sábado, 9 de julho de 2011

Vírus Sincicial Respiratório

O assunto vacinação está em alta, mas quase ninguém fala de imunização contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), muito pouco conhecido mas que está em plenatemporada”  (de março a setembro) e provoca mais internações de bebês por infecções respiratórias que a dengue, gripe e H1N1. O VSR está por trás de 90% das internaçóes por bronquiolite (doença que mata 160 mil bebês por ano no mundo) e é a maior causa de internação de recém -nascidos e menores de um ano de idade, em especial os prematuros, com doenças cardíacas e/ou respiratórias. Até completarem um ano, quase dois terços das crianças serão infectadas por ele, um percentual que sobe para 99% até os dois anos.
Não existe vacina contra o VSR, mas EXISTE IMUNIZAÇÃO, com um anticorpo chamado Palivizumabe, que impede a multiplicação do vírus, e que é aplicado mensalmente durante a "temporada" do VSR, sempre sob recomendação e encaminhamento do pediatra da criança.
O público em geral e até os médicos conhecem pouco sobre o VSR, que no entanto tem grande impacto no sistema de saúde pública. Além de provocar internações e reinternações, ele aumenta, por exemplo, em 4 vezes a possibilidade de ter asma na adolescência.
Algumas medidas profiláticas também são importantes, como lavar as mãos, os brinquedos das crianças, não colocá-las em contato com pessoas gripadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário