual, para “preservar minimamente o poder aquisitivo dos trabalhadores”.

Cidades sem administradores


Já que Águas Claras é uma cidade conhecida como o maior canteiro de obras da América Latina, bem que poderia ter um administrador à sua altura. Há quem diga que o nome certo para essa missão seria o do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo. É um homem experiente e já comandou administrações como a de Taguatinga. Além disso, o governo se livraria de “encostos”. A propósito, Vicente Pires também está sem administrador.  O nome do porofessor Rodrigo de Paula está bastante cotado, pois foi reverendado pelo governador Agnelo, segundo fonte. 

Invasões estão monitoradas


Enganam-se quem pensam que o governo não está monitorando invasões em terras públicas do Distrito Federal. Áreas reincidentes, principalmente, estão na mira das autoridades. Foi o que aconteceu na quinta-feira, atrás do “Serejinho” (como é conhecido o Ginásio de Esporte) em Taguatinga, que é importante área de matas ciliares, amanheceu com um novo barraco e logo a polícia foi acionada ao local. É isso aí.

Indicação, imbróglio e Lamoglia


Que a indicação de nome para o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) é “uma jogada política” ninguém tem dúvida. Agora, atrelar indicação a “necessidade de o governo contar com um aliado no TCDF”, como tem enfatizado a mídia, isso é um desrespeito à imagem de um órgão que é fiscalizador das contas de governo. Já não bastasse o imbróglio que envolve Domingos Lamoglia, que pleiteia aposentadoria proporcional com apenas três meses de serviço na Casa.
 
Periscópio DFN

IPTU sobe, IPVA cai

Enquanto o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aumentará, no máximo, 5,38% no ano que vem, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ser menor para a maioria dos automóveis. O reajuste do IPTU equivale ao Índice Nacional de Preços (INPC) do período entre setembro de 2011 e agosto deste ano. O IPVA terá como base a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Priscópio DFN

Mídia impressa em alta no mundo

Nunca se leu tanto jornal impresso no mundo.  De acordo com pesquisa encomendada pela Associação Mundial de Jornais e Revista (WAN, na sigla inglesa), mais de 2,5 bilhões de pessoas recorrem ao diário impresso ao menos uma vez por semana. Outras 600 milhões adotam os formatos digitais para se informar. Somados os dois grupos, esse total significa mais da metade da população do Planeta. Supera também o número global de usuários da Internet.

* * * *

O grande fato é que no mundo, segundo a pesquisa da WAN, o veículo impresso comanda audiência e receita. No Brasil, as operações online rendem pouco. Por que, então, não se dá mais valor a quem sustenta hoje essa indústria? E mais, dos 600 milhões de leitores de jornais online detectados pelo estudo, 500 milhões responderam que consomem tanto o produto digital quanto o impresso. É isso aí. Viva o papel.
Periscópio DF Notícias

Sexta-feira da diversidade e cultura

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária promove, a partir de amanhã, dia 28, a Sexta-feira da Diversidade e Cultura, no estacionamento do Shopping Popular Brasília, ao lado da antiga Rodoferroviária, de 10h às 20h. O objetivo é dar espaço para a comercialização de produtos e serviços da economia solidária e divulgar o Shopping Popular Brasília, que hoje abriga centenas de empreendedores individuais e microempresários. As duas primeiras versões da “Sexta-Feira”, dias 28/9 e 5/10, serão promovidas em conjunto com o 1º. Festival do Fundo de Apoio à Cultura, com apresentações de grupos musicais.

Segundo o secretário da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, deputado Raad Massouh, os empreendimentos econômicos solidários que estarão na “Sexta-Feira da Diversidade e Cultura”, em sua maioria do ramo do artesanato e gastronomia, foram cadastrados pela Secretaria. “Chamamos os empreendedores, os artesãos e nossa proposta é dar espaço a quem hoje trabalha, tem bons produtos, mas não tem espaço para vender. Às sextas-feiras vamos unir cultura e comércio, movimentar esse mercado”.

Categorias correm atrás das promessas feitas pelo governo

Os policiais civis  do DF estão em greve por mais uma semana. Já vão quase 30 dias, e o governo não se dispõe a negociar. A conversa de que não tem dinheiro não convence mais. Nem a que policial é bem remunerado. As promessas não são cumpridas.
Façam as contas: salário inicial de R$ 7mil, descontados IR, INSS, líquido R$ 5,4. É muito? Não é. Esse servidor  tem curso superior, especialização. O investimento foi alto. O salário é baixo se comparados aos deputados , senadores, diretores de estatais, administradores regionais e outros por aí. Esse policial não pode exercer nenhuma outra função para complementar sua renda. Tem filhos que precisam ir para escola, pagam aluguel ou prestação de casa. É pouco. Ainda tem que exercer o trabalho de mais de um servidor. Condições de trabalho, péssimas.

Professores suspenderam a greve com a promessa para discutir o plano de carreira e equiparação salarial com outras categorias em setembro. Está acabando o mês e nada. Professor tem curso superior, especializações e ganha o menor salário dos servidores do GDF. E as condições de trabalho são péssimas.


Sem proposta, categoria permanece em greve


 
27/09/2012 - ASSEMBLEIA <br> Sem proposta, categoria permanece em greve
Os policiais civis do DF continuam em greve e aguardando um posicionamento do GDF. Esta foi a decisão da assembleia desta quarta-feira (26), que aconteceu em frente ao Palácio do Buriti. O presidente do Sinpol, Ciro de Freitas, e os vice-presidentes Luciano Marinho e André Rizzo falaram inicialmente que no decorrer da semana, como já esperado não houve qualquer contato por parte do governo: “O que nos disseram é que não seremos recebidos enquanto estivermos em greve. Então temos de continuar firmes e não cedermos a esse tipo de pressão”, afirmou Ciro, complementando que são três as pendências com a categoria: reestruturação de carreira, plano de saúde e a transformação/renomeação do cargo de agentes penitenciário.
Em relação à reclamação que a Procuradoria do DF protocolou junto ao Supremo Tribunal Superior (STF), contra a greve dos policiais civis, Ciro de Freitas comemorou o posicionamento do Tribunal, que manteve a legalidade do movimento: “O intuito do GDF é quea greve fosse decretada ilegal, mas como está sendo cumprida a decisão judicial, com 80% dos policiais trabalhando, o STF nos deu mais essa vitória, representando a segunda nesse período, sendo que a primeira foi a convocação do gestor do Fundo Constitucional”.

Gtop 34 apreende duas armas em menos de 2 horas


Ontem (26), por volta de 20h30, policiais militares do Gtop 34 patrulhavam o setor sul de Planaltina quando viram um menor em atitude suspeita. Feita a abordagem foi encontrado em sua cintura um revólver calibre 32 com duas munições.

Após registrarem esta ocorrência, já de volta ao patrulhamento nas ruas, por volta de 22h30, a mesma equipe de policias viu outro adolescente em uma bicicleta em atitude suspeita na quadra 5 da Vila Buritis. Os policiais o abordaram e em seu poder foi encontrado um revolver calibre 38 com cinco munições. Os dois infratores foram autuados pelo ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo.


Fonte: PMDF

Classe média é a que mais possui consumidores com o nome sujo, diz pesquisa

 

No Brasil, a classe C é a que mais possui consumidores com o nome sujo. Ao todo, 23% dos representantes desta classe têm alguma restrição ao crédito. No Brasil, 19% dos consumidores disseram que estão com o nome sujo.
Os dados fazem parte do estudo "Mercados - Endividamento e Inadimplência - Mitos e Verdades 2012", divulgado nesta quinta-feira (27) pela Boa Vista Serviços. A empresa administra o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), banco de dados com informações sobre pessoas e empresas devedoras.
Depois da classe C, aparecem as classes D e E, com 21% dos seus representantes com o nome sujo. Já nas classes A e B essa realidade aparece em menor percentual, sendo 5% e 13%, respectivamente.

UOL

Periscópio do DFN

Luiz Pitiman seria o canal

O deputado federal Luiz Pitiman (PMDB), que se elegeu com pouco mais de 51 mil votos, ajudado pelo coeficiente da legenda, está de namoro com o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Não por acaso, Pitiman esteve, semana passado, em Diamantina recebendo a Medalha Juscelino Kubitschek, por sugestão do senador. O fato é que os tucanos do DF estão sem representação política no Congresso. Pelo sim, pelo não, lideranças do PMDB local estão de olho.

Lago Paranoá está secando

O lago Paranoá é vítima em potencial da ocupação desordenada de terra no Distrito Federal. Especialistas estão dando o alerta e estimam a extinção do espelho d’água em um prazo de 20 anos, caso o ritmo de assoreamento atual seja mantido. O certo é que alguma coisa tem que ser feita para evitar esse desastre ecológico. É hora de frear as ambições desmedidas.

Os “herdeiros” de Vargas

Com um olho no padre e outro na missa, o PTB do senador Gim Argello sonha com uma aliança com o PDT do senador Cristovam Buarque para as eleições de 2014. O petebista sabe que o ex-governador de Brasília é um nome forte e tem votos. As trocas de paparicos no Senado evidenciam os fatos. Por enquanto, os supostos “herdeiros” de Vargas continuam firmes (e prestigiados) na base aliada ao governo de Agnelo Queiroz.

Recursos mal administrados

Águas Claras não é apenas aquela bela paisagem vertical que se observa de alguns pontos de Brasília. A cidade também tem periferia. Lá, sobram recursos para os eventos e convescotes, no entanto faltam para as obras de infraestrutura. Este ano, a administração já gastou R$ 3,8 milhões em atividades esportivas e cultural, enquanto investimento em urbanização foi de R$ 1,4 milhão.
Vicente Pires sem administrador

A Região Administrativa de Vicente Pires está há mais de dois meses sem administrador. O fato gera certa instabilidade para os moradores da cidade, uma vez que sem um titular fica mais fácil de enrolar os problemas, que já não são poucos e que devem aumentar quando as chuvas chegarem. A propósito, Águas Claras também está com a cadeira vaga.

Está russo para Serra e Haddad

O candidato do PRB à prefeitura de São Paulo, Celso Russomano, segue liderando com folga a disputada. De acordo com a pesquisa Ibope divulgada ele subiu de 31% pra 35% nas intenções de voto. Em segundo lugar, tecnicamente empatados e oscilando dentro da margem de erro, aparece o tucano José Serra (19%) e Fernando Haddad (PT), com 15%.

Fulô do Sertão recebe Renata Jambeiro



A noite de sexta-feira, 28 de setembro, será regada a muito samba, no Fulô do Sertão. O restaurante nordestino recebe a musa do gênero da capital federal: Renata Jambeiro. Na ocasião, Jambeiro exibe sucessos do seu DVD “Sambaluayê”. A apresentação tem início às 20h30. O couvert custa R$10.

 Não é por acaso que Renata Jambeiro é considerada uma das maiores representantes do samba da capital federal. Reconhecida nacionalmente como uma artista de performance, carisma e talento, a jovem de 29 anos já abriu apresentações de Jorge Aragão e Dudu Nobre e recebeu, em seu show, Dona Ivone Lara.

 Na música, Renata Jambeiro estreou aos 20 anos, apoiada por composições de grandes nomes do samba. Em 2007, lançou seu primeiro CD “Jambeiro”. Atualmente, recém chegada da África, a cantora se dedica à divulgação seu DVD, intitulado “Sambaluayê”. Em sua viagem à África, Renata se apresentou para os presidentes Lula e Guebuza em solenidade no palácio presidencial em Moçambique, realizando em seguida mais dois shows naquele país.

MPF/DF requer arquivamento de investigação contra Lula


O Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) requereu o arquivamento de procedimento investigatório criminal envolvendo o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação foi iniciada em maio deste ano, a partir do recebimento de notícia-crime apresentada pelos parlamentares Alvaro Fernandes Dias, José Agripino Maia, Rubens Bueno, Randolph Frederich Rodrigues Alves, Antonio Carlos Mendes Thame e Jarbas de Andrade Vasconcelos. No documento, os autores acusam Lula de praticar os seguintes crimes em conversa mantida com o ministro Gilmar: coação no curso do processo, tráfico de influência e corrupção ativa.
Os autores fundamentaram a denúncia em uma reportagem publicada em revista de circulação nacional, a qual relatava suposta pressão exercida por Lula sobre o ministro Gilmar Mendes, para adiar do julgamento da ação penal nº 470 (caso do “mensalão”). Segundo a matéria jornalística, Lula teria oferecido ao ministro “blindagem” na “CPI do Cachoeira”, dando a entender que tal favor seria prestado em troca do adiamento do julgamento.
Em nota à imprensa, publicada em maio, por meio do Instituto Lula, o ex-presidente demonstrou estar indignado e alegou que a versão da revista sobre o teor da conversa mantida com o ministro Gilmar é inverídica. A investigação do Ministério Público sobre o caso não apontou conduta criminosa por parte de Lula.

Eleitor tem até o final da tarde para pedir segunda via do título

 


 Quem perdeu o título de eleitor tem apenas até o final da tarde de hoje (27) para solicitar a segunda via do documento. O interessado deve comparecer ao cartório eleitoral com a carteira de identidade oficial com foto e com uma cópia, além do pedido para requisitar a segunda via do título de eleitor.
As eleições municipais de 2012 ocorrem no próximo dia 7, e o segundo turno, em 28 de outubro. Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 140 milhões de eleitores estão aptos para a escolha de prefeito e vereador.
Para votar, o eleitor não precisa apresentar o título. É necessário mostrar apenas um documento de identificação oficial com foto. O documento pode ser a carteira de identidade, a de Trabalho, a de habilitação, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive, a carteira de categoria profissional. As certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
Para as autoridades da Justiça Eleitoral, é fundamental, porém, que o eleitor confirme no título o número da seção e seu local de votação. Se o ele não puder votar, terá de justificar a ausência, identificando o número do título, para preenchimento do formulário.

Situação de catadores de lixo preocupa distritais

  
 
A situação de catadores de lixo que atuam no depósito do SLU da Asa Norte gerou preocupação entre os deputados distritais. O deputado Dr. Michel (PEN) alertou os colegas sobre as condições críticas a que estão sendo submetidos os catadores e recebeu o apoio de vários parlamentares. As presidentes das comissões de Assuntos Sociais e de Direitos Humanos, Liliane Roriz (PSD) e Celina Leão (PSD), respectivamente, se comprometeram a visitar o local e tentar solucionar os problemas.
De acordo com Dr. Michel, que esteve no local, os catadores estão passando por uma série de dificuldades, como falta de comida, de água e de banheiros no local. O problema se agravou nos últimos tempos porque houve uma redução de 20 para três caminhões de lixo por dia no depósito. Os catadores foram removidos das ruas e organizados em duas cooperativas. Michel cobrou uma intervenção do Executivo para resolver a questão.
A deputada Arlete Sampaio (PT) disse que uma comissão geral será realizada pela Câmara em breve com autoridades do GDF para discutir a Política de Resíduos Sólidos e os problemas que estão sendo enfrentados pelos catadores. Ela informou que a discussão será acelerada em função da gravidade dos problemas.
Plenário aprova indicação de Paulo Tadeu ao Tribunal de Contas do DF
O plenário da Câmara Legislativa aprovou, por unanimidade dos 23 deputados distritais presentes na votação, a indicação do deputado federal Paulo Tadeu (PT) ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) no início da noite desta quarta-feira (26). A votação ocorreu logo após os membros da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) sabatinarem o parlamentar em sessão extraordinária realizada no plenário da Casa. Paulo Tadeu foi escolhido pelo governador Agnelo Queiroz para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Ronaldo Costa Couto.
A arguição dos indicados ao TCDF é prevista na Lei Orgânica do Distrito Federal. Na reunião da CEOF, cada um dos cinco membros titulares da comissão questionou o deputado federal sobre sua capacidade técnica para assumir a vaga de conselheirose colheram suas opiniões sobre a relação do TCDF com o Poder Executivo.

Patrício reconhece trabalho de Wasny na Câmara Legislativa

 

  • Foto: Valcir Araújo/Arquivo



O deputado Patrício (PT) lamentou durante a sessão ordinária no plenário da Câmara Legislativa na última terça-feira (24), o pedido de saída da liderança do PT na Casa, pelo deputado Wasny de Roure. Durante seu aparte, Patrício disse ser uma perda para o governo e lembrou que foi um dos defensores da indicação de Wasny para a liderança. Para o presidente da Câmara o deputado Wasny teve papel importante na votação dos projetos de lei que estavam acumulados na Câmara há mais de 15 anos.

Que pena, Wasny!

O deputado distrital Wasny de Roure pediu para deixar  a liderança do PT na CLDF. É uma perda irreparável para o partido, para o governo, para a população do Distrito Federal. Wasny é um homem sério, hábil negociador. Muita gente torce para que chegue à presidência da Casa. Mas a política é um campo minado e os arranjos estão aí para provar.

Em outubro, médicos podem suspender atendimento

 
 Entre os dias 10 e 25 de outubro, médicos de todo o país participarão de protesto nacional contra os abusos cometidos pelos planos e seguros de saúde. Para marcar o início da mobilização nacional, os profissionais realizarão atos públicos (assembleias, caminhadas e concentrações) nos estados em 10 de outubro. A partir de então, com base em decisões tomadas em assembleias locais, a categoria pode suspender, por tempo determinado, consultas e outros procedimentos eletivos por meio de guias dos convênios - sem cobrança de valores adicionais - que serão definidos como alvo pelas assembleias. As mobilizações serão articuladas pelas Comissões Estaduais de Honorários Médicos.
"O movimento médico brasileiro tem buscado incessantemente o diálogo com as empresas da área de saúde suplementar, mas os avanços ainda são insatisfatórios. O que está em jogo é o exercício profissional de 170 mil médicos e a assistência a quase 48 milhões de pacientes", afirma Aloísio Tibiriça, 2ºvice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e coordenador da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (COMSU).
Para o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, a insatisfação de médicos e beneficiários de planos de saúde, confirmada por diversas pesquisas de opinião, chegou ao limite. "O sistema suplementar de saúde passa por crises e nós devemos buscar juntos as melhores soluções, especialmente as que contemplam melhorias e crescimento sustentável".
Conheça os cinco pontos da pauta de reivindicação da categoria médica:
1. Reajuste dos honorários de consultas e outros procedimentos, tendo como referência a CBHPM.
2. Inserção nos contratos de critério de reajuste, com índices definidos e periodicidade, por meio de negociação coletiva
3. Inserção nos contratos de critérios de descredenciamento
4. Resposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio de normativa, à proposta de contratualização, encaminhada pelas entidades médicas
5. Fim da intervenção antiética na autonomia da relação médico-paciente.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

CLDF debate uso de câmeras no monitoramento do DF

  
 
Está previsto para junho de 2013 o ínicio da primeira etapa de operação de um novo sistema de monitoramento do Distrito Federal, composto por 1600 câmeras que vão agir no combate à criminalidade e aos incêndios florestais. As câmeras contarão com softwares analíticos que poderão reconhecer faces humanas, placas de veículos e acusar o acontecimento de eventos inusitados, como objetos deixados em locais públicos. A implantação desse sistema, orçado em R$ 65 milhões, foi discutido na manhã desta segunda-feira (24), em audiência pública no plenário da Câmara.
O evento foi proposto pelo deputado Washington Mesquita (PSD). O parlamentear explicou em seu discurso que a intenção do projeto não é violar a privacidade da população, mas garantir o direito de ir e vir e a proteção da propriedade. "A maior parte dos delinquentes são oportunistas, as câmeras vão intimidar esse tipo de ação e dar agilidade à atuação das forças de segurnaça em pontos críticos", observou o parlamentar.
Quem apresentou o plano de monitoramento foi o subsecretário de modernização e tecnologia de segurança pública, Celso Neneve. O representante do GDF disse que as câmeras serão dispostas nos locais de maior criminalidade, em reservas e parques do DF. Em junho de 2013, o sistema de monitoramento começa com 835 câmeras de alta definição, fixas e móveis, e que estarão interligadas a centrais de monitoramento remoto instaladas em unidades da Polícia Militar, distribuídas na cidades do DF. "Teremos um olhar 24h que vai previnir a ocorrência de crimes e fornecer provas materiais para a investigação da polícia judiciária", afirmou Neneve.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Setrab qualifica artesãos e empreendedores


São oferecidas 450 vagas para artesanato nas seguintes áreas: artesanato em argila, bordado a mão e confecção de peças (decorativo e utilitário); e 300 vagas para empreendedorismo na área de comerciante varejista. As inscrições começam hoje (24.09) e vão até o dia 5 de outubro; podem ser feitas em qualquer uma das 18 agências do trabalhador em todo DF. O novo projeto faz parte do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) e é uma parceria entre a secretaria de Trabalho (Setrab) e o Ministério do Trabalho.

Os cursos serão realizados na Faculdade Dulcina de Moraes (Conic), de segunda a sexta-feira em três turnos: matutino, vespertino e noturno. Todos os cursos são de graça, com duração de 200 horas aula.
Os alunos receberão ainda auxílio-transporte, alimentação (lanche), material didático, uniforme e seguro de vida.

sábado, 22 de setembro de 2012

Evento de conscientização marca Dia Mundial pelo Fim da Crueldade e Exploração Animal em Brasília

 
Na segunda edição do Dia Mundial pelo Fim da Crueldade e Exploração Animal, organizado na capital federal pela rede de ativistas Libertação Animal Brasília, Maia foi um dos exemplos de casos de crueldades contra os animais.

Segundo a fisioterapeuta Catiucia Ferro, que adotou a cadela há cerca de um ano, Maia foi atropelada intencionalmente em um condomínio residencial na cidade satélite de Sobradinho. Ela teve fratura total da coluna, foi submetida a uma cirurgia, mas perdeu a sensibilidade em parte do corpo e não consegue mover as patas traseiras. Apesar de sua condição física, a cadela é ativa e feliz e é exemplo de superação.
“A maior lição que ela nos traz é a superação, que a gente tem que viver feliz independente da nossa condição física. Toda vez que me vejo triste, olho pra ela e o ânimo volta”, disse Catiucia.
Para evitar esse e outros tipo de violência e maus-tratos contra animais, foram distribuídos, durante o evento, folhetos orientando a população a contribuir para o bem-estar dos bichos.

Agência Brasil

GDF regulariza ocupação de becos em Ceilândia


 Moradores de cerca de 2,6 mil lotes em Ceilândia foram beneficiados, nesta sexta-feira, com a sanção, pelo governador Agnelo Queiroz, da chamada Lei dos Becos. A medida conclui importante etapa do processo de regularização de moradias erguidas em becos da cidade e abre caminho para a entrega de escrituras a seus ocupantes - policiais militares e civis e bombeiros do DF.

“Essa é uma luta antiga. É o resgate da cidadania das pessoas que moram nos becos. A partir dessa lei, os lotes serão transformados em unidades habitacionais regulares. Esse processo será lavrado com a entrega das escrituras, que darão autonomia jurídica aos moradores. Vamos trabalhar para entrega-las até dezembro”, garantiu o governador Agnelo Queiroz.

Aos primeiros moradores, que receberam autorização do governo para ocupação, os lotes serão doados. Àqueles que adquiriram o imóvel posteriormente, o lote será vendido a preço de terra nua, conforme avaliação do terreno à época da ocupação. Já os moradores dos 100 becos ocupados depois que o governo interrompeu a doação também deverão pagar preço de terra nua pelos terrenos.

Os imóveis que não forem legalizados segundo esses critérios serão objeto de licitação. Nesse caso, o valor correspondente às benfeitorias deverá ser ressarcido pelo vencedor da licitação diretamente ao ocupante. Os 600 becos da cidade ainda não ocupados deverão permanecer vazios.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Mais viaturas policiais nas ruas do DF

 A Polícia Militar do DF recebeu, nesta sexta-feira, do governador Agnelo Queiroz 36 micro-ônibus que serão utilizados no transporte dos policiais e dez jipes para patrulhamento rural. “Esse é mais um investimento na Segurança Pública do DF, especialmente na Polícia Militar, com mais viaturas, melhorias nas instalações, equipamentos e ampliação da tropa”,destacou o governador.

As novas aquisições custaram R$ 5 milhões e integram uma série de medidas do governo para fortalecer a Segurança Pública do DF. Entre elas, a entrega à PMDF de cerca de 300 veículos e dois helicópteros, além da inauguração de quartéis em Samambaia e no Gama. A construção de mais três batalhões deve ser retomada neste mês.

Novas ações –Ainda este ano, a corporação deve receber o reforço de mais 303 veículos. Eles serão utilizados, especialmente, no policiamento comunitário. Entre as novas viaturas, estarão dois blindados equipados com canhões de água, para a dispersão de tumultos e com capacidade para 22 homens. “Isso significa mais segurança para a população e para os próprios policiais”, afirmou o comandante-geral da PMDF, coronel Suamy Santana. O investimento previsto para essa aquisição é de R$ 30 milhões.

O comandante-geral da PMDF anunciou também que nas próximas semanas deve ser lançado novo edital para a contratação de mil policiais militares. A previsão é que eles estejam nas ruas a partir de fevereiro de 2013.

Estiveram na solenidade o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Rogério Leão; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Gilberto Lopes; o diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF, José Bezerra, entre outras autoridades civis e militares.

Para desafogar o trânsito?


Dois novos tipos de transporte poderão ser vistos em breve nas ruas de São Paulo. Um deles é curioso, pequeno e chama a atenção por onde quer que passe. Trata-se do primeiro tuk-tuk nacional, que aqui ganhou o nome de triciclo para dois passageiros e acaba de ser homologado no Brasil. O segundo vai promover grande impacto no transporte coletivo. Em novembro, deve ser entregue o primeiro monotrilho fabricado no País, que promete ser o maior do mundo em capacidade de passageiros.

Estado de S. Paulo

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Vai haver prova escrita para Conselheiro Tutelar


Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), de ontem , o edital com informações sobre o exame de conhecimentos específicos para habilitação de candidatos a Conselheiros Tutelares do Distrito Federal para o triênio 2013/2015.
De acordo com o edital, todos os candidatos inscritos no processo de escolha devem estar presentes no local da prova – Universidade Católica de Brasília (UCB) – às 13h, do dia 30 de setembro, uma hora antes do horário previsto para o início das provas, que terá duração de três horas.


Votações da quarta-feira , na CLDF

A Câmara aprovou seis projetos do Executivo na sessão ordinária desta quarta-feira (20). Entre eles, o projeto de lei 1103/2012, que fixa os valores da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) para 2013. A proposta traz uma novidade e isenta do pagamento da contribuição quem consome até 80 kilowats de energia elétrica. Segundo estimativas do GDF, a isenção deverá beneficiar cerca de 420 mil pessoas.
O projeto reajusta a CIP em 8% para os demais consumidores. O projeto foi aprovado por unanimidade, com 16 votos favoráveis e oito ausências e segue agora à sanção do governador Agnelo Queiroz.

Todos os demais projetos também tiveram sua tramitação concluída e seguem para sanção do governador. Como, por exemplo, o projeto de lei complementar 46/2012, que altera os valores cobrados por serviços realizados pela polícia civil, como laudos, perícias e vistorias entre outros. Segundo o líder do Governo, deputado Wasny de Roure (PT), a nova tabela foi feita para se adequar a legislação federal e representará uma redução de 5% nos valores médios cobrados.

Os deputados também aprovaram o projeto de lei 1006/2012, que ratifica o protocolo de intenções do consórcio público de manejo dos resíduos sólidos e das águas pluviais da região integrada do Distrito Federal e do Goiás.

Outro projeto aprovado, o PL 1092/2012, fixa os valores de referência que serão usados para a composição do cálculo da Taxa de Limpeza Urbana (TLP) de 2013. O valor da taxa ainda será definido até o final do ano.

A Câmara aprovou ainda o projeto de lei 1034/2012, que altera a lei 4.276/2008, que trata da oferta pública para liquidação antecipada dos contratos de financiamento com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Fundefe).

Também foi aprovado o projeto de lei 1086/2012, que abre crédito suplementar ao Orçamento do DF no valor de R$ 690 mil. Os recursos serão utilizados na realização de várias ações de órgãos governamentais.

Periscópio do Jornal DF Notícias


Eles só pensam em fatiar o poder

Pois é, todos querem uma fatia maior no poder. Não anda nada boa a relação entre Agnelo Queiroz e Tadeu Filippelli, no governo do DF. Segundo coluna on-line da Veja, além de todos os problemas de gestão, o vice está cada vez mais irritado com o loteamento generalizado de cargos para petistas na máquina eleitoral. Ele quer mais espaço no governo.

              * * *
Durma com esse barulho. Se, por um lado, é Filippelli que anda insatisfeito com Agnelo Queiroz, por outro é o presidente regional do PT, deputado federal Roberto Policarpo, que sinaliza: “Trabalhamos para colocar mais a cara do PT no governo”. Alô políticos, se é que existe amor por Brasília, trabalhem!

Periscópio Jornal DF Notícias

Triste realidade brasileira

Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que a violência urbana e o trânsito são os fatores que mais provocam mortes entre os jovens brasileiros. Os homicídios praticados na periferia das grandes cidades e os acidentes de trânsito lideram a lista no Mapa da Violência 2012, mas afetam realidades socialmente opostas.
 * * *
Se, por um lado, muitos jovens conseguiram escapar da violência urbana por terem conquistado acesso à educação e ao mercado de trabalho, o trânsito continua sendo uma preocupação global, porque mata em todo o país, principalmente as pessoas que se locomovem de moto.

Programa leva o saber para comunidades carentes


O projeto Bibliotecas Casa do Saber surgiu, em 2007, com o objetivo de levar a cultura impressa e digital às regiões mais carentes do Distrito Federal através da criação ou da reforma de 20 Bibliotecas Públicas denominadas Casa do Saber. Com o aumento da arrecadação de livros e o conhecimento mais apurado para a montagem das estruturas foi vislumbrada pela equipe do projeto a possibilidade de se inaugurar mais  unidades em todo o DF.

A motivação para iniciar a empreitada veio a partir do sucesso obtido pela Gasol Combustíveis e seus parceiros em campanhas sociais feitas ao longo dos últimos 10 anos, histórico que possibilitou adquirir experiência e amadurecimento de todos os envolvidos para realizar um trabalho mais complexo e importante que são as Bibliotecas Casa do Saber. O resultado dessas ações pontuais se tornou de grande expressão quando a arrecadação de donativos (roupas, brinquedos, comida e etc.), quebrou, e muito, todos os recordes nacionais.

Com a confiança da população em doar, as campanhas ganharam cada vez mais força e com esse apoio foi possível adquirir força para empreender na Casa do Saber.

A equipe de voluntários que faz a campanha de arrecadação de livros através de doações nos postos Gasol, lojas associadas à Associação Comercial do Distrito Federal, escolas parceiras e outros, utiliza todos os recursos possíveis para dar alto nível de qualidade às bibliotecas do programa.

No posto Gasol da 406 Sul fica a triagem da qualidade e utilidade dos livros, separação e catalogação feita por bibliotecários voluntários, e é dali que acontece a distribuição do material selecionado para as Bibliotecas da rede Casa do Saber, na medida em que elas se tornam apropriadas para recebê-los. Isso significa fazer a reparação predial, elétrica e mobiliar dos locais, bem como a instalação de equipamentos de informática com acesso à internet e programa de controle da biblioteca.

As cidades satélites e entorno, onde entregamos 100 bibliotecas, em 2011, foram às principais beneficiadas. A arrecadação já alcançou mais 2,5 milhões de livros, uma quantidade que garantiu uma seleção de qualidade dos volumes que foram doados para o projeto

Várias instituições como a ABDF Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, a Associação Comercial do Distrito Federal, o IBIT - Instituto Brasileiro de Inteligência Tecnológica, a Rede Record, a Marinha, entre outras, estão participando, inclusive com pessoal, para a conclusão das bibliotecas. O comprometimento dos mais de 80 voluntários de todas as instituições envolvidas é total e no centro de triagem da Gasol eles estão trabalhando com muita dedicação 8 horas por dia.

Com a compra e instalação de um terminal de computador para cada uma das bibliotecas, foi possível manter um sistema de controle para a utilização gratuita dos livros. O ganho das comunidades atendidas se mostrou imenso, o que fez nascer à discussão para promover a exportação do modelo Casa do Saber para prefeituras em todo o país na busca da construção de uma sociedade mais culta e justa.

A manutenção das estruturas não foi esquecida e um curso para a profissionalização de auxiliares de bibliotecas foi oferecido aos voluntários das regiões onde o projeto Casa do Saber já foi implantado. Dezenas de profissionais são formados a cada curso, o que dá toda estrutura profissional para administrar e otimizar os recursos das bibliotecas do projeto em favor do usuário final, principalmente crianças.

É muito importante destacar a intervenção do projeto nas unidades prisionais do Distrito Federal. São 10 bibliotecas instaladas entre o complexo da papuda, presídios de regime semi-aberto, presídio feminino e casas de recuperação de crianças e adolescentes infratores. Os usuários têm nos livros a sua maior fonte de conhecimento e lazer, trazendo o conforto da paz e a alegria.

O projeto já atendeu até outros países, como no caso de Angola que recebeu 20 mil livros. Mais além das fronteiras do Distrito Federal, foram instaladas bibliotecas nos estados do Goiás, do Maranhão e do Ceará.

O projeto Bibliotecas Casa do Saber que atende hoje cerca de 200.000 usuários por mês é vencedor. Mas ainda precisa da participação por meio de doações e colaboração direta de todos os setores da sociedade para se manter eficiente. É um movimento de grande importância já que ajudará a mostrar a todo o país que a iniciativa privada está plantando, através da cultura e educação, um futuro mais inteligente e promissor com a ferramenta mais poderosa do planeta: o conhecimento.

Segundo a Presidente da ABDF, Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, Iza Antunes, nunca houve um programa para levar bibliotecas de qualidade, com livros catalogados, atualizados e com treinamento específico para equipes de manutenção, como o promovido pelas instituições que compõem o corpo de voluntários do Projeto Bibliotecas do Saber.

Como ajudar

O programa está  recebendo doações de livros em boa qualidade para a montagem de novas bibliotecas, especialmente infantis. Em todo o Distrito Federal temos condições de recolher o material. Tel: 0800 61 4553 ou (61) 3217 8545.

Assembleia dos policiais civis DF

SECRETARIA CANCELA REUNIÃO DESTA QUINTA-FEIRA (20)
A Secretaria de Administração do GDF cancelou a reunião marcada para esta quinta-feira (20) e ficou de agendar uma nova para a próxima semana. Diante disso, está confirmada a reunião com os representantes sindicais para as 9h30 desta sexta-feira (21) na Sede do Sinpol e a assembleia geral da categoria às 15h, também nesta sexta, em frente ao Palácio do Buriti.

Reunião de negociação

Neste momento está havendo reunião de negociação do Sindicato dos Bancários e o BRB. Vamos esperar.
No terceiro dia de greve adesão de 90% da categoria em Brasília.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

• Dia Mundial contra a Crueldade Animal em BRASÍLIA

A segunda edição do Dia Mundial Pelo Fim da Crueldade e Exploração Animal (Weeac)  será realizada dia 22 de setembro de 2012, sábado, em frente à Fonte Luminosa da Torre de TV.
Haverá distribuição de material informativo, como cartilhas e flyers - todos eles possuindo como tema a exploração animal, principal mote do evento. Serão realizadas atividades lúdicas para crianças, artísticas para o público em geral, além de uma banquinha de comida vegana que servirá salgados e doces preparados sem qualquer produto de origem animal para degustação dos ali presentes.
No encerramento, às 19 horas, será realizada uma vigília silenciosa, em consonância com as recomendações feitas pela organização da Weeac em nível mundial. Cada cidade participante acenderá uma vela simbolizando um grande luto pelos bilhões de animais que são explorados e mortos para os mais variados interesses humanos.
Informações no blog www.weeac-brasilia.blogspot.com.

Audiência Pública


Baile do Professor do Sinproep


Ações da Semana do Trânsito no Parque da Cidade


Com o tema “Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal abriu, ontem, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2012.
O evento vai até 25 de setembro, em cumprimento ao artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Todas as atividades são abertas à participação do público, no horário das 8h30 às 17h30 (de segunda a sexta-feira), e de 8h30 às 13h (sábado e domingo).
A Semana Nacional do Trânsito deste ano, conta com a participação de vários órgãos e entidades públicas e privadas que apresentarão palestras educativas, exposições, programas e projetos que têm o objetivo de estimular a reflexão sobre comportamentos adequados pelos usuários das vias públicas, com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro.

A programação também inclui a apresentação de peças de teatro, blitzes educativas de trânsito, ações educativas nos bares da cidade, oficinas de atualização de legislação de trânsito, passeios ciclístico e motociclístico, palestras sobre o combate ao uso de drogas, o medo de dirigir, exposição e sobrevoo do helicóptero do Detran.

Para educar e animar a criançada – e também os adultos – no local podem ser encontrados espaços com jogos educativos de trânsito, minicidade,onde podem ser vivenciados momentos de atravessar a faixa de pedestres e outras situações do dia  adia, brincadeiras com o jogotran e girotran, mesinhas de pinturas e desenhos, cineminha de trânsito, intervenções lúdicas com bonecos da família Detran, além de aeronaves, viaturas do Detran, da PM e do Corpo de Bombeiros.

Senac inaugura restaurante-escola no Setor Comercial Sul

 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF) vai inaugurar o seu primeiro restaurante e lanchonete-escola próprios. O empreendimento, chamado Senac Gastronomia, está localizado no Setor Comercial Sul, na Quadra 6, no térreo do edifício Jessé Freire. A abertura será realizada ao público no dia 26, próxima quarta-feira. O restaurante funcionará de segunda a sexta-feira, para almoço, das 11h30 às 15h. A lanchonete atenderá nos mesmos dias, das 7h30 às 21h.

 Os espaços pedagógicos, como o restaurante e a lanchonete-escola, são ambientes onde os alunos dos cursos profissionalizantes exercitarão a prática profissional. O Senac já possui dois restaurantes em parceria com órgãos públicos e duas lanchonetes em unidades da instituição.

 No Senac Gastronomia, o estágio será supervisionado por seis instrutores que farão correções e avaliações do desempenho do aluno. Serão recebidos estudantes de vários cursos da área, como: Técnico em Gastronomia, Técnico em Eventos, Técnico em Panificação e Técnico em Confeitaria. O espaço tem capacidade para receber até 60 estagiários.

Além dos alunos e instrutores, trabalharão diretamente nos dois ambientes mais de 30 profissionais, para atender ao público. A capacidade do restaurante é de 600 refeições por dia, com 132 lugares. A lanchonete servirá mais de 500 pessoas. O ambiente possui dois andares, com 323 metros quadrados no total.

Pasteur amplia unidade na Asa Sul

Pensando sempre no conforto dos clientes, o Pasteur Medicina Diagnóstica acaba de reformar sua unidade no Edifício Medical Center, na 716 Sul. Para a população conhecer o novo ambiente e se informar dos serviços disponíveis, o laboratório oferece hoje, 19 de setembro, às 16h, na própria unidade, um coffee break ao som de música ao vivo. O presidente da DASA, Dickson Tangerino, e o diretor regional, Edmar Miniacci, prestigiarão o evento.

 A unidade, instalada no térreo para atender pacientes idosos e com necessidades especiais, possui mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica, curva glicêmica, coleta infantil, cápsula endoscópica, entre outros. Além disso, a comunidade terá acesso aos projetos Pasteur Popular, que oferece exames com valores acessíveis a todas as classes sociais e o Melhor Idade, que proporciona atendimento diferenciado para idosos e uma série de vantagens, como a coleta domiciliar gratuita e descontos especiais no valor dos exames. “Ampliamos a unidade para atender o cliente cada vez melhor. Sem contar os projetos, que só reforçam nossa proposta de levar aos moradores um alto padrão de atendimento sem que isto pese no bolso deles”, comenta Lílian Marques, gerente de atendimento do Pasteur.