segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Má qualidade do ar induz baixa produtividade dos funcionários


A falta de limpeza dos aparelhos de ar condicionado é um fator para a proliferação de doenças como: gripes, pneumonia e alergias respiratórias. As bactérias e os vírus que contaminam esses equipamentos são responsáveis por doenças que acometem as pessoas em diferentes locais, inclusive, no ambiente de trabalho. Nesta situação, contribuem para o aumento do número de faltas ao trabalho e de atestados médicos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de dois milhões de pessoas morrem no mundo devido a enfermidades causadas pela contaminação do ar interior. “Desse modo, os empregados ficam mais propensos a adoecer e, consequentemente, diminuem o desempenho no trabalho”, alerta o Dr. Antonio Negrão Costa, médico do trabalho da clínica Multi Life. Além disso, “o uso continuado do aparelho de ar condicionado pode causar ressecamento da mucosa nasal, dos olhos e da pele. Isso, também, prejudica a saúde do trabalhador”, completa o médico.

A recomendação médica para as empresas é que realizem a manutenção periódica do sistema de refrigeração e façam a avaliação do ar ambiental, conforme a determinação da ANVISA, Resolução 17624/2010 e Portaria 3523/GM/Ministério da Saúde. Além da adequada operação dos climatizadores de ambientes, as empresas devem desenvolver programas permanentes de conscientização dos usuários e dos administradores das edificações. ‘’A questão é manter o sistema de ar condicionado limpo e higienizado. A periodicidade da manutenção não deve exceder uma vez ao ano’’, alerta Dr. Antonio Negrão Costa.

O especialista explica que sintomas como dores de cabeça e ânsias de vômito podem sinalizar, ainda, a exposição ao ar ambiental viciado por vapores diversos, inclusive a fumaça do cigarro. Em 2012, aproximadamente 42 pessoas foram vítimas de intoxicação em uma empresa de call center em São Paulo. O vapor da resina para vedação aplicada nos banheiros entrou pela canalização do ar condicionado provocando o incidente. Nestes casos, as empresas precisam adotar medidas preventivas.

 Para evitar danos à saúde do empregado, o médico do trabalho sugere que a temperatura do ar ambiente atenda a Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho e Emprego. A temperatura ambiente deve estar entre 20 e 23 graus Celcius. Recomenda-se, ainda, a imunização dos alérgicos com a vacina da gripe, pois é uma forma de aumentar a imunidade e evitar infecções.

Cuidados contra males causadas pelo ar condicionado
 - Braços: Aplicar diariamente hidratante que minimiza os efeitos de ressecamento. Também é indicado usar umidificador no ambiente.
- Olhos: Use colírios lubrificantes. Atenção aos movimentos ciliares que evitam o risco de bactéria contaminarem o olho. Caso use lentes de contato, a dica é o uso de lubrificantes regularmente.
- Nariz: Lavar o nariz na pia do banheiro ou aplicar soro fisiológico lubrifica e evita sangramentos.
- Garganta: Contra a garganta seca, o melhor é água. Se for possível, deixe sua garrafinha à mão na sua mesa de trabalho.
- Pernas: Alongar-se para prevenir que o músculo se contraia involutariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário