sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A vida está acima da política, diz Agnelo




Todas as negociações que envolvem a valorização da Polícia Militar estão e continuarão sendo feitas pelo Comando da PM. O aviso foi dado pelo governador Agnelo Queiroz em reunião com o Secretário de Segurança Pública e os comandantes da corporação.
 
"A Polícia Militar não tem sindicato, tem comando, tem hierarquia", ressaltou.
 
O governador reafirmou que respeita o direito democrático da categoria de reivindicar, mas não vai admitir que se coloque a população em risco. Segundo ele, sem limites qualquer movimento perde a legitimidade e entra no campo da anarquia.
 
Agnelo Queiroz disse que a vida está acima da política e enfatizou aos comandantes "A PM é uma instituição com mais de 200 anos, muitos de vocês estão na vida militar há mais de 20 anos. Não permitam que esse movimento manche a história da corporação."
 
Após a reunião, Agnelo reafirmou que não permitirá o uso político da polícia.
 
"Não vou admitir, em hipótese alguma, que meia dúzia de pessoas com atitudes covardes possam desmoralizar a Polícia Militar e colocar em risco a vida de um cidadão de bem", enfatizou.
 
O governador lembrou que das 50 cidades mais violentas do mundo 16 são brasileiras. E destacou: "Brasília não está entre elas. Isso é fruto do programa "Ação Pela Vida", política coordenada pelo secretário [de Segurança Pública] Sandro Avelar, e que não pode ser interrompida por conta de uns poucos com interesses nitidamente políticos".





quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Punição para quem aderiu à Operação Tartaruga

Dez em dez moradores do Distrito Federal é de opinião que o Governo do Distrito Federal deverá lançar mão de medidas legais o mais rápido possível para coibir essa Operação Tartaruga realizada por policiais militares.

A população não pode aceitar e não aceita que homens da lei sejam omissos vendo bandidos tomarem conta da cidade. Este não é momento para medir forças com ninguém, quando  moradores , brasileiros estão morrendo. Quem escolheu proteger os cidadãos não pode olhar para o próprio umbigo, para lutas políticas e para egos. É preciso lembrar que somos todos brasileiros e precisamos nos proteger e ao nosso país.

Temos sim, que lutar para oferecer uma boa educação para nossos filhos e assim não medir esforços para que o Brasil venha ser em breve um  país que ofereça serviços públicos de qualidade para todos brasileiros.


Nove obras ilegais removidas no Gama e em Taguatinga

Nove obras ilegais removidas no Gama e em Taguatinga
 
O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo, coordenado pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e pela Agência de Fiscalização (Agefis), removeu nesta quinta-feira (30) nove edificações construídas em áreas públicas de Taguatinga e do Gama sem autorização. Todas as obras estavam desocupadas.
 
“Elas não tinham a menor condição de serem habitadas. Estavam ainda sem as instalações elétricas e hidráulicas. Prova que conseguimos erradicar antes que elas fossem ocupadas, o que com certeza facilitou nosso trabalho”, avalia o subsecretário de Defesa do Solo e da Água da Seops, Nonato Cavalcante.
 
Em uma das áreas fiscalizadas, o setor Ponte Alta Norte, no Gama, há uma proibição judicial para o surgimento de novas construções. A restrição está prevista em ação civil pública, que deverá vigorar até o fim do processo de regularização da área.
 
Durante a operação no setor foi erradicada uma edificação no Condomínio Marlon. A equipe foi posteriormente deslocada para o setor Oeste da cidade, onde removeu duas edificações que haviam sido erguidas em área de preservação ambiental do Parque Vivencial.
 
Assentamento
 
Em Taguatinga, a fiscalização do GDF encontrou edificações irregulares na região do Assentamento 26 de Setembro, que fica no caminho para Brazlândia. Todas construídas na Rua 6 desde a última sexta-feira (24), de acordo com o levantamento pré-operacional.
 
Foram erradicadas no setor três edificações, uma fossa e uma cisterna na Chácara 10A. Outras três construções acabaram removidas nas Chácaras 6, 10 e 8. Nesta última houve ainda o entupimento de uma fossa e o desligamento de um ponto clandestino de água.
 
“Infelizmente, ao longo dos últimos anos as chácaras que existem na região e que deveriam servir para a produção de alimentos vem sendo sistematicamente parceladas devido à ação dos grileiros. Nosso principal objetivo é identificar essas pessoas para frear a venda ilegal de lotes”, explica o subsecretário Cavalcante.
 
Em 2013, sete pessoas foram presas na região acusadas de parcelamento irregular do solo. Em todo o DF, 38 pessoas foram autuadas ao longo do ano passado pelo mesmo tipo de crime.
 
Denúncias sobre a venda de terrenos irregulares podem ser encaminhadas pelo telefone 162 ou no site www.seops.df.gov.br/ouvidoria.

PPS reafirma o nome de Eliana Pedrosa para o governo

Brasília, 28 de janeiro de 2014.
 
Nota à imprensa

 
         O Partido Popular Socialista (PPS) do Distrito Federal reafirma a decisão de seu Congresso Regional, realizado em fins de novembro do ano passado, de apresentar uma candidatura para Governo do Distrito Federal. O nome da legenda para a disputa é o da deputada Eliana Pedrosa, com a convicção de que as eleições de 2014 terão um forte caráter mudancista.
 
Os últimos quatro anos mostraram aos brasilienses o dano que pode fazer uma administração não comprometida com as demandas da sociedade. Agora, as notícias mostram que lideranças, que no passado marcaram as administrações no DF, buscam formar uma chapa para concorrer às eleições de outubro. Vemos tal disposição como uma boa contribuição à oposição e para o debate sobre que cidade nós queremos.
 
Somos um partido que faz oposição ao PT, no plano Federal e local. Estamos firmemente comprometidos em lutar por um novo governo de profundas mudanças no país e no DF, superando esses anos de hegemonia por uma nova conformação de bloco político que governe olhando para frente e pense em soluções inovadoras unindo ética ao trabalho.
 
 
 
 
Eliana Pedrosa
Presidente do PPS-DF

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Denúncia de nova tentativa de invasão leva 6 à delegacia

Denúncia de nova tentativa de invasão leva 6 à delegacia
 
 
Agentes da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e policiais militares do 4º Batalhão conduziram seis homens à delegacia no fim da tarde de sexta-feira (24). Os detidos estavam envolvidos em um esquema de invasão de área pública no Itapoã e, após serem retirados do local, tentaram uma nova ocupação irregular, desta vez, na Estrutural.
 
O caso aconteceu pouco depois das 17h30, quando a Seops recebeu uma denúncia anônima com a informação de que pelo menos 15 edificações de madeira e lona estariam montadas na Quadra 1, do Setor de Indústria, da Estrutural. Segundo o denunciante, os invasores chegaram ao local com caminhões carregados de materiais para a obra.
 
“Pelo nosso levantamento, verificamos que os mesmos acusados participaram do movimento de invasão no Itapoã. Estamos fechando o cerco contra a invasão de área pública e a grilagem e mais pessoas serão presas”, afirma o secretário da Ordem Pública e Social, José Grijalma Farias.
 
Os seis acusados seguiram à 8ª delegacia, onde assinaram termo circunstanciado pelo crime de invasão de área pública e foram liberados, em seguida. Posteriormente, serão chamados pela Justiça.
 
O crime está previsto na lei 4.947/79 (Lei Agrária). Cada um poderá ficar até três anos preso, além de ter que pagar multa, em caso de condenação. 
 
A fiscalização do terreno continuará neste final de semana para evitar o retorno da ocupação, que se for constatada será removida em uma operação planejada pelo Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo.
 
Itapoã
 
No início da manhã de ontem, os órgãos de fiscalização do Governo do Distrito Federal retiraram 360 construções irregulares num terreno público de dois hectares da Quadra 318, do Itapoã.
 
A ação foi um desmembramento da prisão de 20 pessoas na quinta-feira (23), acusadas de serem responsáveis por mobilizar a ocupação. Metade dos detidos possuía passagem por outros crimes e um deles estava com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.
 
Os suspeitos têm idades entre 20 e 40 anos. Foi arbitrada fiança de R$ 400. Oito deles pagaram e responderão ao processo em liberdade. Os demais, inclusive o que tinha mandado de prisão em aberto, ficarão à disposição da Justiça.
 

Exposição Túnel da Ciência Max Planck chega ao Brasil


 
Para celebrar a Temporada da Alemanha+Brasil 2014, a Sociedade alemã Max Planck realizará a exposição científica multimídia “Túnel da Ciência Max Planck”, que abordará os grandes temas da pesquisa básica mostrando as possibilidades científicas e tecnológicas para as inovações. A mostra acontecerá entre os dias 30 de janeiro e 21 de fevereiro, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.
 
Os detalhes da vinda da exposição para o Brasil foram discutidos em reunião realizada em dezembro com a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, o coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo, Marcio Weichert, e o cônsul para Assuntos Culturais e Científicos da Alemanha, Ralf Heinkele. 
 
Helena comemorou a vinda da exposição que já visitou 20 países nos cinco continentes e recebeu mais de 9 milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil é a mais recente,lançada na Rússia em 2013, está distribuída em oito módulos de conteúdo extenso e profundo, todos no limite dos conhecimentos científicos atuais: Universo; Matéria; Vida; Complexidade; Cérebro; Saúde; Energia; e Sociedade. “É preciso aproveitar esta oportunidade única, junto ao governo alemão. Esta exposição está correndo o mundo e deve permanecer conosco por um mês e depois parte para diferentes cidades da China e Japão”, disse Helena.
 
Além da SBPC, a exposição tem como apoiadores a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre outros.

Atividades Paralelas
Em paralelo à exposição Túnel da Ciência Max Planck, haverá uma programação científica complementar entre os dias 28 de janeiro e 17 de fevereiro, no Hotel Pergamon , em São Paulo, organizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) e a Sociedade Max Planck, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e com o apoio da SBPC e demais organizações.

A primeira atividade acontecerá amanhã (28/1), às 10 horas. A mesa-redonda “Divulgação Científica no Brasil e na Alemanha” é organizada pelo MCTI e terá a participação de Peter Steiner, coordenador do Túnel da Ciência, e de três especialistas brasileiros: Douglas Falcão, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do MCTI, Ildeu Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Glória Queiroz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 

No dia 29 de janeiro, uma cerimônia oficial abrirá a exposição ao público em geral, com uma palestra do prêmio Nobel em 1991, o pesquisador da Sociedade Max Planck, Erwin Neher. No dia seguinte, o pesquisador fará a palestra “Brain Signals: Communication and Information Processing in the Central Nervous System”. 

 
Serviço

“Túnel da Ciência Max Planck”
Local: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, Consolação)
Período: De 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014
Entrada: gratuita
Para mais informações: www.tuneldaciencia.com.br 

“Atividades Paralelas – Programação Científica”
Local: Pergamon Hotel (Rua Frei Caneca, 80, Consolação)
Período: Entre os dias 28/01 e 17/02 
Entrada: Gratuita

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Zoo de Brasília recebe novidades no mês de férias

Para animar ainda mais o período de férias, o Zoológico de Brasília recebeu um novo morador: um filhote de Walterbuck, espécie de antílope. Ainda sem nome, o mamífero nasceu na madrugada desta terça-feira (7) e já pode ser visitado pelo público.

No primeiro dia de visitação, a empolgação das crianças foi tanta que foi necessário instalar um cordão de isolamento para resguardar o animal e sua mãe.

Outra novidade do Zoo é o Jacaré do Pantanal, que antes habitava um recinto escondido e a partir de agora, pode ser vista pelo público.

A família de animais já havia aumentado na semana passada com o nascimento de dois filhotes de mico leão da cara dourada. Há quase um mês, outros três filhotes de Cervo Nobre e Dama (Veados) também vieram ao mundo junto com outros dois filhotes de Lobo Guará, um dos animais mais admirados pela criançada.

"Este período é uma alternativa de lazer tanto para o público brasiliense como também para os turistas que visitam nossa capital. Muitas pessoas não conhecem nosso Zoológico e o trabalho itinerante que realizamos é para que estas pessoas venham conhecê-lo", destacou o diretor de Museologia do Zoológico, Paulo Franco.

Para quem busca tranquilidade, entretenimento e conhecimento, o Zoológico de Brasília é o lugar ideal. Durante o período de férias, o local está aberto ao público de segunda a domingo, das 09h às 17h e o ingresso custa R$ 2. Crianças com até 05 anos e idosos maiores de 60 não pagam.

A mineira Cristina Soares está há uma semana na capital federal e aproveitou para visitar o Zoo com toda família. "Esta é a primeira vez que venho, trouxe minha filha e o que mais admiro são os felinos, pois não acreditava ver espécies que já estão em extinção".

A pequena Marina Provedello, 5 anos, sonha em ser veterinária e frequenta assiduamente o Zoo. "Venho sempre com minha mãe ou meu pai e costumo passear nos finais de tarde, pois é um período mais calmo. Adoro ver os pássaros, felinos e cobras", contou.

MUSEUS DE CIÊNCIAS NATURAIS - Esta é a mais nova atração do local, um centro de excelência em educação ambiental que encanta adultos e crianças. O espaço esteve fechado por um ano e meio e foi reaberto em novembro do ano passado.

Somente neste período de férias, o local já recebeu mais de 12 mil visitantes e tem um atendimento especial para deficientes visuais.

Segundo a agente de educação e lazer do museu, Ana Lúcia Teixeira, este público tem um atendimento especial. É necessário ligar e marcar a visita pelo telefone: (61) 3445 – 7032.

ZOO NOTURNO - Esta é uma atividade com o objetivo de conhecer e observar os hábitos dos animais num período diferenciado, compreender seus conceitos de zoologia e ecologia.

O passeio noturno é feito através de agendamento pelo telefone: (61) 3445 – 7013. Os animais mais visitados são as corujas, lobos e serpentes.

De acordo com o biólogo e coordenador do Zoo Noturno, José Vieira, a caminhada é realizada para escolas e público em geral em grupos de 15 a 40 pessoas e os passeios acontecem às terças e quintas, de maio a outubro.


Durante as férias o evento não é realizado devido ao período de chuvas.

Vítimas da Guerra Fiscal

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), no dia 17 de dezembro de 2013, julgou, por 10 votos a 3, improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2012.00.2.014916-6 que buscava afastar a validade da Lei 4.732/11, a qual concede a remissão dos “débitos” concernentes às diferenças entre os valores pagos de ICMS pelo setor atacadista no Termo de Acordo de Regime Espacial (Tare) Regime Especial e Apuração (Rea) e o que seria devido pelo regime normal de apuração do imposto.  
Vencida esta batalha pelo setor atacadista, agora teremos uma nova etapa a ser vencida que é a extinção das 700 ações civis públicas movidas pelo Ministério Público do Distrito Federal contra os ex-taristas de nossa cidade. Atualmente já temos atacadistas sofrendo constrição patrimonial, com penhora de conta corrente, bens imóveis e outros ativos, numa irresponsável conduta do MPDF que vem tentando convencer o Poder Judiciário de que, na realidade, não está exigindo o pagamento de ICMS, mas sim, cobrando uma indenização por dano ao erário público, o que lhe legitimaria para a cobrança, tornaria o débito imprescritível e ainda afastaria a aplicação da Lei 4.732/11.
A tese sustentada pelo MPDF guarda uma enorme contradição com todo o histórico do processo. Há mais de 10 anos, vem o Ministério Público sustentando em suas ações civis públicas que há a necessidade de se declarar nulo o incentivo fiscal e de se condenar às empresas optantes ao pagamento de diferença de ICMS. Os pedidos das ações sempre foram expressamente no sentido de requerer a condenação ao pagamento da diferença de ICMS, ou seja, em nenhum momento jamais se falou em indenização ao erário. Tanto é verdade que inicialmente todas as ações estavam sendo extintas com base no parágrafo único do artigo 1º da Lei 7.347/85 que expressamente veda o uso da ação civil pública em matéria tributária.
O MPDF foi ao Supremo Tribunal Federal para requerer sua legitimidade ativa, afastar a vedação legal e continuar ajuizando as ações em matéria tributária, onde obteve êxito e deu continuidade em sua jornada contra o setor atacadista. Ora, se as ações não tratassem de matéria tributária todo este debate seria absolutamente desnecessário.
A mudança de tese pelo MP em fase de execução de sentença cheira a litigância de má-fé, numa tentativa de burlar o alcance da Lei 4.732/11 e vários institutos existentes para resguardar o direito do contribuinte, como por exemplo, prescrição, decadência, necessidade de lançamento tributário dentre outros. Com todas as venias, após a confirmação da validade da Lei 4.732/11 o que se espera do órgão responsável pela defesa da ordem jurídica é o respeito a mesma e consequente desistência de todas as quase 700 ações civis públicas que perderam seu sentido diante da remissão consagrada na norma.
Esta batalha, quiçá uma verdadeira guerra, enfrentada pelo setor atacadista, demanda atenção de todos empresários do setor para que exerçam com afinco o seu direito de defesa, para consolidarmos no Poder Judiciário um entendimento favorável e justo, pois é inaceitável que o setor atacadista sofra os prejuízos decorrentes de uma guerra fiscal da qual é apenas vítima.

Elas nunca saem de moda

Mesmo após o surgimento do e-mail muitas pessoas não abandonaram o hábito de enviar cartas, presentes e demais encomendas através da tão conhecida e simpática caixinha de correio. Presente em praticamente toda residência ou instituição empresarial, elas esbanjam criatividade na sua estrutura e funcionalidade.
Para o gerente de Vendas da Ferragens Pinheiro, Vanderlei Ribeiro, as caixinhas de correio ainda terão bastante vida útil nos próximos dez ou vinte anos. “Pela sua utilidade e cultura, elas despertam beleza no imóvel, por isso, existem tantos modelos e designs no mercado. Não consigo imaginar uma residência sem caixa de correio”, afirma.
Além da beleza, a segurança é fundamental na hora de escolher o modelo da caixa de correio, segundo o gerente. “O ideal é que ela seja fabricada com material de aço, para trazer mais segurança com as correspondências que o cliente recebe. É possível criar um design elegante da caixinha com estrutura metálica”, explica Vanderlei.
Na Ferragens Pinheiro, empresa de aço que atua há cinco décadas no Distrito Federal, existem diversos modelos e materiais que o cliente pode definir a melhor estrutura da sua caixa de correio. “Vendemos no estilo colonial com vários modelos e tamanhos. Além disso, podemos fabricar a caixa de correio que atenda o gosto do cliente”, ressalta o gerente de Vendas da Pinheiro.

Rodízio evita gastos desregulares dos pneus

Muita gente já ouviu falar no rodízio de pneus, que serve para equalizar o desgaste e aproveitar melhor a vida útil de cada um deles. Indicado para cada 10 mil km, o revezamento de pneus pode variar de acordo com o tipo de uso: quando se roda em trechos sinuosos, de curvas fechadas, que exigem freadas bruscas, o desgaste pode ser maior, o que pode exigir que o rodízio seja feito antes da quilometragem indicada.

O desgaste maior é sempre no eixo de tração do veículo. Por isso, na maioria dos carros brasileiros, os pneus dianteiros têm sua vida útil até três vezes menor que os dianteiros. A falta de rodízio pode gerar desencadear gastos maiores. “Desgaste irregular da banda dos pneus, redução da vida útil dos mesmos, alterações no consumo de combustível, avarias no sistema de suspensão, são alguns dos gastos prematuros que podem pegar de surpresa o consumidor”, explica Hélio Aveiro, vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (SINCODIV/DF). 

O rodízio equaliza os gastos dos pneus, mas não corrige deformações causadas por faltas de manutenção. Caso as rodas estejam mal alinhadas e balanceadas, ou prejudicadas por ângulos de cáster e cambagem errados, em pouco tempo a banda de rodagem dos pneus apresentará desgaste irregular. Os veículos se comportam melhor com pneus desgastados uniformemente. “É extremamente importante manter os pneus sempre alinhados e balanceados. Isso interfere diretamente no comportamento dinâmico do veículo, diminuindo a chance de acidentes”, explica Aveiro. 

A maneira correta de realizar o rodízio de pneus é trocando os pneus dianteiros pelos traseiros sem alterar o lado de rodagem. O pneu dianteiro esquerdo troca de lugar com o traseiro esquerdo e no lado direito a mesma coisa. Quando o estepe entra no jogo, ele deverá entrar no lugar de um pneu da frente. Caso seja colocado no lado esquerdo, o pneu que estava na dianteira do lado esquerdo passa para a traseira e o pneu que estava na traseira assume o papel de reserva. Nos veículos com tração integral, indica-se fazer o rodízio em “x”. 

Confira dicas para aproveitar melhor a vida útil de seus pneus:
 Calibrar os pneus uma vez por semana, conforme nível indicado no manual do proprietário.
 Serviços de alinhamento, balanceamento, cáster e cambagem contribuem para o gasto uniforme da banda dos pneus.
• Evite rodar com pneus que tenham bolhas.
 Caso compre apenas um par de pneus novos, instale-os no eixo traseiro.

Evite afogamentos e acidentes com noções básicas de segurança

No país, o afogamento é a segunda causa de morte entre crianças de um a nove anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Mas com simples noções de prevenção e primeiros socorros, ensinada pelo Corpo de Bombeiros Militar, é possível evitar acidentes.

O tenente Pérsio Moreira, do Grupamento de Busca e Salvamento, explica que ao se aproximar de uma pessoa em situação de afogamento, o socorrista deve estar a um braço de distância, afundar na água e segurar a pessoa por trás, para não ser puxado pela vítima durante o desespero.

 
"Com o mergulho por baixo, chamado canivete, se faz uma pegada na vítima pelo ombro-axila, para evitar que no desespero o socorrista seja puxado para o fundo. A partir disso, se faz o chamado 'nado reboque', que mantém a cabeça da vítima fora da água, até levar a margem", detalhou Moreira.

 
Depois, é preciso verificar a pulsação, respiração e os batimentos cardíacos da vítima. Moreira destaca também a importância de ver a quantidade de espuma na boca e nariz. "A pessoa aspira muita água e acaba gerando essa espuma. Mas depois disso, se analisa os graus de afogamento dela", comentou o tenente do Grupamento de Busca e Salvamento.

 
Caso a pessoa esteja inconsciente, deve-se começar o boca a boca e a massagem cardíaca. O recomendado é realizar até 100 compreensões por minuto, manter os braços firmes no peito, com as palmas das mãos sobre o peito da vítima. "Contudo, a massagem só deve ser feita nos casos graves", apontou Moreira.

 
AFOGAMENTOS – No Distrito Federal, de janeiro a novembro de 2013, o Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros atendeu a 58 afogamentos, sendo que fevereiro foi o mês de maior índice, com nove vítimas. Em 2012, foram registrados 53 casos em várias regiões do DF.

 
No país, os afogamentos em piscinas representam 53% de todos os casos de afogamento entre crianças, na faixa etária de um a nove anos. Mais de 90% dos óbitos desse tipo ocorrerem em água doce (piscinas, parques aquáticos, represas e rios).

 
Dessa forma, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar qualquer forma de afogamento. De acordo com a Sobrasa, com apenas cinco atitudes é possível aumentar em 95% a segurança nas piscinas residenciais, de clubes, hotéis, academias e condomínios. Confira os itens aqui


RESIDÊNCIA – No período de férias escolares, as crianças permanecem mais tempo em casa. Por isso, é necessária uma atenção maior por parte dos pais, com cuidados que podem fazer toda a diferença na segurança dos pequenos.

 
Na época de calor, é fundamental restringir a entrada das piscinas residenciais com o uso de grades ou cercas, a uma altura que impeça crianças de entrarem no recinto da piscina sem um adulto.

 
"É recomendado também que as piscinas tenham, no mínimo, dois drenos (ralos anti-sucção), com velocidade máxima de 0,6 metros por segundo. A manutenção constante deles também é essencial, para evitar cortes nas pessoas", lembrou o tenente Pérsio.

 
Ainda assim, o ambiente campeão em número de acidentes é a cozinha. A atenção deve ser maior com panelas no fogão, objetos cortantes, equipamentos elétricos e botijão de gás.

 
Remédios, detergentes, venenos para roedores, pesticidas e produtos de limpeza devem ser guardados tampados e em locais fechados. Também não se deve utilizar garrafas PET para colocar detergente, pois a cor colorida dos produtos atrai a atenção das crianças.

 
Também é necessário ter cuidado com a fiação elétrica da casa, verificar se há algum fio desencapado, com as tomadas sempre protegidas.

 
O banheiro é outro local que requer atenção, pois durante o banho podem ocorrer muitas quedas. A dica do Corpo de Bombeiros é sempre colocar tapetes antiderrapantes. Além disso, os pais devem orientar seus filhos a não subirem no vaso sanitário.

 
Em caso de acidentes e urgências, deve-se ligar para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros. Ao ser atendido, identifique-se, forneça o número de onde está falando e informe endereço com ponto de referência. Explique o que aconteceu e aguarde as orientações.