terça-feira, 30 de outubro de 2012

Termina amanhã a quarta edição do Festival Sabor Suíno


Realizado pela Associação e Sindicato dos Criadores de Suínos do Distrito Federal, o
já consagrado festival gastronômico Sabor Suíno teve início dia 10  de outubro.
Sob a leitura dos grandes chefs da cidade o Festival Sabor Suíno
apresenta aos consumidores pratos elaborados com os melhores cortes da carne suína. As
receitas foram desenvolvidas especialmente para o evento por 44 renomados restaurantes da
cidade, que oferecerão em seus cardápios, pratos exclusivos à base de carne suína, explorando
seu sabor e versatilidade. As criações levam como ingredientes a picanha, alcatra, lombo, prime
rib e filé mignon, entre outras variedades, e com os preços promocionais de R$ 24,90 e R$
34,90.
Realizado pela Associação e Sindicato dos Criadores de Suínos do Distrito Federal
(DFSuin & SINDISUÍNOS), em parceria com o Sebrae-DF, a Abrasel-DF e o Sindhobar, o
Sabor Suíno está em sua quarta edição. “O festival tem crescido a cada ano e temos atingido
nosso objetivo, que é desmistificar os preconceitos da carne suína e prestar um serviço ao
consumidor, oferecendo um produto versátil, saudável e extremamente saboroso”, ressalta o
presidente da DFSuin, Alexandre Cenci.
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) apontou
que 49% dos brasileiros preferem o sabor da carne suína. No entanto, apesar da preferência, o
país possui um baixo consumo per capita do produto, 15,1 kg, sendo que a carne suína é a
proteína animal mais consumida em todo o mundo – 39% do total.
Para o festival foi realizada uma parceria com alguns frigoríficos da cidade para que os
cortes fossem comercializados com até 20% de desconto. Além disso, o SEBRAE/DF está
oferecendo o apoio necessário para estimular a demanda dos pratos do evento.
O Festival termina amanhã.

Líder Coach

No dia 22 de novembro, o coach Homero Reis, especialista em coaching ontológico no Brasil e sócio-diretor da Homero Reis e Consultores, realiza o curso Líder Coach, em Brasília. Voltado para gestores e profissionais que desejam aperfeiçoar suas competências, o programa apresenta simulações e estudos de caso que ajudam esses profissionais a desenvolverem ainda mais suas habilidades de liderança e gestão. De acordo com Reis, essa modalidade de Líder Coach é um processo que ajuda a equipar as pessoas com as ferramentas, conhecimento e oportunidades necessárias para desenvolver habilidades e tornar mais efetivo e eficaz o resultado desejado. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 61. 3034-7414.

Fazendo gente


FAZENDO GENTEÓ

a história de um desejo

por Homero Reis

 

Fazer gente é uma vontade atávica da humanidade. Não sei se motivada pelo “crescei e multiplicai-vos”, ou se por alguma vontade oculta de ser Deus. O fato é que vivemos numa constante busca de fazer gente que nos sirva, ou que sirva para fazer coisas para nós. Com o vertiginoso desenvolvimento da tecnologia, surgem os robôs – atualmente a forma mais próxima de reproduzir gente fora dos domínios biológicos. Os robôs em sua natureza são servos dos humanos – uma forma escamoteada de fazer escravos. 

Em suma, um robô obedece, não questiona, não tem vontade. Serve apenas. Isso, embora seja um “sonho de consumo”, esconde algumas questões sérias sobre a natureza humana. Pergunto-me em que nos tornaríamos quando todas as nossas ordens e vontades fossem cumpridas? Pergunto-me, também, como seriam nossos relacionamentos se os que nos cercam nos vissem como Senhores Absolutos? Tenho medo das respostas. O fato é que os relacionamentos entre seres igualmente autônomos, legítimos, livres e diferentes produzem um certo nível de tensão fundamental para a educação relacional e desenvolvimento social.

Na literatura mundial há um clássico conto infanto-juvenil, As Aventuras de Pinóquio, que discute esse tema com muita propriedade.

Escrito pelo italiano Carlo Collodi (Florença, 1881) narra a história de Gepeto, “um carpinteiro fazedor de relógios e brinquedos” que, na ânsia de ter um filho, constrói, a partir de um pedaço de madeira, um boneco com características humanas, mas que continua sendo um boneco. Gepeto não constrói um ser para servi-lo, mas para compartilhar de sua vida. Um ser cuja finalidade é aprender a ser humano e integrar-se à humanidade compartindo afeto e companheirismo. Pinóquio é criado boneco, mas tem que aprender a ser humano.

Numa noite estrelada, Gepeto pede à Fada Azul que dê vida a Pinóquio. Começa, então, uma fantástica aventura que vai testar a coragem, a lealdade e a honestidade do boneco, virtudes que ele tem que aprender para se tornar um menino de verdade. Pinóquio não consegue passar imune por inúmeras confusões, inclusive ficando preso na barriga de uma baleia, de onde, num ato de coragem e bravura, foge, salvando Gepeto. Isso lhe é atribuído como a maior virtude e, em recompensa, a Fada lhe transforma em um menino de verdade. Não preciso dizer que o conto termina com um “foram felizes para sempre...”.

O fio condutor da narrativa é, no entanto, muito simples – o que nos torna humanos? Pinóquio nasce da capacidade criadora de Gepeto, mas para se tornar humano necessita libertar-se do seu criador para aprender as virtudes humanizantes. Há, na vida de Pinóquio uma forte tensão entre o que ele deseja fazer e o que consegue fazer, numa luta reveladora do conflito entre o espirito e a carne tão comum no discurso cristão. Nas mais diversas situações vividas pelo personagem, há sempre uma busca pela “verdade” em contrapartida aos interesses pessoais. Seu nariz cresce com a mentira e ele descobre-se normal quanto mais é verdadeiro. E assim a trama vai se construindo até que Pinóquio, pela natureza de suas escolhas e não pela capacidade de realizá-las, adquire o direito de ser humano. Sem se culpar pelo que não é, ele vive a aventura de construir-se humano.

A história de Pinóquio denuncia muito do que acontece conosco. Nascemos biologicamente, mas é na aprendizagem e nas escolhas que fazemos que vamos nos construindo humanos. Somos humanos mais pela possibilidade de escolher, do que por virtudes intrínsecas que julgamos nos acompanhar como se fossem heranças genéticas; somos humanos mais pela capacidade de aprender, do que por nos julgarmos mais especiais que os outros seres; somos mais humanos porque estamos em construção, do que por nos julgarmos perfeitos. O boneco vira gente não pela ação de Gepeto, mas por si mesmo ao viver os conflitos naturais da vida e fazer escolhas nem sempre certas, mas sempre honestas e íntegras. Assim também deve ser conosco. Aprender a fazer escolhas, mesmo que difíceis, mas que nos tornam seres que compartilham a vida em toda a sua plenitude, é mais sábio do que construir “seres” para servir às nossas próprias vaidades.

Pesquisadora descobre potencial medicinal da amêndoa de baru


Mais que uma iguaria saborosa e nutritiva, o baru – fruto castanho do Cerrado pouco conhecido no país – tem alto potencial antioxidante e, como resultado, poder para combater processos inflamatórios e doenças crônicas e degenerativas, como câncer, hipertensão, diabetes, artrite e enfermidades cardiovasculares. A descoberta, da cientista de alimentos, Miriam Rejane Bonilla Lemos, é relatada em estudo desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas.

A partir da análise de compostos bioativos em amêndoas de baru, a pesquisadora comprovou a eficiência desses fitoquímicos no controle dos radicais livres – principais responsáveis por inúmeras enfermidades. “Nossos estudos em laboratório acusaram esses grupos com reconhecida ação contra as moléculas causadoras do estresse oxidativo”, explica. “Os fitoquímicos contribuem como potentes agentes preventivos de doenças graves”, complementa Miriam.
A pesquisadora descobriu também que os óleos da amêndoa do baru são mais ricos em ômega 3, 6 e 9, com 81% de ácidos graxos insaturados que os próprios peixes, tão recomendados em dietas saudáveis. “Em relação a seu potencial oxidativo, na família de leguminosas – pistache, amendoim, noz, macadâmia –, sem dúvida alguma, a amêndoa do baru se sobressai”, diz.

De acordo com a orientadora do estudo, Egle Machado Siqueira, professora da Faculdade de Ciências da Saúde, “a pesquisa é um pontapé inicial no reconhecimento das propriedades farmacológicas do baru, geralmente mais estudado em seus aspectos nutricionais”. Para ela, a identificação de altos níveis de fenólicos, antioxidantes mais poderosos que as vitaminas C e E, constitui, sem dúvida, uma grande contribuição científica. O estudo foi co-orientado pelo professor Rui Carlos Zambiazi.

Tais estudos complementam outra pesquisa realizada sob sua orientação, que demonstrou que o consumo diário de amêndoa do baru reduz o estresse oxidativo induzido em ratos. “Já que foi mostrado que esses roedores tratados com ração a base de baru tiveram seus fígados, baços e outros órgãos protegidos, deduzimos, a partir de outros exames in vitro, que esses princípios bioativos funcionam como significativos protetores, especialmente devido às suas ações antiinflamatórias”, reforça Miriam.
Cerrado– Outro ponto positivo da pesquisa apontado pela professora Egle é a valorização do Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, “flora ainda pouco notada em seu potencial produtivo”, de acordo com o estudo.
Para Miriam Bonilla, o governo deve conferir mais atenção política a esse rico e diversificado patrimônio genético. “Apesar de toda essa riqueza, ao longo dos últimos anos, o cerrado vem passando por inúmeras e criminosas devastações, e a degradação ambiental ameaça um acervo inestimável do ponto de vista biológico”, diz, aproveitando para defender a utilização racional da matéria prima e um “extrativismo consciente e controlado, ação a ser conduzida pelo poder público”.

Agência UnB

 

Reumatismo

O reumatismo é o nome popular dado a um grupo de mais de 100 doenças que atinge os músculos, ossos e articulações, e às doenças reumáticas que afetam o coração, rins e até mesmo o sangue. Entre os tipos de reumatismo mais comuns estão: artrite, artrose, bursite, febre reumática, dor nas costas, lúpus,fibromialgia, capsulite adesiva, espondilite anquilosante, gota e tendinite.

O reumatismo não atinge somente os idosos podendo atingir até mesmo as crianças, mas a verdade é que as chances de sofrer com algum tipo de reumatismo aumenta à medida que a idade avança.
Sintomas de reumatismo

Os sintomas do reumatismo vão variar conforme a doença, mas eles podem incluir: dor nas juntas (articulações), dor no membro, dificuldade em realizar movimentos, falta de força muscular e outros.
Tratamento para reumatismo

O tratamento para o reumatismo vai depender da doença em questão, mas geralmente é feito com a ingestão de medicamentos para o controle da dor e da inflamação, e fisioterapia. A fisioterapia é muito importante para trazer alívio dos sintomas e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Quem sofre de reumatismo deve conhecer muito bem a doença para participar ativamente do protocolo de tratamento a fim de melhorar o seu bem estar físico e emocional.

Fisioterapia

A fisioterapia é uma das formas de tratamento para o reumatismo que consiste no uso de aparelhos de fisioterapia, bolsas de água morna ou fria e exercícios que visam manter ou recuperar a mobilidade das juntas e articulações, sendo seu principal foco combater a dor.

Além das técnicas mencionadas acima a prática de hidroterapia, hidroginástica e natação são também bons recursos terapêuticos que auxiliam no tratamento do reumatismo. Este tipo de tratamento deve ser realizado de 3 a 4 vezes por semana até que o paciente consiga realizar suas atividades de vida diária sozinho com alguma facilidade.

Dependendo da doença, o tratamento pode ser muito demorado e a melhora igualmente lenta, mas se o paciente não realizar estes tratamentos a doença poderá evoluir e tornar o seu dia a dia mais difícil.

Ter uma dieta equilibrada, estar dentro do peso ideal e praticar algum tipo de atividade física diminuem o risco do indivíduo sofrer de reumatismo na vida futura e, diminui o tempo de tratamento, caso ele seja diagnosticado com a doença.

 

 

Vou sem táxi


Embarcar num ônibus após o expediente do trabalho é tarefa difícil no Distrito Federal, pois existem poucos ônibus e quando passam, estão lotados. Mas tarefa impossível é encontrar um táxi vazio na rua, principalmente no centro de Brasília e cidades satélites. A maioria  dos taxistas prefere circular no Plano Piloto.

Maria Leila de Jesus, moradora de Taguatinga Sul, quando precisa de táxi sempre apela para o telefone do ponto de táxi do centro da cidade. “ É quase impossível se encontrar um táxi aqui nas quadras da Avenida Comercial Sul. Quando aparecem estão cheios ou já vão apanhar algum passageiro. Quando chamamos taxista que atende rádio táxi nunca tem disponível”, explica a dona de casa que reclama : “antigamente existiam ponto de táxi em vários pontos da cidade, mas parece que eles foram desativados ou que o número de táxi diminuiu”.
Para o empresário Odilon Rodrigues que vem a Brasília a trabalho pelo menos uma vez por mês, encontrar táxis com facilidade  só no Aeroporto. “ Fora o Aeroporto, táxi só por meio de rádio táxi, porém no horário de rush e quando chove, a espera é longa”, chama atenção o empresário e compara  o problema a outras cidades: “ em outras capitais o número de táxi é bem maior e o atendimento é rápido. Viajo para o Rio, São Paulo, Salvador, para o Sul e não encontro a dificuldade  que encontro aqui”.

Segundo a presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetáxi), Maria do Bonfim, Mariazinha, a frota de táxi é a mesma há 30 anos. “ Até as permissões de taxistas que morreram, o governo proíbe que parentes as usem  ou que os carros sejam trocados. O carro não pode circular, deve ficar parado. Estamos esperando a concessão de novas permissões, discutir os problemas da categoria com o governador, mas ainda não houve oportunidade. Queremos que o governador ouça as preocupações do sindicato para juntos buscarmos uma solução”, pondera Mariazinha.
A presidente do Sindicato dos Taxistas afirma que tem recebido várias denúncias de que alguns pontos de táxi estão sendo usados para outras atividades confirmando assim  informações recebidas por nossa reportagem. “ O sindicato não concorda com tal atitude, pois os pontos de táxi só podem ser usados  exclusivamente para atividade de abrigar o trabalhador que está esperando ser convocado para atender o passageiro”, ratifica Mariazinha. Quem faz essa fiscalização

“Com a proximidade dos eventos da Copa das Confederações e do Mundo se não mudar o quadro,  podemos esperar reclamações dos turistas , dos participantes dos eventos”, adverte o taxista João Melo. João ainda contesta a afirmação de que não tem táxis circulando: “ a gasolina está cara e  a falta de segurança nos impede de ficar circulando pela cidade. Gastamos muito E o preço da tarifa em Brasília está muito  baixa em relação a outros estados”.
De acordo com informações  da empresa Alfredo Com. de Taxímetro Ltda., aferidor e verificador periódico de todas as tarifas de táxi do país, o Distrito Federal, Amapá, Goiás, Paraná, Roraima e Rondônia não aumentaram as tarifas  e  somente Amapá, Mato Grosso, Roraima e Rondônia têm tarifas mais baixas que o Distrito Federal.

 “Brasília precisa corrigir o transporte  em geral. Tudo está operando com deficiência. Ônibus quebram, o Metrô para, engarrafamentos todo dia , há poucos táxis. Como vamos recepcionar o pessoal durante as copas?”, questiona a funcionária públicaTaiza do Amaral.

O Secretaria de Transportes  do Distrito Federal diz que vai está previsto fazer um estudo para abrir uma licitação para 640 novas permissões para taxistas, no ano que vem, mas ainda não há data prevista. E o aumento da tarifa deverá ser anunciada para breve, será em torno de 18% a 22%.

 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Excesso de açúcar leva ao envelhecimento precoce

 Na mesa do café da manhã, no preparo da sobremesa, no lanche da tarde ou na petiscada antes de dormir, o açúcar é o queridinho da mesa. É incrível como a vida fica mais doce com simples pedrinhas brancas e cristalizadas. Mas nada em excesso é bom, nem mesmo o constituinte principal de doces. Como um grupo de carboidratos simples, além de contribuir com as gorduras localizadas, acelera o envelhecimento da pele por meio de glicação.
Como o nome já diz, tal processo consiste em uma reação química complexa decorrente da interação entre o açúcar e as proteínas, ou seja, a dificuldade do organismo em digerir o açúcar, comprometendo as funções das células, de modo que elas se tornem menos flexíveis e elásticas.
Para a empresária e esteticista da marca francesa Anna Pegova, de Brasília, Sônia Cartaxo, a alimentação adequada contribui para uma pele bonita e firme. “É sempre bom frisar que cosmético não é milagre se a pessoa não colabora com seu efeito prolongado. Visitar um dermatologista e uma clínica de estética são meios de avaliar a cútis, adequando o tratamento à real necessidade da pele’’, ressalta.
Em contrapartida aos malefícios da sacarose, o mercado de beleza investiu no ácido hialurônico, substância usada no preenchimento de rugas e olheiras. Neste sentido, o ativo usado por Anna Pegova é de qualidade farmacêutica e não é de origem animal. Por ser parte integrante da pele, não é reconhecido pelo organismo como um corpo estranho.
“O ácido hialurônico é um elemento fundamental na hidratação da pele. É um captador e fixador de água, capaz de reter até mil vezes seu peso em água. O aumento de seu volume contribui para diminuir a aparência das rugas’’, revela a empresária. Sônia ainda acrescenta que ele melhora o aspecto do rosto e a elasticidade da epiderme. “Sua produção diminui com a idade, deixando a pele afinar e perder a tonicidade, facilitando a marcação das rugas’’.

Trabalhadores comemoram Dia do Comerciário

Nesta terça-feira, dia 30 de outubro, será comemorado o Dia do Comerciário. A data representa um fator histórico para a categoria, já que no dia 30 de outubro de 1932 foi publicado o decreto-lei 4.042, que reduziu a carga horária escrava de 12 horas diárias, para 8 horas.
A profissão de comerciário é uma das mais antigas do mundo e um dos setores que mais contribui para o crescimento econômico do país. Estima-se que existam mais de 200 mil trabalhadores no comércio.

Dia Mundial da Psoríase

No Dia Mundial da Psoríase, comemorado hoje (29), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu uma campanha de conscientização na Praça Marechal Floriano, na Cinelândia, no centro da capital fluminense. A iniciativa tem como objetivo combater o preconceito e explicar que a doença não é contagiosa.
Com o tema Curta, Abrace e Compartilhe: Psoríase não É Contagiosa. Respeito É, a campanha deste ano teve a participação de profissionais da saúde, voluntários e pacientes, que distribuíram folhetos explicativos e tiraram dúvidas da população.
A presidenta da Associação dos Amigos e Portadores de Psoríase do Rio de Janeiro (Psorierj), Shirley Fátima Delgado, disse que as maiores dificuldades para os portadores da doença são o acesso a tratamentos novos e seguros, como a terapia biológica, o preconceito e o custo dos medicamentos. “Nós estamos lutando pela inclusão do tratamento biológico no SUS [Sistema Único de Saúde], já que os remédios são de alto custo. Este tratamento é feito por meio de uma vacina e de pomadas, que são muito caras”, explicou.
A associação, que tem quase mil membros, promove encontros gratuitos no prédio da Sociedade de Medicina e Cirurgia, no centro do Rio, todo último sábado do mês.
Segundo a SBD, a psoríase é uma doença imune inflamatória crônica da pele, que atinge cerca de 3% da população mundial. Na maioria das vezes, ela se manifesta por lesões avermelhadas ou róseas cobertas por escamas esbranquiçadas. A doença pode aparecer apenas nos joelhos, cotovelos ou no couro cabeludo, ou acometer as unhas e as juntas. Em alguns casos, pode se espalhar por toda a pele.
A psoríase não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados por meio de tratamento. A doença pode ser desenvolvida em pessoas de todas as idades e ambos os sexos e não é contagiosa.

Agência Brasil

Escola de ensino médio da Samambaia testa chip para controle de alunos

Agência Brasil

 A escola de ensino médio da Samambaia testa chip no uniforme de 35 alunos. A ideia é monitorar os jovens, garantindo condições de segurança para a entrada e saída da escola e envio de mensagens para os pais.

Agência Brasil

Leitura é um hábito que se adquire pelo exemplo, diz escritora

No Dia Nacional do Livro, comemorado hoje (29), a especialista em literatura infantil e escritora Ieda de Oliveira ressaltou que a leitura é um hábito passado essencialmente pelo exemplo. “A transição entre ouvir as histórias contadas pelos pais e ler as histórias tem que ser uma busca própria da criança”, disse. Ela ainda ressalta que os pais não devem fazer restrições quanto à literatura escolhida por seus filhos “Ela pode trazer discussões interessantes para a família”.
Ieda de Oliveira avalia que atualmente existe muitas opções de boa literatura infantil, que instiga o espírito crítico da criança. “Isso abre portas, influencia muito na formação do indivíduo”, ressaltou. A literatura infantil não serve para, ensinar, empurrar informações”, acentua. "Educar é conduzir. É tratar o leitor como ser inteligente, é orientar a aprendizagem e não adestrar", completou.
"Eu me educo quando leio Guimarães Rosa, eu me educo quando leio Jorge Amado, tanto quanto me educo quando leio Ana Maria Machado. Educo-me ainda diante de uma tela de Renoir ou ouvindo Mozart ou Chico Buarque de Holanda. Quando o artista, por meio de um domínio técnico, conduz o seu leitor para fora de si mesmo, levando-o, pelo prazer estético, a refletir e olhar o mundo a sua volta, estabelecendo novos sentidos, ele o está educando. Cada um trabalhando com sua matéria-prima, que no caso do escritor é a palavra ", ressaltou.
A escritora acredita que o brasileiro está lendo mais. “Não podemos assegurar que o conteúdo é bom, mas está aumentando o número de indivíduos que leem. Estamos vendo um movimento do governo de melhorar o acesso aos livros. Os meios de informação também estão tendo uma função muito importante de difundir a papel que a leitura tem na vida das pessoas.”
Ieda vê nas redes sociais, não uma concorrente da literatura, mas uma forma de divulgação, não só da literatura como de todas as formas de artes. “Um amigo, ou amigo de amigo publica uma resenha, diz que aprecia um quadro, isso chega como um estímulo a mergulhar no mundo das artes”, disse.

Agência Brasil

sábado, 27 de outubro de 2012

Secretaria de Transparência é show

Uma coisa que agrada a muita gente neste governo é o papel desenvolvido pela  Secretaria de Transparência. Os servidores lá trabalham muito, fiscalizando tudo, mas alguns comissionados de altas patentes se fazem de bobos e cometem 'erros grosseiros' e ainda ficam chateados por terem que se explicar.
Tudo na secretaria é minunciosamente levado a sério. Quando o servidor é convidado para´uma função que não seja no seu órgão,ele deve receber o salário ou do órgão de origem ou do atual, porém tem gente que recebe de ambos. A situação já foi detectada.
 A população  agradece ao GDF pela transparência  da administração pública deste governo que é realizada doa a quem doer.

Aumento para as tarifas dos táxis do DF

O DF é uma das poucas cidades no Brasil que não reajustou ainda as tarifas cobradas pelos táxis da cidade. Uma notícia boa vai agradar a esses trabalhadores. O grupo de trabalho já concluiu o estudo e o aumento  vai ser concedido em breve. Está com o governador e será entre 18% a 22%.

Cadê os administradores?

Temos recebido de moradores de Vicente Pires e Águas Clarase-mails querendo informações sobre os novos administradores. Até agora continuam nas administrações dessas cidades os adjuntos. O povo estava esperançoso com os nome de consenso que foram convidados para assumirem essas administrações . O blog buscará as respostas dessa celeuma,segunda-feira ,junto ao Governo do DistritoFederal.

O que será do Distrito Federal?

Polícia Civil  do DF de greve, do entorno também, PMs e Bombeiros dizem qu irão fazer Operação Tartarugão. É a mesma conversa de sempre: nada de negociação séria para acabar com essa situação. Alguma coisa está faltando aí : bom senso. Outras categorias estão paralisando e vão paralisar. Motivo: não está sendo cumprido o combinado. Alguém está empurrando com a barriga os pleitos.

ARTIGO: Planejar para uma gestão democrática


Em seu artigo, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), ressalta a importância de uma gestão administrativa eficaz nas corporações, citando especialmente o caso das casas legislativas.O distrital usa o exemplo de Cingapura, na Ásia, para defender que é preciso planejamento estratégico para que a sociedade possa pensar o Distrito Federal para os próximos 50 anos. Ele diz que a Câmara Legislativa já vem cumprindo a sua parte, nesse desafio.
Há poucos dias tive o prazer de acompanhar a sessão solene em homenagem ao Dia do Administrador, à qual estavam vários especialistas e profissionais da área. Sempre prezei que os atos públicos fossem pautados por uma gestão ética e transparente, e nessa solenidade não pude deixar de ressaltar o importante papel da administração para a gestão não só de empresas ou escritórios, mas também na gerencia política de uma casa de leis como o Poder Legislativo.
Lembro que na ocasião, ressaltei ser preciso que tenhamos serenidade e sabedoria em tudo o que fazemos, mas quando assumimos a carreira pública é preciso saber administrar politicamente, sobretudo a vaidade ideológico-partidária. É preciso, além de muita sabedoria, fazer aquilo que o administrador faz, que é pensar na eficiência e na eficácia, naquilo que se tem planejado e na meta traçada. É preciso ter atitude na decisão que tem que ser tomada, quebrar paradigmas e planejar.
Pensando nisso, criamos o COPEI (Comitê de Planejamento Estratégico Institucional), responsável por pensar a Câmara Legislativa para os próximos 10 anos. Tudo que se vê na Câmara hoje foi planejado pelo COPEI. Independentemente do partido político ao qual o gestor público pertença, é preciso pensar como administrador e evitar as vaidades, para que possamos pensar Brasília não só pelos próximos 10 anos, mas, como já propõe o Governo do Distrito Federal 50 anos, porque é preciso pensar que a sociedade como um todo depende da decisão tomada pelo gestor.
Nós fomos a Cingapura, um país menor que o estado do Rio de janeiro e que quase não possui recursos naturais. Essa viagem para Cingapura nos ensinou uma coisa: não há limites para o conhecimento. Com a falta de recursos naturais, o país com maior renda per capita é um polo de desenvolvimento na Ásia e atrai trabalhadores de vários países. Seus habitantes recebem cinco vezes mais que qualquer trabalhador do sudeste asiático, isso porque investiram pesado em educação.
Esse é um exemplo que deve ser seguido, para que possamos dar condições aos nossos jovens e a Câmara Legislativa deve apoiar iniciativas como essa. A escola é a mais importante instituição, responsável por formar o futuro do nosso país. Cada um tem hoje nas mãos a responsabilidade de gerenciar a escola.
É preciso focar no cumprimento de metas, avaliar e reformular as políticas públicas para redução das desigualdades sociais. E também estar afinado com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU). Essas ações já estão sendo tomadas na esfera do Executivo e nós , do Legislativo, temos papel importante nesse processo.
Por esses motivos, com a visão de representante do Poder Legislativo, tenho a certeza de que todos nós parlamentares, representantes do povo, vamos acompanhar, sugerir e propor ações junto ao governo e em benefício da sociedade, independentemente de bandeira política. Vamos, juntos, pensar Brasília para os próximos 50 anos.
Deputado Patrício (PT) presidente da Câmara Legisaltiva.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Saiba como agir quando chega a hora de assumir a responsabilidade pelos pais idosos

"Como as pessoas vivem mais, em algum momento elas vão precisar de alguém para auxiliá-las em atividades que antes faziam sozinhas. Não existe idade para isso. É a diminuição ou perda da capacidade funcional que mostrará essa necessidade", afirma Naira Dutra Lemos, assistente social especialista em gerontologia e coordenadora do Programa de Assistência Domiciliária ao Idoso da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). 
 Essa inversão de papéis é delicada para todos. Se, por um lado, o filho se sente pressionado por ter de lidar com novas responsabilidades, os pais também não ficam à vontade frente sua dependência. "É duro para os pais que sempre cuidaram dos filhos e passam a receber ordens deles. Machuca muito. E há uma geração de velhos que teve uma educação diferente. É complicado quando o idoso passa a ter de usar fralda e a filha o troca, mas ela nunca tinha visto o pai nu", exemplifica Ursula Karsch, assistente social do programa de pós-graduação em Gerontologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Laços familiares 
Quem teve pais presentes e carinhosos, naturalmente, terá mais proximidade e cuidados com eles no final da vida. "É diferente para filhos que tiveram pais ausentes. Isso gera sentimentos muito conflitantes: frustração, culpa, cansaço, desgaste e, às vezes, raiva", diz Andrea Prates, geriatra e gerontóloga que coordena o CIES (Centro Internacional de Informação para o Envelhecimento Saudável).
Para ajudar a mediar esta relação, pais e filhos podem recorrer a terapeutas e assistentes sociais indicados por serviços de acompanhamento de saúde dos idosos. "É possível amenizar a situação e reorganizar os papéis na família, mas os laços familiares, a forma como eles foram construídos ao longo da vida, influenciará muito", afirma Naira.
Dorli Kamkhagi, psicanalista do Programa de Psicogeriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), afirma que, em uma relação entre pais e filhos, os espaços de ambos sempre devem ser respeitados. "É importante detectar até onde o idoso está realmente precisando de ajuda ou se é o filho que está aflito. Muitas pessoas vivem sozinhas e bem até o fim da vida". 

Moradia como referência

A mudança de casa é o maior dilema a ser enfrentado. Os especialistas recomendam que, a não ser que seja necessário, o idoso seja mantido em sua própria casa, pois o local onde ele passou boa parte da vida é uma referência espacial e afetiva fundamental. "Em geral, o idoso prefere ficar na sua casa com alguém que cuide dele", diz Ursula. Naira, do Programa de Assistência Domiciliária ao Idoso da Unifesp, concorda e afirma, ainda, que é muito ruim quando os idosos precisam ficar uma semana na casa de cada filho. Eles precisam ter um lugar fixo para morar.

Cuidado gradual
Há vários tipos de cuidados que podem ser oferecidos aos poucos e ajudam a estabelecer uma relação de proximidade, sem invadir tanto a vida do idoso e privá-lo de sua autonomia. "É o que se chama de ‘intimidade à distância’. O filho pode ir à casa dos pais todos os dias, olhar o que está faltando, levar ao médico etc. Não mora junto, mas frequenta a casa como se morasse. É uma assistência fundamental", explica Úrsula Karsch, do programa de pós-graduação em Gerontologia da PUC-SP. 
Outra medida importante que os filhos devem tomar é ter atenção a detalhes que possam gerar riscos, como tapetes, pisos escorregadios, móveis que podem causar acidentes. Também é necessário verificar se os pais precisam de auxílio nas atividades cotidianas: "Às vezes, eles acabam se alimentando daquilo que é mais fácil ou não tomam os remédios na hora certa, ou porque não se lembram ou porque ‘acham melhor’ tomar todos juntos", conta Naira. Se esse tipo de coisa acontece, os filhos precisam pensar em um esquema para que os pais estabeleçam uma rotina adequada e que não seja prejudicial à saúde.
Para a geriatra Andrea Prates, é fundamental ter informação sobre o processo de envelhecimento para compreender os sinais de dependência e lidar melhor com esse momento: "O que está previsto para acontecer de acordo com a idade e o que é um comportamento patológico? É importante se informar para se prevenir e estar atento a qualquer sinal ou sintoma. Pode ser que aconteça alguma coisa de forma súbita,como receber um telefonema falando que seu pai caiu ou sofreu um derrame, ou gradual, como problemas para lidar com dinheiro, passar a ficar mais sonolento e não conseguir dar conta das tarefas domésticas".

 Rede de apoio

 Quando pais e filhos vivem muito distantes uns dos outros este acompanhamento aos cuidados diários fica prejudicado. "Geralmente, o encaminhamento nestes casos é pagar alguém para prestar essa assistência ou pedir ajuda a alguém de muita confiança --um parente, amigo, vizinho", de acordo com a assistente social Ursula.
A recomendação de montar uma rede de apoio também vale para quem vive próximo do idoso. "O cuidado sempre recai sobre um dos filhos. E esse papel é muito difícil e estressante. A pessoa precisa pedir ajuda. Tem de ser uma responsabilidade mais compartilhada entre as pessoas da família", segundo Andrea.
Naira, que faz um trabalho de acompanhamento a cuidadores na Unifesp, diz que o cuidador precisa de cuidado também. "Ele tem uma sobrecarga física e emocional muito grande. É importante montar um esquema em que outras pessoas da família possam colaborar, para que o cuidador principal possa ter tempo para dedicar a si mesmo". 
Superproteção também é um risco
O cuidado excessivo também é um erro. "A superproteção adoece e envelhece o outro", diz a psicanalista Dorli Kamkhagi. Os filhos devem avaliar em quais tarefas os pais precisam de ajuda, mas sem assumir todas elas.
"Às vezes, a vida dos pais só precisa de um novo arranjo. O idoso não consegue cortar um legume, mas consegue dobrar roupas ou preparar um bolo. O ideal é ajustar as atividades e permitir que os idosos executem aquelas que são capazes. Todo mundo gosta de se sentir útil", afirma Andrea.

Fonte: UOL

Nova etapa das eleições escolares

 
Na próxima segunda-feira (29), estarão abertas as inscrições para a eleição de diretores, vice-diretores e representantes dos conselhos escolares das unidades da rede pública que não elegeram seus gestores
As inscrições dos candidatos deverão ser feitas nas unidades escolares, nas comissões eleitorais locais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O prazo termina em 9 de novembro.

Estão habilitados a votar em diretores, vice-diretores e representantes do conselho escolar os integrantes da comunidade escolar da unidade onde houver eleição, em conformidade com o artigo 3 da Lei nº 4.751. Eles devem constar na lista preliminar de eleitores, homologada pela Comissão Eleitoral Local e afixada em local visível na unidade escolar, até 7 de dezembro.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Câmara aprova Viver em Casa para doentes de UTI

 
Distritais aprovaram na tarde desta quarta-feira (24), projeto de lei de autoria do deputado Dr. Michel (PEN) que prevê a continuidade do tratamento dos pacientes de UTI em domicílio.
A nova lei, batizada pelo autor de “Viver em Casa”, vai proporcionar mais conforto aos doentes que serão cuidados no ambiente doméstico pelos próprios familiares, além de evitar a exposição dos pacientes a infecções hospitalares.
A aprovação do “Viver em Casa” também deverá gerar economia no custo das internações e ainda desocupar leitos que deverão atender os casos mais graves. “O homem público deve buscar soluções que diminuam o custo para o Estado e que atenda melhor as necessidades da população, e o Viver em Casa faz isso”, ressaltou Dr. Michel. A proposta segue agora para a sanção do governador.


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Josefina exonerada



 Crédito : Agência Brasília
O Governo do Distrito Federal exonerou a Secretária Especial de Promoção da Igualdade racial do DF (SEPIR-DF), Josefina Serra dos Santos. Em seu lugar, assume Veridiano Custódio, apadrinhado do deputado Distrital Chico Leite (PT). O GDF não explicou a mudança e Câmara em Pauta espera que haja um bom motivo para exonerar uma secretária cujas ações e metas receberam nota dez da Secretaria de Planejamento (Seplan), o que deixa indícios de troca por interesses meramente políticos, a despeito da técnica. A propósito, o presente de grego foi dado exatamente na véspera do aniversário da ex-secretária. Pelo Facebook, Viridiano, que é um dos coordenadores do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM) comemorou a indicação.

Fonte: Câmara em Pauta

 

Estudantes prometem pressionar Senado para votação do PNE


A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) pretendem pressionar os senadores para a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). Depois do segundo turno das eleições municipais, as entidades lançarão a campanha "Somos Todos 10%". A UNE vai distribuir 70 mil jornais, além de cartazes e adesivos, chamando os estudantes para a campanha nas redes sociais.
Agência Brasil

Bichinhos mexem no bolso

Os brasileiros gastarão ao longo deste ano cerca de R$ 5,92  bilhões com animais de estimação. Segundo dados da Pyxis Consumo, a Classe B tem o maior potencial de consumo: R$ 2,69 bilhões, o que representa 45,47 do total de consumo no Brasil. A Classe C vem em seguida com R$ 1,7 bilhão (28,72% do consumo).

Data comemora com muito pão

O Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab) fez a distribuição de 30 mil pães no centro de Brasília. Os pães foram doados por padarias vinculadas ao sindicato. O alimento foi distribuído em frente ao Pátio Brasil Shopping, entre 6h e 10h da quinta-feira, 18, como parte da comemoração do Dia Mundial do Pão. O setor emprega mais de 12 mil trabalhadores e vende aproximadamente cinco milhões de pães todos os dias.

Celular afeta bolso de usuários

O brasileiro é um dos que pagam mais caro no mundo para utilizar serviços de telefonia celular. Em média, o brasileiro gastou 7,3% da sua renda com ligações em 2011, mesmo percentual de 2010. Como o gasto em outros países caiu, o Brasil subiu no ranking.

O horário que é guerra de opiniões

O horário de verão é um verdadeiro cabo de guerra de opiniões. Moradores de Brasília, além das demais pessoas da região Centro-Oeste, da Sul, do Sudeste e do estado do Tocantins tiveram de adiantar o ponteiro em 60 minutos, no sábado. A alteração se estende até 17 de fevereiro de 2013, gerando, segundo o Ministério de Minas e Energia, uma economia de R$ 280 milhões aos cofres da União.

Madrugada de pânico nos hospitais

Com o excesso de preocupação com o período de seca acabaram esquecendo-se das chuvas. Pois é, na madrugada de quarta-feira, 17, elas trouxeram ingredientes diferentes: derrubou uma passarela no Setor Comercial Norte e alagaram os prédios do Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e da Universidade de Brasília (UnB). No Hran, teto caiu e cirurgias tiveram que ser remarcadas. É o alerta. 

STF pode colocar Tatico na prisão

Condenado em 2010, o ex-deputado José Tatico (PTB-GO) permanece impune, mas poderá, enfim, cumprir a pena na prisão. O Supremo Tribunal Federal (STF)  está analisando os embargos de declaração – último recurso da defesa antes do cumprimento da pena. Tatico foi o primeiro parlamentar condenado a uma pena de prisão na história do STF.

Espertos fraudam Bolsa-Família


Um pente fino realizado pelas secretarias de Transparência e de Desenvolvimento Social constatou que mais de 300 servidores do GDF têm recebido ilegalmente os benefícios do programa Bolsa-Família. Para a coluna não é novidade.  Chegar aos servidores do DF era apenas uma questão de tempo.

Peladeiros jogam no puro chão

Sem campos dignos de seus peladeiros, Brazlândia vive na contramão da história. Cadê o incentivo aos campos de peladas, verdadeiros celeiros de craques? Na cidade os campos são todos no chão duro, num misto de lama e poeira. Em país que já conquistou cinco mundiais de futebol e que a menos de dois anos sediará o Mundial 2014, não se compreende a falta de apoio a essa modalidade de esporte. Fica o recado.

Lixos e entulhos avançam

A morte da água é a morte de toda a espécie de vida no planeta Terra. Se a enorme quantidade de entulho jogado no início da via Estrutural não incomoda as autoridades, pelo menos desperta a atenção para o descaso de quem passa pelo local. No meio-trecho da Estrutural, próximo a cidade de mesmo nome, são nascentes que estão sendo comprometidas com tanto lixo. Com isso, o córrego do Guará também está sendo ameaçado. Por que não se faz, pelo menos, uma cerca de proteção? Fica a sugestão.

Periscópio DF Notícias

A doce vida dos deputados brasileiros
O título foi tirado de um diário da capital. E vai além. R$ 3,2 mil é o valor que cada deputado receberá por dia para representar a sociedade na Câmara. É 34 vezes a mais do que ganham os professores que recebem o piso salarial (a remuneração diária de um docente é de R$ 94,0). 123 dias será o período trabalhado pelos deputados em 2013, levando-se em conta as sessões obrigatórias de terça, quarta e quinta.
* * *
Não é por acaso que todo mundo sonha em ser político. Já existe até estimativa de que em 2014, Brasília terá mais de 700 candidatos a deputado federal e aproximadamente dois mil candidatos para deputado distrital. Por aqui, existe o dizer de que quando se pergunta para uma criança o que ele quer ser quando crescer ela responde: “deputado”. É mole.
* * *
O certo é que o Legislativo brasileiro precisa urgentemente de mudanças. Dos 513 deputados, apenas oito participaram de todas as sessões. Pior ainda é que Brasília tem oito deputados e apenas um participou de todas elas: José Reguffe (PDT).  E tem mais. Em votação simbólica, os deputados oficializaram uma prática conhecida por todo o país: eles estão autorizados a faltarem às sessões de segunda e sexta-feira.
* * *
Na quinta-feira, 18, Brasília amanheceu estarrecida com a notícia: “Câmara amplia folga e mantém 14º e 15º salários”. A manobra foi perfeita. Quando a Comissão de Finanças se preparava para votar a proposta que extingue o pagamento dos 14º e 15º  salários, o líder do PSD, Guilherme Campos (SP), pediu vista, alegando que o assunto é “polêmico”. Isso mostra que os deputados têm muito apego as regalias e privilégios e pouco apreço ao trabalho e a ética.

Por um Mundo Melhor

A Associação dos Voluntários Pró-Vida Estruturada – Viver, surgiu a partir do trabalho
socioeducativo com crianças carentes realizado por um grupo de   membros da Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil, no Cruzeiro (DF).
Desde então, a Associação Viver  vem prestando relevantes serviços à comunidade da Estrutural, comprovando a eficácia da prática de atividades educativas e esportivas com  crianças e jovens, como instrumento de diminuição dos conflitos sociais, educação e inclusão social.
A missão da Ong é amparar as crianças e aos adolescentes carentes, bem como auxiliar suas famílias, promovendo a sua educação complementar, criando oportunidades para que eles alcancem o bom caráter e uma forma autêntica de agir, a fim de que sejam leais e dignos de confiança, capazes de tomarem decisões, respeitarem o ser humano, se dedicarem a um trabalho honrado, ao serviço ao próximo, sendo criativos, empreendedores, esperançosos e solidários.
A Viver também tem uma atuação bastante marcante na questão do trabalho infantil, pois retira as crianças do trabalho e dá apoio a suas famílias através de um pequeno auxílio monetário. São mais de 200 crianças beneficiadas pelo trabalho desenvolvido pela Ong, as quais voltam a estudar, a brincar e a poder sonhar com um futuro digno.
Programas desenvolvidos:
 Grupo Escoteiro Viver:
 Tem como ojetivos educar as crianças com os valores éticos básicos ao convívio social, fortalecendo o caráter, o amor ao trabalho, à família e ao País;
formar lideranças locais para a continuidade do projeto social e manutenção do funcionamento futuro do grupo de escoteiros,
envolvendo no processo, as famílias das crianças.
 Também, obter o apoio da União dos Escoteiros do Brasil e de outras entidades que reconhecem o trabalho realizado pela UEB.
Nesse projeto o despertar do interesse das crianças e adolescente para o trabalho voluntário em projetos sociais é esperado, como também, integrar as crianças e adolescentes já atendidos pela Associação ao Movimento Escoteiro do Brasil.

Inclusão Digital:Nesse programa os jovens da Vila Estrutural têm contato com o conhecimento básico da informática , sendo que nesse programa eles recebem noções de cidadania.
Musicalização:
 O programa desperta o gosto da criança pela música. Os alunos têm aula de canto, flauta, violão e percussão.
As crianças e adolescentes podem fazer oficinas de balé, hip hop, dança afro, futebol, vôlei, basquete.Todas as atividades desenvolvidas são em horário contrário ao da escola.

Como colaborar:
Para colaborar os benfeitores podem tornar-se  voluntário. Dessa maneira pode se envolver com os trabalhos, com a divulgação da Associação Viver, com o bem estar das crianças, com a captação de recurso e o levantamento de doações.  Pode também colaborar com determinada quantia fixa mensal por doação direta nas contas da Viver ou via débito em conta mediante cadastro e autorização.Para tornar o trabalho transparente, o colaborador tem a oportunidade e a responsabilidade de acompanhar a utilização das verbas e o direcionamento dos gastos.
Para efetuar o cadastro é só enviar um e-mail para contato@viver.org.br.  A entidade aceita a parceria de empresa amiga. Consulte http://www.viver.org.br.
Doações em dinheiro:

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os novos miss e mister comerciários

 
O concurso mais esperado do ano elegeu, no último sábado (20/10), a mulher e o homem mais belos do comércio. Jéssica Narrara, representante da Animal Park, e Patrick Miller, representante da Zara, ganharam o título de Miss e Mister Comerciários 2012 e ainda o prêmio de R$6 mil, cada um.
A etapa final do concurso ocorreu no clube do Sindicom-DF e contou com diversas atrações.
Foram premiados os 14 primeiros colocados na competição: 7 homens e 7 mulheres, além da Miss e do Mister Simpatia, que foram escolhidos pelos participantes do concurso. Os finalistas foram avaliados nos quesitos beleza e simpatia. Os 14 primeiros colocados responderam ainda uma pergunta sobre o comércio e foram avaliados pelas respostas, o que definiu a classificação de cada um.
O concurso é realizado pelo Sindicom-DF desde 1997 e tem o objetivo de promover a interação entre os trabalhadores, além de estimulá-los a cuidar de sua autoestima e mantê-los informados quanto aos seus direitos. Essa foi a segunda vez que o homem e a mulher mais bonitos do comércio foram eleitos no mesmo dia.
Confira os nomes dos 14 primeiros colocados no concurso Miss e Mister Comerciários 2012:
1º - Jéssica Narrara de Souza Ferreira, representante da Animal Park do Tagua Park
1º - Patrick Miller Coutinho França, representante da Zara do Park Shopping
2ª - Letícia Galvão Machado, representante da Damyller do Park Shopping
2º - Gabriel Almeida Martins, representante da M. Officer do Terraço Shopping
3º - Anyelle Martins Lemos Silva, representante da Vivo
3º - Thiago Henrique Silva Ferreira, representante da Brooksfield do Conjunto Nacional
4º - Juliana Urcino Ferreira, representante da Paris Jóias de Taguatinga
4º - Vinícius Magalhães Lins da Silva, representante da Bancorbrás da Asa Sul
5º - Bruna Camila Gadelha Menezes, representante da Summer Shop da Asa Norte
5º - Rômulo Fernandes de Araújo, representante da Via Veneto do Conjunto Nacional
6º - Tácia Fernanda Mascarenhas Gomes, representante da Chilli Beans do Taguatinga Shopping
6º - Francisco Junio Cardoso da Silva, representante da V. Max Multimarcas de Taguatinga
7º - Dhebora Pimentel Pereira Pinto, representante da Datelli do Conjunto Nacional
7º - Felipe Guilherme Santana e Castro, representante da Fórum do Park Shopping
Miss Simpatia – Letícia Galvão Machado, representante da Damyller do Park Shopping
Mister Simpatia – Guilherme Souza Sabino, representante da Siberian do Park Shopping

domingo, 21 de outubro de 2012

Combate ao tráfico depende mais de inteligência que de repressão, diz pesquisador

A verdadeira epidemia em que se transformou o uso de drogas, especialmente o crack, depende de ações contra o crime organizado que utilizem mais a inteligência do que a repressão. Imaginar que é possível blindar a fronteira brasileira contra o tráfico é ingenuidade, tarefa incapaz de ser cumprida por qualquer exército no mundo. O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras terrestres e 7,3 mil de costa marítima. A avaliação foi feita pelo pesquisador Ignacio Cano, do Laboratório de Análise da Violência (LAV) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
“O que precisa é investigação e inteligência. A fantasia que existe, de que a gente vai conseguir resolver o problema por meio do patrulhamento das fronteiras, é ingenuidade. Não há exército no mundo que possa patrulhar de forma eficiente uma fronteira do tamanho da brasileira. A ação pública tem que priorizar a investigação e a inteligência. A partir da captura de armas e drogas, é preciso reconstruir a rota para tentar pegar esses grupos.”
Para se obter melhores resultados na luta contra o tráfico, Cano reforça que é necessário investir mais recursos que capacitem as forças de segurança a melhorar os setores de inteligência. “Todo combate ao crime organizado depende basicamente da inteligência. Quanto mais se investir nessa área, melhor. A questão da movimentação financeira e da lavagem de dinheiro é o calcanhar de Aquiles do crime organizado.”
Sociólogo vinculado ao Brasil há mais de duas décadas, o espanhol Cano tem dedicado a carreira a estudar o fenômeno da violência e as formas de combatê-la, sempre sob a ótica dos direitos humanos. Sobre o atual surto de uso de crack no Rio, ele questiona se o rumo das ações, de recolhimento dos usuários, é o mais adequado.
“A política de repressão está no rumo errado, porque ela deve ser feita junto com os usuários e não contra eles. O princípio da internação compulsória é muito problemático. Os especialistas em saúde pública e mental concordam que isso não é uma boa ideia. As pessoas acabam saindo [do tratamento]. Se não houver cooperação ativa delas, não vão se desintoxicar. O foco da política, infelizmente, parece visar mais à limpeza de determinadas áreas da cidade do que à ajuda de fato aos usuários de drogas.”
Cano reconhece que a instalação de unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) foi um avanço em relação às políticas de segurança anteriores, mas diz que o sistema deve ser aperfeiçoado. “A política da pacificação é um avanço em comparação às políticas tradicionais de guerra às drogas que a gente tinha e ainda tem. Entretanto, o alcance dessa pacificação é limitado, porque são 29 comunidades [ocupadas], de centenas que existem. E são apenas em determinadas áreas da cidade. É importante que as novas UPPs sejam localizadas justamente nas áreas de maior nível de violência, que são a Baixada Fluminense e a zona oeste.”

Agência Brasil

Mais de 30% das mulheres terão osteoporose após a menopausa, diz estudo da Abrasso

Uma em cada três brasileiras vai desenvolver osteoporose, doença que enfraquece os ossos, após a menopausa, aponta estudo da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso). Apesar do alto percentual entre a população feminina, apenas 39% das mulheres com mais de 45 anos já fizeram algum exame para detectar a doença.

Agência Brasil

Não ia ter cadeia

Serra, segundo o Estadão diz que PT mente. Por que não olha as coisas que aconteciam anteriormente? É cada santo! Política, política  quando é a bola da vez não faz nada. Esse senhor não se cansa.
E quando aos genéricos. Aproveitar uma ideia dos outros e boa  é natural. Não fez mais que obrigação. E se tivessem uns processinhos de  mensalão ou coisa que o valha, a cadeia era pouca.
Haja repetição.

Batalha contra evasão escolar

Os beneficiados pelas cotas sociais serão acompanhados por um grupo de monitoramento, supervisionado pelos decanatos de Ensino e Graduação e de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é garantir aos alunos cotistas oriundos de escolas públicas, em especial àqueles de baixa renda, as condições adequadas para evitar a evasão dos estudantes.

DF Notícias

Na CLDF só se suspira salário

Nos corredores e elevadores da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) só se suspira aumento de salários. Trabalhar que é bom... Parece até que os deputados e servidores da Casa ganham uma merreca. “Coitadinhos, pobrezinhos, eles passam até fome”, disse um trabalhador terceirizado que acompanha a mobilização por aumento de salário. Os distritais também planejam aumentar de R$ 12 milhões para R$ 15 milhões o valor a que cada um tem direito em emendas parlamentares. Nesse caso, a estratégia é ter mais poder sobre o Orçamento de 2013.

DF Notícias

Obras do VLT serão retomadas

A construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em abril. Detalhe: com as obras paradas há mais de dois anos, o VLT não ficará pronto para a Copa de 2014. Mesmo sendo tirada da matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo, construir o VLT não deixou de ser prioridade para o governo. O GDF espera concluir pelo menos a primeira etapa do projeto (o trecho que ligará o aeroporto ao terminal da Asa Sul) ainda em 2015.

DF Notícias

Os brasilienses retomam a cidade

Muitos moradores de Brasília têm ocupado espaços públicos com música, arte e cidadania. É uma clara tentativa de reverter imagem de uma cidade fria e com pouca interação entre seus habitantes. Dois exemplos dessa ocupação urbana: mais de 1.200 pessoas se reuniram para dançar forró na passagem subterrânea da 111/211 Norte em setembro. Também chamou a atenção da população encontro de bateristas no Buraco do Tatu.

DF Notícias

Sebrae – quatro décadas de história

Para comemorar os seus 40 anos, o Sebrae está com uma programação que, além de celebrar as conquistas das micro e pequenas empresas na economia nacional, recupera a memória da instituição. Um livro, uma exposição e um memorial mostram como o segmento se desenvolveu no País nessas quatro décadas e o que pretende para o futuro.

DF Notícias

Desencanto com a política

O alto índice de abstenções no primeiro turno, principalmente nas grandes cidades, deixa os marqueteiros com a pulga atrás da orelha. Não sabem se foi fruto do desencanto com a política ou puro comodismo do eleitor. No segundo caso, pode resultar numa legião de votos úteis no segundo turno. Em São Paulo, não compareceram às urnas 30% dos eleitores.

DFN

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CFM proíbe uso de terapias hormonais para retardar o envelhecimento

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou hoje (19) no Diário Oficial da União a Resolução 1.999/2012 que proíbe o uso de hormônios com o objetivo de retardar ou prevenir o processo de envelhecimento.
“A falta de evidências científicas de benefícios, e os riscos e malefícios que trazem à saúde não permitem o uso de terapias hormonais com o objetivo de retardar, modular ou prevenir o processo de envelhecimento”, informou o conselho no texto, após avaliação e revisão de estudos científicos sobre o assunto.
A resolução permite a reposição de deficiências hormonais e de outros elementos apenas em casos de necessidade comprovada. Está vedada a prescrição dos hormônios conhecidos como “bioidênticos” para o tratamento antienvelhecimento e o uso de ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), procaína, vitaminas e antioxidantes, entre outras.
Segundo o CFM, os médicos que descumprirem as regras poderão sofrer penalidades que vão desde advertência até cassação do registro.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) comemorou a resolução. Em nota, a organização informou que a proibição protegerá a população de danos à saúde que vão desde o aumento da toxicidade no organismo até os casos de câncer.


Agência Brasil

Wasny está firme, forte e seguro

O distrital Wasny de Roure (PT), que foi preterido para o Tribunal de Contas do DF, continua coerente dando um bom exemplo para muitos políticos de ocasião. Só aceita disputar a presidência da Câmara Legislativa, ser for o escolhido pelo governador Agnelo e houver consenso, ao menos dentro do PT.

DF Notícias

Ajude a salvar o Teatro Goldoni

 A classe artística de Brasília tem encontro marcado, quarta-feira 24, às 14 horas, para dar um abraço em apoio à Casa d’Italia, para mostrar ao governo que o espaço para a cultura tem é que ser ampliado. “Não aceitamos a amputação de mais um teatro da cidade”, ressalta a cenógrafa e figurinista Maria Carmen de Souza. “Basta de transações por baixo dos panos!”
Levantamento dá conta de que existem muitos teatros inativos por falta de manutenção e outros a serem construídos nas regiões administrativas, abandonados pelo poder público.“Enquanto isso, nossas crianças crescem sem o acesso aos bens culturais a que têm direito”, enfatiza Maria Carmen.
Existem em Brasília duas instituições de terceiro grau que colocam na cidade cerca de 30 atores por ano: a Universidade de Brasília (UnB) e a Faculdade Dulcina de Moraes. E outras escolas estão sendo criadas. “A prática, ao sair das escolas, condição para que esses atores desenvolvam suas potencialidades, se torna rara e insipiente, porque a cidade não tem mercado para absorvê-los, pois não existe estratégia de divulgação para o teatro brasiliense e é insuficiente o estímulo para que o público seja frequentador assíduo dos teatros. Tampouco os incentivos econômicos são suficientes para que esses jovens formem seus próprios grupos e se tornem empreendedores culturais”, observa Maria Carmen

Policarpo cresce em prestígio

O deputado Roberto Policarpo (PT) que há pouco tempo tateava como um simples presidente do Sindicato dos Servidores do Distrito Federal (Sindjus-DF) vem mostrando invejável força dentro da cúpula petista. Ele faz inveja, principalmente a Chico Vigilante e Valmir Lacerda. Com pouco mais de 30 mil votos chegou a Câmara dos Deputados, como suplente. Já tirou Paulo Tadeu (eleito com mais de 140 mil votos) da jogada e agora é titular na Casa. Próxima tacada é reeleger Patrício na presidência da CLDF. Mas, experiente político alerta: “Devagar com o andor que o santo é de barro”.

Periscópio Jornal DF Notícias

“Fora Collor”, mensalão e a história

Há 20 anos do “Fora Collor” (setembro de 1992), os mocinhos de outrora agora são os vilões. Então deputados pelo PT, José Dirceu e José Genoino foram ferozes opositores do ex-presidente e comandaram a criação da CPI da Corrupção na época (quando entrou em cena Waldomiro Diniz, quem lembra?). Certo é que, agora, os dois petistas foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo mensalão.

* * *

A outro personagem importante do enredo, o destino reservou uma ironia: o então presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lindbergh Farias, que comandou a geração “cara-pintada”, é hoje colega de Senado do ex-presidente. O antigo líder estudantil é hoje senador pelo PT do Rio de Janeiro.

Concurso vai eleger os mais belos do comércio

           Os comerciários mais bonitos do Distrito Federal serão escolhidos no dia 20 de outubro, neste sábado, no Clube do Sindicato dos Comerciários. A etapa final do concurso será disputada por 16 homens e 16 mulheres. As atrações para a grande festa serão as duplas Cleber e Cauã, Bonni e Belluco e a banda Só Pra Xamegar. Na tenda eletrônica estará o DJ e ex-BBB Eliéser Ambrósio.
Os participantes farão o ensaio final na manhã de sábado no Clube dos Comerciários, às 9h, onde Ricardo Costa e Edmilson Fagundes, coreógrafos do Miss DF, passarão os últimos detalhes para o desfile principal. Os candidatos serão avaliados segundo os quesitos: beleza, simpatia e desenvoltura. Além disso, nesta etapa, o conhecimento dos candidatos será testado, quando vão responder uma pergunta sobre o comércio. Os finalistas desfilarão em traje de festa e de banho e serão avaliados por jurados representantes de vários segmentos da população.
O concurso é realizado pelo Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal desde 1997 e tem o objetivo de promover a interação entre os trabalhadores, além de estimulá-los a cuidar de sua autoestima e mantê-los informados quanto aos seus direitos. Essa será a segunda vez que o homem e a mulher mais bonitos do comércio serão eleitos no mesmo dia.
O que: Concurso Miss e Mister Comerciários 2012
Quando: 20/10/2012 às 21h
Onde: Clube do Sindicato dos Empregados no Comércio do DF (Fazenda Ponte Alta Norte, Gleba A, Chácara 25, Núcleo Rural Casagrande – Gama-DF)
Entrada: R$20 para o público em geral - Associado não paga
Informações no telefone: 3224-3808