sexta-feira, 4 de abril de 2014

Reconhecimento: Drª. Elenice Maria Ferraz recebe o Título de Professora Emérita pela Universidade de Brasília

 
Em sessão solene realizada no auditório da Reitoria, sexta-feira( 21), o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Marques de Toledo Camargo, dirigiu a cerimônia para outorgar à ginecologista Elenice Maria Ferraz o Título de Professora Emérita da UnB. O privilégio é concedido a docentes aposentados da universidade que alcançaram grande destaque em suas diversas funções exercidas.
Ocuparam a mesa da solenidade o diretor da Faculdade de Medicina (FM), Paulo César de Jesus; o reitor e presidente do Conselho Universitário (Consuni), Ivan Marques de Toledo Camargo; e a homenageada. 
Após a execução do Hino Nacional, o reitor declarou aberta a sessão e concedeu a palavra ao professor da Faculdade de Medicina (FM), amigo da homenageada, Paulo Sérgio França. O professor proferiu um discurso enriquecedor e emocionado, contando momentos da história da professora e todo o processo de aceite da outorga. Em seguida o reitor da universidade fez a entrega do diploma de Título de Professora Emérita, que também contou com momentos musicais escolhidos por Elenice, como forma de homenageá-la e celebrar sua trajetória diante de familiares, amigos e admiradores presentes no evento.
A professora agradeceu a todos, principalmente sua família, amigos e aos estudantes pelo papel  que desempenharam em sua vida. Elenice contou ao público em uma apresentação em slides toda sua trajetória de vida, desde os tempos de colégio até a chegada à Faculdade de Medicina - e demonstrou sua satisfação em ser reconhecida como um exemplo por trabalhar com o que sempre lhe proporcionou prazer. “Receber esse título depois de sete anos de aposentadoria é um reconhecimento muito grande, significa que estamos na memória do departamento, dos colegas e de todos os colegiados. E para chegar até aqui construímos uma vida acadêmica que coroa toda essa situação”, afirmou a professora.
O colega de profissão, Dr. Cláudio Bernardo Pedrosa de Freitas, falou um pouco sobre a homenageada, de toda sua dedicação e lembrou que a homenagem se deu tardia, em função de tudo que Elenice proporcionou à instituição. “Exemplo de professora, teve toda uma vida dedicada à medicina, ao ensino e à pesquisa, uma pessoa que teve percepção sobre a saúde pública, não só na ginecologia. Sempre ocupou no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Brasília uma posição de liderança e referência para todos os residentes que por lá passaram.”
O diretor da Faculdade de Medicina, Paulo César de Jesus, falou da honra, para a instituição, de abrigar professores eméritos em seu quadro. “É sempre uma honra ter mais um professor da Faculdade de Medicina no quadro de professores eméritos da Universidade de Brasília. O que fica muito forte é o exemplo de profissional que a professora Elenice sempre foi e sua batalha contínua com a formação médica e como militante em comunidades tanto brasileira como internacionais”. E lembrou também sua grande participação na maternidade do HUB. “Grande parte do que existe hoje na maternidade do Hospital Universitário é fruto do trabalho dela juntamente com sua equipe e em razão disso a maternidade leva seu nome”, ratificou o diretor.
A professora Elenice Maria Ferraz  se graduou pela Universidade Federal de Minas Gerais (1964), obteve mestrado em saúde pública pela Johns Hopkins University (1972) e doutorado em estudos de população e saúde materno-infantil, também pela Johns Hopkins. Completou residência médica em ginecologia e obstetrícia no University of Mississipi Medical Center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário