sábado, 11 de abril de 2015

A Mobilização das ONGs - Lançamento




O coquetel de lançamento será na  ADUnB, dia 15 de abril, às 18h.

 Este livro é o primeiro estudo no Brasil que teve como seu ponto de partida a análise da mobilização da sociedade civil (ONGs, fóruns etc.) na construção de processos emancipatórios que garantissem a proteção dos direitos sexuais de crianças e adolescentes em situação de exploração sexual comercial,no período de 1993 a 2004, pós-Constituição de1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 1990.

É orientado por uma visão crítica da sociedade e vai compreender essa questão a partir das relações construídas pela sociedade global neoliberal e o aspecto machista e racista que permeia a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes (ESCCA) no Brasil, e a força da sociedade de resistir à opressão e às formas diversas de exploração do trabalho infantil.

Esta tese de doutorado mostra que mesmo se tratando da mobilização das forças sociais no agendamento dos direitos de crianças e adolescentes junto às politicas sociais brasileiras, como uma expressão politica de baixo para cima, não significa que construimos a emancipação humana desses sujeitos, pois não conseguimos incidir contra a ordem do capital neoliberal que assolou o Brasil em 1995, nem desconstruir as desigualdades de classe, de gênero, raça e homofobia, embora temos observado avanços significativos nestas áreas.Porém, Essa questão ainda se mantém utópica. Parafrasendo o Prof. Carlos Lima, “mais uma vez se confirma a perspectiva marxiana de que a emancipação humana é impossível no círculo de giz do modo de produção capitalista. Neste, só é possível e, assim mesmo com restrições, a emancipação política”.

Referência: LEAL, Maria Lúcia Pinto. A mobilização das ONGs no enfrentamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário