quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DF contra o tráfico de pessoas

A Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (GETP), criada por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Justiça (SEJUS-DF) e a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, tem o objetivo de gerar e executar políticas públicas de enfrentamento a este tipo de crime, com ações de divulgação e prevenção favoráveis à proteção das vítimas, além de oferecer atendimento psicossocial e jurídico. 
“Nosso trabalho vai além da divulgação no DF e entorno. Temos um local adequado e reservado, onde psicólogos, advogados e assistentes sociais oferecem um acompanhamento das vítimas do tráfico de pessoas”, explica Marta Helena Santos, responsável pela GETP. 
O trabalho da GETP envolve visitas a todas as regiões administrativas do DF para a divulgação do combate ao tráfico de pessoas. “Muita gente não sabe que existe este tipo de crime. Faremos palestras em escolas e convidaremos órgãos públicos e entidades da sociedade civil para apresentar o projeto”, completa Marta. Denúncias sobre suspeitas de casos envolvendo tráfico de pessoas podem ser feitas pessoalmente na Secretaria de Justiça (Estação Rodoferroviária de Brasília, Parque Ferroviário, Zona Industrial), pelo telefone (61) 2104-1916 ou pelo email getp.sejusdf@gmail.com. 

O que é tráfico de pessoas?

Caracteriza tráfico de pessoas o recrutamento, transporte ou alojamento de pessoas, recorrendo à ameaça, uso da força ou a outras formas de coação para fins de exploração. A exploração incluirá, no mínimo, o uso da vítima para prostituição ou outras formas de exploração sexual, trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares, servidão ou remoção de órgãos.

Agência Brasília 

Nenhum comentário:

Postar um comentário