terça-feira, 23 de junho de 2015

Professores e alunos da Universidade de Brasília passarão três dias em aldeia indígena e fazem campanha de arrecadação de donativos


Durante três dias uma turma composta por 42 estudantes e professores da Universidade de Brasília irão acampar na aldeia indígena Takuara Tekora da população Guarani Kaiowá, que fica localizada em Mato Grosso do Sul. A comitiva dividirá comida e bebida com as mais de 70 famílias que vivem em meio ao conflito de terras com fazendeiros do agronegócio.

A população da Aldeia Takuara é uma das dezenas de comunidades da Nação Guarani-Kaiowá, maior Povo Indígena no Mato Grosso do Sul e segundo do país, que é vitimada por grave crise humanitária enquanto aguarda a conclusão do processo de demarcação de seus territórios tradicionais.

Segundo a coordenadora do projeto a professora Ana Tereza Reis, aldeia foi escolhida dado ao contexto de grave violação de direitos, praticado contra o povo Guarani-Kaiowá pelo Estado brasileiro: "Esse é um dos povos indígenas mais vulneráveis do país. São aproximadamente 250 pessoas que lutam pela manutenção da terra e da sobrevivência. Enfrentam várias privações e precisam dos donativos", afirma Ana Tereza.

A Universidade de Brasília forneceu o transporte para  a viagem que terá 16 horas de duração.

Campanha de arrecadação

Sem recursos básicos as famílias que lá vivem passam frio, fome e enfrentam situações precárias. A partir disso, os participantes do grupo resolveram fazer uma campanha para arrecadarem donativos para serem levados no dia da viagem. Doações como roupas, cobertores, alimentos, calçados e material escolar estão sendo aceitos.

Quem quiser contribuir, poderá entregar as doações nos seguintes pontos de coleta até às 18h do dia 
24/06:

- Bloco de Auditórios do Instituto de Ciências Biológicas;
- Centro Acadêmico de Biologia (CABio);

- Secretária de Turismo (CET).

Nenhum comentário:

Postar um comentário