sexta-feira, 4 de abril de 2014

Uma história de resistência

                  
                      
  
 
A ditadura instalada com o golpe militar de 64 trouxe anos difíceis para o país e para  a Universidade de Brasília (UnB). Esta por se encontrar mais próxima do poder, sofreu consequências devastadoras. Estudantes e professores mais jovens foram taxados de subversivos e comunistas.
 
O campus Darcy Ribeiro foi invadido e cercado diversas vezes por policiais militares e do Exército. No dia 18 de outubro de 1965, depois da demissão de 15 docentes acusados de subversão, 209 professores e instrutores assinaram demissão coletiva.
 
Muitas histórias daquela época estão registradas nos livros. Uma delas é a criação da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) que apresentamos aqui. 
 
1978  NASCE  A ASSOCIAÇÃO

A virtual clandestinidade, até compreensível nos dias tensos de 1977, seria paradoxalmente a marca da criação da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília.

O autoritarismo da administração central da UnB, que tivera seus momentos mais marcantes na crise artificial daquele ano, impedia, já agora no início de 1978, que os professores sequer cogitassem realizar as reuniões que tratavam da criação da ADUnB em suas salas de trabalho, ou em alguma outra dependência do campus.

A desconfiança era generalizada, por medo das delações e consequente repressão que  podiam levar da demissão por algum motivo injustificado até a prisão sob o argumento de a iniciativa ferir os convenientemente elásticos dispositivos da Lei de Segurança Nacional.

Criar a Associação dos Docentes da UnB era desejo nascido da resistência política ao autoritarismo vigente no país tão bem representado na reitoria instalada no campus, mas era também o desejo de uma entidade representativa capaz de se voltar para os problemas inerentes à vida acadêmica, da pesquisa científica às questões trabalhistas, das quais a que revelaria mais premente era a precária situação dos contratados como professores colaboradores e professores visitantes.

O Brasil forjava naqueles tempos uma nova sociedade civil, começando a desenhar relações mais modernas entre o Estado e o cidadão, cujo exemplo mais significativo naquele mesmo ano de 1978 seria  o surgimento na região conhecida como ABC paulista, após um período tenso de greves que não ocorriam no país desde 1068, de um movimento sindical que pregava mais autonomia na relação entre capital e trabalho, com menos intervenção dos órgãos de planejamento e, portanto, menos controle  estatal...

A ASSEMBLEIA FUNDADORA

Na noite  de 24 de maio de 1978, uma quarta-feira, 115 professores firmaram a ata que, um ano e cinco dias após a histórica manifestação estudantil do Dia Nacional de Lutas na praça Edson Luiz, fazia nascer oficial a ADUnB, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília.”

Trecho extraído do livro “ Sonho e realidade- O movimento Docente na Universidade de Brasília – 1977/1985”, publicado pela 8ª Diretoria da ADUnB em 1994.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário