quinta-feira, 28 de março de 2013

Concessionárias do DF não funcionarão nos dias 29 e 31 de março

 De acordo com o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV-DF), as concessionárias do DF não abrirão as portas na sexta-feira (29), feriado Nacional da Paixão de Cristo. O fechamento das concessionárias já havia sido firmado com base no calendário 2012/2013 estabelecido entre o SINCODIV-DF e o Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal (SINDICOM/DF).
 Há, ainda, a restrição do funcionamento das concessionárias no último domingo de cada mês, com exceção apenas ao dia 31 de março, domingo de Páscoa. Neste caso, o domingo foi antecipado: as concessionárias funcionaram no dia 24 e fecharão no dia 31.
 A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2012/2013 foi firmada no dia 28 de dezembro de 2012, entre os sindicatos patronal e laboral do segmento automotivo do DF. A vigência da CCT é de 1º de novembro a 31 de outubro de 2013. Foi mantida a disposição contida na Cláusula 11, que permite o funcionamento – do Departamento de Vendas das revendas autorizadas – apenas no último domingo de cada mês.
 O sindicato informa que também foram mantidas as demais regras da Cláusula 11, o que inclui multa por descumprimento às normas da convenção. As regras se aplicam às filiais, áreas de “show room”, ou qualquer outro tipo de estabelecimento que vise comercialização e/ou exposição de veículos e motocicletas no Distrito Federal.

Agências bancárias do DF terão de instalar divisórias individuais nos caixas em até 180 dias

 As agências bancárias e os postos de atendimento do Distrito Federal têm 180 dias para instalar divisórias individuais entre o espaço de atendimento dos caixas e a área de espera. A exigência consta de lei sancionada pelo governador Agnelo Queiroz (PT) e publicada ontem (27) no Diário Oficial do Distrito Federal.
Pela legislação, as divisórias precisarão ter altura mínima de 1 metro e 80 centímetros e ser confeccionadas em material que impeça a visualização das operações bancárias por terceiros. A fiscalização caberá ao órgão local de defesa do consumidor, que poderá multar em R$ 500 por dia o banco que descumprir a exigência.
De autoria dos deputados distritais Chico Vigilante (PT) e Liliane Roriz (PSD), a lei tem como objetivo prevenir os assaltos a clientes que sacam dinheiro em valores altos. Observadas pelos bandidos dentro das agências, eles acabam assaltados quando saem do estabelecimento, crime conhecido como saidinha de banco.
Por meio da assessoria de imprensa, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que a entidade e os bancos associados ainda estão estudando as adaptações necessárias para cumprir a medida. No entanto, uma posição definitiva só será repassada depois do prazo estabelecido na regulamentação da lei.

Agência Brasil

Despesas com cirurgia plástica podem ser deduzidas no IR

O contribuinte que teve despesas com a realização de cirurgia plástica (sua ou de seus dependentes) pode abater o valor no IR. O abatimento vale inclusive para cirurgias com fins estéticos.
Segundo a Receita Federal, são dedutíveis da base de cálculo do IR as despesas médicas comprovadas, independentemente da especialidade, inclusive as relativas à realização de cirurgia plástica, reparadora ou não, com a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde, física ou mental, do paciente.
As despesas com prótese de silicone não são dedutíveis, exceto quando o valor integrar a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar relativamente a uma despesa médica dedutível.
Os gastos com medicamentos adquiridos em farmácias não são dedutíveis. Entretanto, se integrarem uma conta emitida por estabelecimento hospitalar, poderão ser abatidos no IR.

Folha de S.Paulo

terça-feira, 26 de março de 2013

Site no ar

Estamos com o site do DF em Destaque no ar: www.dfemdestaque.com.br

Hábitos saudáveis reduzem as chances de desenvolver incontinência urinária

 A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lança na próxima quinta-feira (28) a campanha “Segura aí”, que alertará a população sobre as medidas que devem ser adotadas para atenuar e mesmo curar problemas de incontinência urinária. A iniciativa vai beneficiar três capitais: Rio de Janeiro (no Largo da Carioca), São Paulo (em frente ao Museu de Arte de São Paulo) e Porto Alegre (na Esquina Democrática).
Ter hábitos saudáveis, não fumar, não beber, diminuem a possibilidade de a pessoa desenvolver esse problema. Além disso, há medidas simples que podem ser adotadas pelos pacientes que apresentam o problema. O chefe do Departamento de Uroneurologia da SBU e coordenador da campanha, Márcio Averbeck, citou os exercícios  do assoalho pélvico.
O exercício é feito em geral três vezes por dia, contraindo os músculos durante dez segundos e relaxando por mais dez segundos, em várias sessões. “É uma conduta que pode ser adotada em pacientes que já têm incontinência urinária ou durante períodos que são críticos”, explicou. Sob a orientação do médico ou do fisioterapeuta, o paciente pode identificar o grupo de músculos a contrair.


Agência Brasíl

Coma bem, viva bem

Viviane Barros*

Comer um bom macarrão a qualquer hora do dia pode deixar de pesar na consciência e na balança, desde que a pessoa saiba escolher o molho e o acompanhamento certo. Vale lembrar que o carboidrato é a nossa principal e mais acessível fonte de energia, devendo estar presente em 60% e 70% das calorias do nosso dia alimentar.
O macarrão, por exemplo, é uma ótima fonte de carboidrato e energia. O que diferencia as diferentes fontes de carboidrato é o índice glicêmico (IG), quanto maior o IG mais lenta é a digestão e a absorção da glicose garantindo a saciedade por um tempo maior. As massas integrais tem um alto índice glicêmico, sendo a melhor opção para quem está de olho na balança. Para equilibrar a refeição, a dica é escolher molho de tomate com vegetais e proteína magra (peixe ou frango).
Os verdadeiros criadores da massa, do modo como a conhecemos hoje, foram os árabes, no período da Idade Média. Eles foram provavelmente os responsáveis por introduzir o macarrão na Itália, onde a receita foi aprimorada e se disseminou para o resto do mundo.
O Guia Alimentar, do Ministério da Saúde, aconselha ingerir seis porções de carboidratos por dia, como massas, cereais, pães e tubérculos. Cortar esses índices da dieta pode causar fraqueza e mau humor. O Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo em volume. Por habitante, é o 17º país. O líder do ranking, no consumo e produção, é a Itália.
Como vemos, a massa é uma das comidas preferidas, não só dos italianos, mas também dos brasileiros. Aqui é difícil encontrar quem não goste de saborear uma boa macarronada. Seja como for, existem várias formas de prepará-la, alguns gostam com molho branco, outros com molho vermelho, mas entre todas essas maneiras de preparo, existe uma que é a ideal: o preparo saudável.

*Consultora de Negócios da Rede Spoleto

Senado aprova MP do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa nas escolas públicas

 O Senado aprovou hoje (26) a Medida Provisória (MP) do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. O texto prevê que todas as crianças das escolas públicas deverão ser alfabetizadas até o final do terceiro ano do ensino fundamental, aos 8 anos de idade.
Como a educação fundamental é responsabilidade dos municípios, o governo federal precisa da adesão deles ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para que a proposta saia do papel. Mais de 90% dos municípios brasileiros aderiram ao programa. O Ministério da Educação pretende repassar mais de R$ 1 bilhão para projetos de capacitação de professores pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos também contemplarão a concessão de bolsas para profissionais da educação e para o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos, entre outras medidas.
O relator da MP no Senado, Eduardo Amorim (PSC-SE), deu parecer favorável ao texto e considerou o Pnaic “uma revolução” na educação brasileira. Apesar da maioria governista na Casa, a matéria recebeu diversas críticas dos oposicionistas e senadores independentes.

Agência Brasil

O governo na contramão

" Infelizmente quem tomou a iniciativa dos lavadores e guardadores de carros deixarem de usar o uniforme verde com sua identificação está na contramão, pois da forma que era  a gente podia identificar facilmente quem trabalhava nas áreas onde deixo  meu automóvel", afirma Maria Lúcia Pires, secretária. Lúcia trabalha há mais de 15 anos no Setor Comercial Sul e nunca teve seu carro arranhado. "O zelo com os carros aumentou quando os guardadores do setor onde estaciono tiveram que fazer o credenciamento. Teve guardador que falava com orgulho: 'agora somos trabalhadores . Para usar o uniforme  tem que estar  em dia com os nada consta. Nós somos trabalhadores honestos'. Agora virou uma bagunça, ninguém sabe quem é quem. Tem colete de várias cores. Eu não confio."
Muitas pessoas só deixam os carros nas vagas  vigiadas ,por que conhecem o guardador há anos , mas com
a não cobrança do colete verde  alguns ficam inseguros , como Marcos de Almeida, escriturário. " Antes só os guardaores credenciados podiam usar o colete após passar por uma gama de exigência. Fica difícil confiar."
Para o guardador Tiago Santos a medida tirou a credibilidade do trabalho da categoria. ' Antes, poucos passavam pelo crivo da Delegacia do Trabalho. Hoje qualquer um se habilita em qualquer lugar e consegue umcoete de qualquer cor".

segunda-feira, 25 de março de 2013

Quem estamos educando?

Quando "educação" não se aprendia na escola e sim em casa , a gente convivia com mais confiança  com os demais seres humanos. Em qualquer parte as pessoas  quando erradas pediam desculpas, sentiam-se encabuladas por não cumprir  " o meu direito acaba quando do outro começa".
Hoje é a lei do " eu posso tudo". No trânsito não respeitam  a vez do do outro,  " meu carro é mais potente e caro". Cortam as filas com desculpas esfarapadas, não respeitam os mais velhos.No dia de chuva é um Deus nos acuda. Nota-se que falta realmente a boa convivênia, educação básica, aquela passada por papai e mamãe.
Mais também  a escola pública há tempos atrás era para os estudiosos, quem não queria nada ia para a escola particular.
Hoje quanto mais nivelar as coisas por baixo para alguns, melhor. Não se pode cobrar nada, tudo traumatiza. Na escola, professores esperam os alunos calarem e se sentarem. E a culpa é do professor que não tira da cartola uma mágica para atrair a atenção dos alunos , quanto o mais sensato seria ter em sala de aula alunos comprometidos com o aprendizado, calados, educados, com suas tarefas realizadas e cheios de dúvidas para o professor tirar.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Espera por consulta e exames

Quem busca um atendimento  nas clínicas e hospitais da rede privada reclama que espera tempo demais por uma consulta, por exames. A realidade não é distante da rede pública afirma a esteticista Lúcia de Maria Rosa. "A demora por atendimento é grande, ainda concorre para piorar  os atrasos de médicos. Ontem marquei um exame às 14h e só fui chamada mais de quarenta minutos após. Não sei como a situação pode melhorar. Outro problema é  a falta de médico para atender os convênios. Muitos só atendem particular", desabafa Lúcia.

terça-feira, 19 de março de 2013

Site do Jornal DF em Destaque

No endereço www.dfemdestaque.com.br  é possível encontrar notícias  de saúde, do Legislativo, de Cidades e uma gama de anúncios. Confira.

Má postura diminui rendimento no trabalho


A dor é um alerta do corpo que indica ameaça à nossa saúde. Na estação de trabalho, os brasileiros estão cada vez mais dependentes de analgésicos em razão da má postura. Sintomas como dores de cabeça e nas costas, cansaço físico e mental, olhos irritados e escoliose (desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita) fazem parte do diagnóstico.
Quem costuma passar horas diante do computador está submetido a um nível de estresse alto e, consequentemente, sofre indisposição no trabalho. Segundo o médico especialista em Saúde Ocupacional da clínica Multi Life, Antônio Negrão Costa, a postura corporal tem influência de duas variáveis: inclinação do indivíduo e os mobiliários (mesa, cadeira) ergonômicos e equipamentos (teclado, monitor, apoio de mouse, teclado e pé). “O mobiliário não ergonômico, isto é, inadequado às características dos usuários, pode levar à postura viciosa e este vício também causa doenças crônicas’’, afirma o médico.
Recentemente, uma pesquisa feita pela Regus, empresa especializada em soluções de espaço para escritórios, apontou que 83% dos funcionários acreditam que meios flexíveis no trabalho melhoram a produtividade.
Dr. Negrão conta que as empresas devem estar atentas à saúde dos seus funcionários e investir em mobiliários que estejam dentro dos parâmetros legais da legislação. “É interessante que os funcionários participem do estudo de escolha dos móveis, pois esta é a melhor forma de visualizar as características físicas como medidas corporais, peso e altura’’, aconselha o profissional.
Em virtude da importância do colaborador para a organização, o Ministério do Trabalho, por meio da portaria 3214, criou as Normas Regulamentadoras 17 e 9, também chamadas de NR. Em termos práticos, a NR 17 exige que as condições ergonômicas de trabalho sejam adequadas e não causem prejuízo para a saúde e a integridade física do trabalhador; enquanto a NR 9 prevê que os ambientes sejam livres de agentes nocivos (ruído, químicos, físicos). Portanto, a empresa deve manter o seu espaço livre de riscos ambientais e ocupacionais. “É direito do funcionário exigir um ambiente de trabalho livre de danos físicos e mentais’’, alerta.
O médico ainda recomenda as atividades físicas mais apropriadas para a correção da postura corporal. “RPG, Pilates, hidroginástica, alongamento e atividades de reforço da musculatura da coluna vertebral são feitos para corrigir a postura da pessoa que desenvolve esse problema. Vale lembrar que o RPG é a única técnica que exercita os músculos estáticos, ou seja, aquele que nos mantém de pé.
De modo geral, o tratamento pode ser feito tanto pelo médico do trabalho quanto pelo fisioterapeuta. Para o Dr. Negrão, os músculos estão presentes no corpo inteiro e fazem ligação com o sistema nervoso. “Uma empresa que investe no bem-estar dos funcionários lucra bem mais com a produtividade deles’’, garante.

Dicas:
- Sempre que sentar, faça-o mantendo as costas direitas, em linha reta, com os ombros afastados e os pés bem apoiados;
- Se o seu trabalho obrigar a estar muito tempo sentado, tente variar de posição ao longo do dia;
- Sempre que tiver de levantar objetos que estejam no chão deve baixar-se fletindo as pernas e mantendo o alinhamento vertical da coluna, para evitar lesões posteriores;
- A prática de exercícios físicos, além de trazer bem estar, deixa os músculos mais fortes e traz a estabilidade que o corpo precisa para evitar problemas na coluna e em outras partes do corpo;
- Priorize a compra de uma cadeira confortável, ótimo acessório para minimizar o estresse do corpo.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Ação do deputado Professor Israel

Professor Israel faz indicação ao GDF por um transporte público 24h e a criação da Rota Interbares


As leis que punem motoristas alcoolizados estão cada vez mais severas e, a consequência disso, é a diminuição nos acidentes de trânsito.  O Brasil avançou com a medida, no entanto, com o endurecimento da Lei Seca e a falta de transporte público 24h, o direito ao lazer ficou comprometido. Pensando em alternativas para garantir esse direito constitucional, o deputado Professor Israel protocolou indicação ao GDF solicitando melhorias no sistema de transporte público.
Israel sugere que o governo estenda para 24 horas o funcionamento dos ônibus e do metrô. Para os frequentadores dos bares, boates e restaurantes e para os trabalhadores desses estabelecimentos, o parlamentar pede a criação da chamada “Rota Interbares”. Ônibus circulariam pelo Plano Piloto e Águas Claras em locais de lazer e levariam os passageiros para as estações do metrô e a Rodoviária.
“O governo agiu corretamente em aumentar o rigor da lei, porém é preciso estabelecer uma contrapartida para o cidadão que se adequou as novas regras”, argumentou. Para ele, a Rota Interbares contribuirá para garantir mais segurança no trânsito, evitando que motoristas embriagados trafeguem nas ruas da cidade, ao mesmo tempo em que conciliará o direito da recreação e entretenimento dos cidadãos, assim como dos trabalhadores que precisam voltar para casa.


Umidade desértica requer hidratação dobrada



 A onda de calor e de baixa umidade no Distrito Federal começa a atingir picos preocupantes na região. Ainda não é possível sentir os efeitos alarmantes que o brasiliense está acostumado, neste período. Mas especialistas recomendam a importância de cuidar da pele e hidratação durante todo o ano, principalmente nos próximos meses que devem muito calor e tempo seco.
Com isso, os cuidados de quem pratica atividade física devem ser redobrados. De acordo com David Patrício, gerente geral da Unique Fitness – Unidade Sudoeste, as atividades mais indicadas nesta época do ano são as de baixa intensidade, as aquáticas (como natação e hidroginástica) e as realizadas em espaços fechados (embora, bem ventilados e umidificados). "É importante evitar atividades ao ar livre e nos horários de maior incidência solar e de calor (entre 10 horas da manhã e 16 horas). Tomando estes cuidados, é possível evitar problemas como desidratação, queimaduras solares e outras reações provenientes da baixa unidade do ar", afirma, lembrando que as atividades devem ser feitas com moderação e com uma constante ingestão de líquidos para reposição hídrica.
Para malhar, as pessoas devem sempre procurar um profissional de Educação Física para se informar sobre o seu treinamento (avaliar intensidade, variedade e tipos de exercícios, horário do dia para treinamento). "Além disso, orientamos a constante ingestão de água durante o treinamento, que deve ser feito em horários de temperatura mais amena", afirma.
Desidratação, queda da pressão arterial, tonturas, náuseas, dores de cabeça, indisposição, aumento da temperatura corporal, entre outros, são alguns dos problemas que as pessoas podem ter, se desrespeitarem as recomendações.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Abertas as inscrições para esportes no ginásio do Paranoá

Aulas gratuitas de basquete, streetball (basquete de rua) e karatê
Local: Ginásio de Esportes do Paranoá – Quadra 3 (Área Especial).
Inscrições:
- Basquete: começaram ontem, com disponibilidade de 150 vagas. Local: Centro de Ensino Fundamental 1, na Quadra 4.
- Streetball (basquete de rua): a partir de segunda-feira (18), com disponibilidade de 50 vagas. Local: Diretoria Social da Administração do Paranoá – Praça Central Lote 1 - Área Especial 1.
- Karatê: a partir de segunda-feira (18), com disponibilidade de 200 vagas. Local: Diretoria Social da Administração do Paranoá – Praça Central Lote 1 - Área Especial 1.

Circuito de bonecos visita teatros de quatro cidades

  Crianças e adultos poderão aproveitar o mês de março para acompanhar o início do projeto EmCanto dos Mamulengos, do grupo Mamulengo Fuzuê. Até junho, os artistas populares passarão pelos teatros de Taguatinga, Guará, Cruzeiro e Sobradinho. Ao todo, serão 12 apresentações com entrada franca, destinadas a estudantes da rede pública e também abertas à comunidade. O objetivo é contribuir para consolidar e difundir o teatro de bonecos. O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e apoiado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.
 
Programação:
Teatro da Praça (Taguatinga)
14/3, às 9h30: O Romance do Vaqueiro Benedito - Mamulengo Presepada
26/3, às 15h30: Exemplos de Bastião - Mamulengo sem Fronteiras
28/3, às 20h30: Benedito, Abençoado e Bendizido - Mamulengo Fuzuê

Teatro do Guará: 15/5, às 9h30; 22/5, às 15h30; 29/5, às 20h30.

Teatro Rubem Valentim (Cruzeiro): 9/5, às 9h30; 16/5, às 15h30; 23/5, às 20h30.

Teatro de Sobradinho: 6/6, às 9h30; 13/6, às 15h30; 20/6, às 20h30.

Projeto EmCanto dos Mamulengos – Edição Taguatinga
Dias e horários: 14/3, às 9h30; 26/3, às 15h30, e 28/3, às 20h30

Tribunal de Contas do DF autoriza licitações de projetos para a Copa

O Tribunal de Contas do Distrito Federal autorizou hoje a retomada de duas licitações importantes para a Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014. Em sessão plenária, os conselheiros do TCDF entenderam que as explicações apresentadas pelo GDF foram suficientes para dar sequência às concorrências para as obras de revitalização da área central de Brasília e de instalação dos equipamentos de comunicação visual da arena.

quinta-feira, 14 de março de 2013

GDF estuda melhorias para os taxistas de Brasília

Em reunião com a presidente do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal, governador Agnelo Queiroz garantiu a definição de melhorias para a categoria
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, se reuniu com a presidente do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal, Maria do Bonfin, e com o conselheiro do Tribunal de Contas do DF Manoel de Andrade, o Manoelzinho, nesta quinta-feira (14), para tratar das dificuldades enfrentadas pela categoria. O GDF estuda a viabilidade de melhorias nas condições de trabalho dos profissionais que atuam com o meio de transporte.
“A capital do país precisa oferecer um serviço de qualidade para a população. Vamos receber a abertura da Copa das Confederações e sete jogos da Copa do Mundo e precisamos estar preparados para atender aos turistas que visitarão nossa cidade”, destacou Agnelo Queiroz. “Além disso, é necessário dar condições para que os taxistas invistam e tenham retorno de seu trabalho”, acrescentou o governador.
De acordo com a presidente do sindicato, mais conhecida como Mariazinha, mudanças são fundamentais para o desenvolvimento da atividade no DF. “Há alguns anos, uma bandeirada (valor fixo registrado no taxímetro) custeava nove litros de gasolina. Hoje, mal paga um litro. Por outro lado, o custo de manutenção dos carros em Brasília também aumentou muito”, comparou Mariazinha.
Também participaram da reunião, o vice-governador Tadeu Filippelli, e o secretário de Transportes, José Walter Vazquez.

Segurança com Cidadania

quarta-feira, 13 de março de 2013

Construindo a Campanha Salarial de 2013

O que está fazendo o deputado e vice -presidente da CLDF Agaciel Maia

Pioneiros e seus filhos poderão ter prioridade em planos habitacional

O projeto foi aprovado por unanimidade na CAF e considera como pioneiro quem fixou residência no DF até 1970. O texto considera filho de pioneiro "os descendentes de primeira geração de pioneiro, nascido e residente no DF há mais de 30 anos". O projeto também estabelece um prazo de 12 meses para a Codhab realizar o cadastro dos possíveis beneficiários.

Os problemas das Agências da Secretaria de Fazenda

Para o contribuinte do Distrito Federal resolver qualquer problema na Agência da Secretaria da Fazenda é sinônimo de sacrifício para não dizer outra coisa.
O horário de funcionamento para o contribuinte inicia-se 12h30. Um absurdo , pois poderia começar às 9h, como nos outros órgãos públicos. Após pegar uma senha, espera-se bastante, pois o sistema sai do ar. A resposta do servidor é : sempre está acontecendo o sistema sair do ar. No Na Hora o sistema também está fora do ar.
É total falta de respeito. Vamos procurar entender.

terça-feira, 12 de março de 2013

Medicamentos serão reajustados a partir de 30 de março

Remédios poderão ter os preços reajustados a partir do dia 30 de março, segundo autorização da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), formada por uma equipe interministerial liderada pelo Ministério da Saúde. A autorização com os critérios de composição dos ajustes dos preços foi publicada hoje (12) no Diário Oficial da União.
Para esses reajustes, serão consideradas as expectativas de inflação, de ganhos de produtividade das empresas de medicamentos e o preço dos insumos usados na produção dos remédios. Para a inflação, deverá ser usado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado entre março de 2011 e fevereiro de 2012, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Agência Brasil

Consulta pública - Ezechias Heringer

Amanhã,dia 13, às 9 h, será realizada consulta pública sobre a poligonal do Ezechias Heringer, no auditório da Administração do Guará. Todos convidados.

Crianças,felizes,plantando árvores no Parque Ecológico do Guará.Compartilhem.Amanhã,dia 13, às 9 horas da manhã, acontecerá consulta pública sobre a poligonal do


 Ezechias Heringer

Massagens ajudam a reduzir dores de cabeça

O Brasil está entre os países com maior consumo de analgésicos. Em 2010, os brasileiros gastaram R$ 1,5 bilhão com esse tipo de medicamento, segundo a Organização Mundial de Saúde. Os remédios parecem ser a principal alternativa (ou a mais rápida) para o combate de dores que, frequentemente, estão associadas às questões cotidianas como stress, tensão, rotina atribulada. A automedicação, apesar de ser uma solução mais rápida, pode gerar dependência, entre outros efeitos colaterais, como lesão renal ou sangramento gastrointestinal para quem faz uso contínuo.

Uma das categorias mais usadas incorretamente é a de medicamentos contra dor de cabeça, que podem ser vendidos sem receita médica. No entanto, há uma série de outras terapias, como as massagens, que podem erradicar as dores de cabeça freqüentes e trazer de volta a qualidade de vida do paciente.

Segundo Pedro Vasco, massoterapeuta e sócio-proprietário do SPA & Cia, as massagens podem exercer duas funções no tratamento contra a cefaléia. “É possível utilizar as técnicas de massagem em um processo preventivo, mantendo o paciente em um nível de relaxamento constante; e também utilizá-la em seu papel curativo, diminuindo a intensidade da dor e, de forma gradativa, conseguindo eliminá-la do corpo”, explica.

Uma das terapias aplicadas no SPA & Cia é a Reflexologia, que consiste em uma massagem nos pés do paciente, utilizando pontos que desbloqueiam os canais de energia em diversas partes do corpo. Esta técnica foi desenvolvida pela medicina chinesa há cerca de cinco mil anos. Para os chineses, os pés são um espelho do organismo.

Outra terapia infalível é a massagem do couro cabeludo para aliviar dores de cabeça tensionais e, em alguns casos, até enxaqueca, se associada a uma massagem na testa e nas têmporas. Segundo Pedro Vasco, utilizar os dedos para pressionar as têmporas auxilia também no combate a outros males. “É uma automassagem que contribui para a redução do estresse, o alívio da dor de cabeça e melhora a qualidade do sono”, destaca

Aberta a temporada Zoo Noturno 2013

 O projeto consiste em uma caminhada que emprega o caráter da educação e da observação por parte dos visitantes quando colocados de frente com animais de hábitos crepusculares e noturnos.
As inscrições para o projeto começam hoje e prevê um Zoo Noturno com grandes inovações.  Os participantes do Projeto Zoo Noturno podem incorpor novos conceitos sobre ecologia, botânica e zoologia, bem como, a compressão sobre o comportamento animal e a convivência do homem com meio ambiente.
Preços – A entrada é franca para todos os alunos da rede pública de ensino. Escolas particulares e demais entidades pagam taxa simbólica com valores diferenciados dependendo da idade e quantidade de coordenadores por grupos de visitantes. Os interessados podem marcar agenda pelos telefones: 34457013/34457043/34457007/34457015.  Tragam suas lanternas e boa visita!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Professora morre dentro de sala de aula esfaqueada por aluno

Câmara em Pauta

Crédito : Arquivo pessoal
A professora de português Simone Lima de apenas 24, morreu na noite desta segunda-feira (11) após ser esfaqueada por um aluno dentro da Escola Estadual Professor Joaquim de Toledo Camargo, em Itirapina. Vítima foi surpreendida por um aluno que a golpeou com uma faca, dentro da sala de aula.
A morte foi confirmada por volta das 20 horas pelo Hospital Municipal São José, onde a professora, recebeu atendimento. Ela já teria chegado sem vida ao hospital.
De acordo com a PM, o crime aconteceu por volta das 19h e o motivo ainda é desconhecido.
Simone Lima chegou a ser socorrida pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu cerca de uma hora depois no Hospital Municipal São José.
De acordo com a Polícia Militar, o autor do crime fugiu e está sendo procurado na região do Horto de Itirapina. Segundo o prefeito José Maria Cândido, o assassino é aluno do EJA (Educação de Jovens e Adultos), tem 33 anos e mora no Broa. Ainda de acordo o prefeito, o crime foi cometido dentro da sala dos professores da escola e o aluno desferiu de cinco a sete golpes facadas na vítima.
Itirapina está localizada entre as cidades de São Carlos e Rio Claro à cerca de 220 km do centro da capital paulista.

Colaboração: Valter Carneiro]

Procedimentos médicos negados terão de ser justificados formalmente por planos de saúde

Foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira, dia 6 de março, a Resolução Normativa nº 319 da Agência Nacional de Saúde Suplementar que determina que as Operadoras de Planos de Saúde, sejam elas médicas ou exclusivamente odontológicas, informem por escrito, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, os motivos que levaram a negar o procedimento ao cliente do plano. “A nova regra já começa a vigorar em maio de 2013”, conta a Dra. Sueny Almeida, especialista em Direito Processual Civil da Veloso de Melo Advogados, e advogada de grande atuação na área de planos de saúde.
A especialista conta que o novo método deverá ser adotado por todas as operadoras de planos de saúde, sempre que o associado solicitar, devendo a informação ser clara, de forma que qualquer pessoa leiga possa compreender, com a indicação da cláusula prevista em contrato ou dispositivo legal que justifique a negativa.
“As informações a serem prestadas ao beneficiário do plano deverão ser encaminhadas por correspondência ou por e-mail, o que melhor convier ao beneficiário”, explica Sueny. Caso a operadora venha a descumprir com os termos da nova resolução normativa, esta poderá ser multada pela Agência Reguladora em até 30 mil reais, e se a negativa for considerada indevida poderá ser aplicada outra multa que varia de 80 a 100 mil reais.
“Cabe lembrar que para os procedimentos de urgência ou emergência, tal procedimento não se aplica, uma vez que para tais procedimentos não há que se falar em negativa, sendo obrigação da operadora liberá-los”, alerta a advogada.
Para o consumidor de planos de saúde, Sueny diz que a medida tende a melhorar a relação entre associado e operadora, tornando mais transparente e dando uma prova a mais quando se tratar de negativa indevida, pois com as informações em mãos o beneficiário do plano poderá buscar seus direitos na justiça, podendo pedir a liberação do procedimento ou ainda o ressarcimento, caso tenha que arcar com o mesmo.
“A medida adotada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar vem reforçar as inúmeras ações que a Agência vem tomando para melhorar a saúde suplementar no Brasil”, acrescenta Dra. Sueny, revelando que é perceptível que a fiscalização da Agência tem se tornado um aliado aos milhares de consumidores de planos de saúde de nosso país. “Esse novo procedimento poderá até reduzir os números de negativas indevidas realizadas pelas operadoras” finaliza.

Ação do deputado Patrício ( PT DF)

Deputado Patrício discute projeto de reajuste para policiais e bombeiros militares
O deputado Patrício esteve, na manhã dessa segunda-feira (11), na Câmara dos Deputados, em reunião com o deputado federal Policarpo (PT-DF) para discutir o projeto que trata de reajuste salarial para policiais e bombeiros militares. Os dois parlamentares debateram as emendas ao texto que estão sendo discutidas em conjunto com os governos federal e do DF. O deputado Policarpo é o relator do projeto na Câmara dos Deputados e a previsão é de que a proposta seja apreciada nesta terça (12) pelo plenário da Casa.
Durante a reunião, o deputado Patrício ponderou a necessidade de se esgotar a discussão sobre a viabilidade das emendas a serem apresentadas, sob o risco de inviabilizar a votação e prejudicar as categorias. “O projeto de reajuste está sendo discutido pelos governos federal, por meio do Ministério do Planejamento e da Casa Civil, e pelo GDF para garantir tudo dentro da legalidade. Ele resgata a dignidade de policiais e bombeiros militares e atende à reivindicação das categorias dentro do orçamento do GDF e dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou.
Policarpo destacou a importância da interlocução do deputado Patrício principalmente na discussão das emendas, por conta do conhecimento do colega acerca das reivindicações e de sua luta em prol das categorias. “O apoio do deputado Patrício nesse momento é de suma importância para levarmos ao plenário aquilo que seja consenso entre as categorias, os governos e, principalmente, fazer avançarem as emendas sem criar embaraços ou fatos que possam prejudicar a aprovação dos reajustes”, observou

Sequestro relâmpago


 Depois de registrados 47 casos de sequestro relâmpago em apenas 24 dias, o Distrito Federal tem se destacado nacionalmente pela prática do crime. De acordo com o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Distrito Federal (Sindesp/DF), a população procura cada vez mais recursos das empresas privadas de segurança.
Para o presidente do Sindesp/DF, Irenaldo Lima, a ocasião faz o roubo. “Geralmente, as pessoas têm uma ideia distorcida de que os bandidos só agem no período da noite. A prova disso são os registros por horário que indicam dezenas de ocorrências no período entre 12h e 15h’’, sinaliza o presidente.
A prática vem se tornando freqüente na cidade e as vítimas, antes escolhidas de acordo com suas condições econômicas, hoje não têm perfil definido. Qualquer pessoa é alvo em potencial. Na última terça-feira (26), uma mulher de 61 anos foi abordada quando saía de uma igreja em Ceilândia, por exemplo. Irenaldo relata, ainda, que os criminosos, muitas vezes, estudam as pessoas e observam bem os pontos onde há pouca movimentação. “Costumam agir quando percebem que a possível vítima está distraída, seja em um sinal de trânsito ou na saída de uma faculdade”, diz.
Para o presidente, as informações são alarmantes, principalmente, pela dificuldade que há em combater essa prática. Outra dica útil, segundo Irenaldo, é fazer um contato em casa para comunicar que está saindo do trabalho, de uma festa, entre outros lugares, e se dirigindo para a residência. “Caso a pessoa demore a chegar e não atenda ao telefone, é possível fazer contato com as autoridades policiais”, sugere o empresário.
Com atuação exclusiva em áreas privadas – shoppings, instituições de ensino, igrejas, bancos e residências (prédio e casa) – as empresas de segurança devem ser cadastradas na Polícia Federal e estarem devidamente preparadas para eventuais incidentes. “Podemos estar ao lado de um sequestrador e nem desconfiar. Práticos, infiltram-se em nosso meio até descobrir a hora certa para o ataque. Na rua, as pessoas precisam redobrar a atenção e não parar o carro em qualquer esquina. Porém, a tática da ameaça silenciosa é comum e precisa ser observada pelos profissionais’’, alerta o presidente do Sindesp/DF.

Chocolate terapêutico na Páscoa: diabéticos e dietas agradecem!

A Páscoa é um momento oportuno para se cair no pecado da gula de tanto comer chocolate. Só que nem todos podem usufruir dessa iguaria. Para ajudar, a Farmacotécnica manipula o chocolate terapêutico. O doce é indicado para quem não quer passar a Páscoa em branco – ainda que esteja em dieta.
A guloseima é interessante para quem está de dieta, pois proporciona ao usuário a possibilidade de ingerir algo doce e saciar o desejo por chocolates. E o melhor: possui uma quantidade de calorias inferior aos chocolates usualmente encontrados no mercado. ‘’O cacau, por conter alto efeito antioxidante, tem um perfil antiinflamatório inerente à obesidade’’, afirma Leandra Sá, farmacêutica da Farmacotécnica. 
O chocolate terapêutico é produzido de forma artesanal. Foi desenvolvida uma base sem açúcar e sem lactose, contendo 54% de cacau orgânico. Contém, ainda, farinha de soja orgânica e é adoçado com maltitol e sucralose. “A cada prescrição recebida, dependendo do ingrediente ativo na receita, manipulamos o produto para cada paciente”, explica Leandra.
A manipulação é feita individualmente e de acordo com a necessidade do paciente. Cada chocolate gera, em média, 25 calorias.  Não há contraindicações e até mesmo os diabéticos podem saborear essa mistura. Algumas novidades já disponíveis no Brasil podem compor os produtos manipulados na Farmacotécnica: Ayslim Manga (extrato de Manga Africana – Irvingia gabonensis), Koubo (extrato de Pitava – Cereus SP) e Glucomanam.
Variedades Disponíveis - O chocolate terapêutico é uma base galênica e sua principal função é veicular ingredientes de forma a favorecer o paciente. Um pediatra pode solicitar que seu paciente consuma um chocolate contendo ferro, quando a criança tiver anemia, por exemplo. Não existem sabores, existe uma gama grande de possibilidades de ativos farmacêuticos que podem ser veiculados nos chocolates.

Aprovado indicativo de greve.

 Próxima assembleia dia 21 de março, com paralisação



assembelia 070313
Na assembleia de quinta-feira, 7, milhares de professoras e professores aprovaram por ampla maioria o indicativo de greve para o próximo dia 21 de março, quando ocorrerá nova assembleia da categoria. Se até lá o GDF não apresentar uma proposta que avance em direção à reivindicação  de isonomia com outras carreiras de nível superior, os educadores podem votar pela paralisação. Mais uma vez a categoria decidiu apostar no diálogo e espera que o governo se disponha a apresentar uma proposta na reunião de negociação, marcada para o dia 13 de março, às 15h.
A categoria irá realizar assembleias regionais nos dias 14 e 15 de março para debater as estratégias da campanha salarial e eventuais propostas que tenham sido apresentadas na referida negociação. E no dia 20, data prevista no calendário escolar como o dia da comunidade na escola, devemos agregar os motivos pelos quais estamos mobilizados e a legitimidade de nossas reivindicações ao debate a ser feito com pais, alunos e responsáveis. Cabe a cada um de nós mostrar porque lutamos e porque merecemos ser valorizados pelo trabalho que desempenhamos. Fazemos a melhor escola pública do país e podemos fazer ainda mais se os profissionais tiverem o respeito que merecem.
Portanto, companheiros, fiquemos juntos e mobilizados, porque nossas conquistas dependerão de todos os passos que dermos a partir de agora, na certeza de que sempre vence quem não desiste da luta!

Fonte : Sinpro DF

sábado, 9 de março de 2013

Os bastidores do apagão


Durante o episódio do apagão no aeroporto, a CEB foi muito questionada sobre sua responsabilidade como distribuidora de energia elétrica. A imagem da empresa, já desgastada pelas falhas e pela incompreensão da complexidade que é operar um sistema elétrico defasado pela falta de investimentos durante 12 anos, acabou sofrendo mais um arranhão irreparável por um problema que não era de sua responsabilidade, como mostra a nota abaixo, publicada no Jornal e Brasília deste sábado, 9 de março de 2013.

Seria Justo que todos os veículos de comunicação que colocaram em dúvida a atuação da CEB neste episódio, revisse suas posições.

Assessoria de imprensa da CEB

 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
“Os bastidores do apagão
O apagão que deixou às escuras, sábado passado, o Aeroporto JK, em Brasília, foi uma sucessão de erros de novos funcionários contratados pelo consórcio que administra o terminal. Eles não conheciam as manobras de emergência após uma queda de luz e ligaram a toda carga uma das subestações, causando o desarme total do sistema. Foram os antigos técnicos da Infraero, afastados pela Inframérica e acionados às pressas, que consertaram os estragos horas depois.
Dedo na tomada
A Inframérica informou que “técnicos da Infraero desta área receberam propostas para ficar,
mas alguns preferiram pedir transferência”.

Curto-circuito
O consórcio informou que não procede a situação. A coluna reforça a publicação e ressalta que
foi justamente esse grupo afastado quem salvou as operações.” – Política e Poder, Leandro Mazzini

Preparando a 2ª edição do DF em Destaque

Vicente Pires recebe um pacote de obras. Vamos contar os detalhes.

No Distrito Federal há lugares que falando ninguém acredita. Nós vamos mostrar.

Há matérias de Saúde , Mundo PET.

Na Tribuna de ÁguasClaras - os principais problemas de uma cidade planejada.

Enquanto a 2ª edição não sai , veja a 1 ª edição:  VicentePires é a vencedora, conheça a luta da Arvips, o projeto  do professor Coruja, como tratar seu PET quando ele envelhecer,  a ameaça ao mundo masculino, juntos ela educação e muito mais.

Não consegue visualizar a  página? Mande o seu e-mail e mandamos o jornal.
Daqui  mais alguns dias o site estará no ar.

Domingo especial para as mulheres

Domingo para mulheres I

Neste domingo, dia 10, o SPA & Cia do Shopping Pier 21 e o programa Dani Ricco vão destinar o dia para as mulheres, no espaço de eventos Porto Vittoria. Das 14 às 17 horas, será possível fazer Curso de Massagem Shantala (R$ 25), Massagem Quick (na cadeira – R$ 15 / 20 minutos) e Massagem nos Pés (Reflexo Express – R$ R$ 15 / 20 minutos).
 
Domingo para mulheres II
Outros parceiros do programa Dani Ricco também vão passar o domingo com as mulheres no Porto Vittoria: Grupo Top Sports e Clínica de Depilação – Lapielle. Outros serviços como curso de Automaquiagem e Design de Sobrancelha também farão parte da tarde. Mais informações no telefone do SPA & Cia do Shopping Pier 21: (61) 3224 - 2540

sexta-feira, 8 de março de 2013

Ação da deputada Eliana Pedrosa

Eliana cobra regulamentação de lei da reconstrução mamária
 No Dia Internacional da Mulher, comemorado todo ano em 08 de março, a deputada Eliana Pedrosa (PSD) cobrou a regulamentação da Lei 4.761/2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. De sua autoria e aprovada em junho de 2012, até hoje não houve nenhuma movimentação do governo sobre o assunto.
 A cobrança foi feita durante o lançamento do folder informativo sobre Reconstrução Mamária, realizado no auditório do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). De acordo com Eliana, passou da hora da sociedade, principalmente das autoridades masculinas, darem mais que os parabéns no Dia Internacional da Mulher. “Não queremos apenas os parabéns. Queremos atos concretos como a regulamentação de leis que melhoram a qualidade de vida das mulheres. Principalmente as leis que tratam de reconstrução mamária”, afirmou.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Ação do senador Rodrigo Rolllemberg

Projeto garante transporte gratuito de bicicletas em ônibus interestaduais e internacionais
 Foi aprovado dia 06/03 em caráter terminativo o projeto de lei 113/2011, do senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), que garante aos passageiros de ônibus interestaduais e internacionais o transporte de bicicletas gratuitamente.
 Atualmente, a legislação deixa a critério de cada empresa de ônibus transportá-las ou não, podendo cobrar por isso. O projeto de lei prevê que a bicicleta deve pesar no máximo 30 quilos e ter volume máximo de 350 decímetros cúbicos. Apenas se ocupar volume maior, poderá ser cobrado adicional por quilo excedente. 
 Para o senador Rollemberg, os passageiros precisam ter a garantia de que poderão viajar com suas bicicletas de forma gratuita. “Além de dar segurança aos ciclistas, o projeto incentiva o uso de bicicletas”, afirma Rollemberg. A lei também prevê que não poderá mais ser exigida apresentação das notas fiscais como condição de embarque das bicicletas nos ônibus.
 Como o PLS 113/2011 foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, segue diretamente para a Câmara dos Deputados.

Ação do deputado Joe Valle

Joe Valle lamenta baixo índice de aprendizado de matemática no DF
Autor da Lei de Responsabilidade Educacional no DF, o deputado distrital Joe Valle (PSB) lamenta o baixo índice de aprendizado adequado em matemática ao final do ensino médio. O Distrito Federal apresentou 18,1 pontos percentuais abaixo da meta e o desempenho menos pior foi do Amazonas, que atingiu 3,5 pontos percentuais da meta.
O levantamento realizado pelo movimento Todos pela Educação aponta que apenas 10,3% dos jovens brasileiros sabem matemática adequada ao ensino médio e 29,2 % dos estudantes conhecem a Língua Portuguesa de acordo com o período de estudo.
Para o deputado, Brasília saiu na frente ao aprovar a lei distrital que promove a responsabilidade educacional e a melhoria da qualidade da educação, mas é preciso que a norma saia do papel a fim de que os índices educacionais sejam fiscalizados e assim, avaliar se as metas de ensino estão sendo cumpridas.
“Existe a lei, há trabalho e a gestão da educação não está sendo eficiente. Gestão eficiente, responsabilidade e transparência são fatores que podem revolucionar a educação. A regra, além de dar mais transparência às ações do poder público, poderá aumentar a eficiência da gestão pública, com efeitos na qualidade do ensino no DF”, explica o deputado.
Sancionada no ano passado, a lei determina a divulgação na página eletrônica do Governo do Distrito Federal, em tempo real, de dados e indicadores educacionais pelo Poder Público. Os indicadores sociodemográficos, oferta escolar, indicadores de eficiência e rendimento, dados de infraestrutura da rede de ensino e financiamento também deverão constar na página do GDF.
A lei também tem como objetivo contribuir para a diminuição da evasão escolar, melhoria da qualidade do ensino, qualificação do corpo docente, investimentos em manutenção da infraestrutura da rede pública de ensino e, também, possibilitará uma ampla avaliação dos impactos das políticas educacionais na melhoria da qualidade dos indicadores educacionais. “A lei serve como instrumento de preparação do governo e da sociedade para elaboração do Plano Nacional de Educação, atualmente em discussão no âmbito federal”, afirma o deputado.

Ação do deputado Aylton Gomes

Óculos 3D devem ser obrigatoriamente higienizados
 
Os óculos usados para exibição de filmes em terceira dimensão – 3D devem ser obrigatoriamente higienizados, conforme estabelece a lei 5.047, de autoria do deputado Aylton Gomes, sancionada em 25 de fevereiro.
 
Segundo a lei, após a higienização conforme os padrões exigidos pelo fabricante e demais normas existentes, os óculos devem ser embalados individualmente em plástico estéril com fechamento a vácuo. Além disso, fica estabelecido que a devolução do objeto após a sessão cinematográfica isenta o espectador de cobrança de qualquer taxa extra pela sua utilização.
 
Para o deputado Aylton Gomes, a lei traz mais segurança aos espectadores. "A esterilização dos óculos aumentam a higiene e ajudam a prevenir contaminações, já que esses objetos podem funcionar como veículos de transmissão de doenças,". A norma não se aplica a óculos descartáveis e o seu descumprimento sujeita o infrator às sanções previstas na Lei Federal 8.078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor.

Ação do deputado Dr. Michel

Valorização do empregado doméstico

O Distrito Federal tem hoje cerca de 85 mil empregados domésticos. Para valorizar esses profissionais que trabalham cuidando de nossas casas e famílias, o deputado Dr. Michel apresentou projeto de lei que cria no Calendário Oficial do DF, o Dia Distrital dos Empregados Domésticos, a ser comemorado em 27 de abril.

De acordo com dados do Sindicado dos Empregados Domésticos do DF, embora seja regulamentada desde 1972, apenas 15% dos profissionais têm a carteira de trabalho assinada, com uma renda média mensal que gira em torno de pouco mais de um salário mínimo (R$ 678,00), para 8 horas de serviço diário, de segunda a sexta-feira, com direito a alimentação, transporte, férias, 13º salário e previdência social.

Apesar dos benefícios garantidos pela carteira assinada, os domésticos têm preferido trabalhar sem vínculo empregatício e com um rendimento mensal mais atrativo, já que uma diária no DF chega a custar até R$ 90,00. As mulheres ainda são maioria entre os secretários do lar, somando 85% de mão-de-obra feminina.

Para o deputado Dr. Michel, passou da hora de reconhecer a importância dos trabalhadores domésticos. "A instituição deste dia comemorativo no Calendário Oficial do DF é apenas uma das formas de valorizar a categoria", acrescentou o parlamentar.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Governo retira LUOS e PPCUB da Câmara

Diante da nova formatação política das comissões temáticas da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o governador Agnelo Queiroz decidiu retirar da pauta legislativa o projeto da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) e do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB).
Os dois projetos são essenciais para a organização urbanística e o Governo do Distrito Federal prefere não submetê-los ao clima de insegurança gerado na CLDF. Tanto a LUOS quanto o PPCUB continuarão sendo discutidos com a sociedade.

terça-feira, 5 de março de 2013

Distritais elegem presidentes das comissões permanentes

Os deputados distritais elegeram na tarde desta terça-feira (5), na sessãoa ordinária, os presidentes e vice-presidentes das dez comissões permanentes da Câmara Legislativa. Os parlamentares foram escolhidos por unanimidade dentre os cinco membros de cada comissão, com exceção da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) em que não houve acordo e a presidência foi definida no voto. Cristiano Araújo (PTB) recebeu três votos, um a mais que Cláudio Abrantes.

Confira a lista dos presidentes e vice-presidentes das comissões permanentes da Casa:

Constituição e Justiça - presidente: Chico Leite (PT); vice-presidente: Robério Negreiros (PMDB)

Economia, Orçamento e Finanças - presidente: Roney Nemer (PMDB); vice-presidente: Dr. Michel (PEN)

Comissão de Assuntos Sociais - presidente: Celina Leão (PSD); vice-presidente: Olair Francisco (PTdoB)

Defesa do Consumidor - presidente: Chico Vigilante (PT); vice-presidente: Washington Mesquita (PSD)

Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar - presidente: Dr. Michel (PEN); vice-presidente: Olair Francisco (PTdoB)

Educação, Saúde e Cultura - presidente: Liliane Roriz (PSD); vice-presidente: deputado Evandro Garla (PRB)

Comissão de Segurança - presidente: Raad Massouh (PPL); vice-presidente: Chico Vigilante (PT)

Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo:

Fiscalização, Governança, Transparência e Controle - presidente: Robério Negreiros (PMDB), vice-presidente: Patrício (PT)

Fiscalização, Governança, Transparência e Controle Social - presidente: Joe Valle (PSB); vice-presidente: Wellington Luis (PPL)

Assuntos Fundiários - presidente Cristiano Araújo, vice-presidente Wellington Luis (PPL)
 

Agora é um jornal

DF em Destaque

DF em Destaque. 1ª edição

DF em Destaque, 1ª edição


DF em Destaque, 1ª edição

DF em Destaque, 1ª edição

DF em Destaque , 1ª edição , pág. 7

1ª edição DF em Destaque