quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Denúncia de nova tentativa de invasão leva 6 à delegacia

Denúncia de nova tentativa de invasão leva 6 à delegacia
 
 
Agentes da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e policiais militares do 4º Batalhão conduziram seis homens à delegacia no fim da tarde de sexta-feira (24). Os detidos estavam envolvidos em um esquema de invasão de área pública no Itapoã e, após serem retirados do local, tentaram uma nova ocupação irregular, desta vez, na Estrutural.
 
O caso aconteceu pouco depois das 17h30, quando a Seops recebeu uma denúncia anônima com a informação de que pelo menos 15 edificações de madeira e lona estariam montadas na Quadra 1, do Setor de Indústria, da Estrutural. Segundo o denunciante, os invasores chegaram ao local com caminhões carregados de materiais para a obra.
 
“Pelo nosso levantamento, verificamos que os mesmos acusados participaram do movimento de invasão no Itapoã. Estamos fechando o cerco contra a invasão de área pública e a grilagem e mais pessoas serão presas”, afirma o secretário da Ordem Pública e Social, José Grijalma Farias.
 
Os seis acusados seguiram à 8ª delegacia, onde assinaram termo circunstanciado pelo crime de invasão de área pública e foram liberados, em seguida. Posteriormente, serão chamados pela Justiça.
 
O crime está previsto na lei 4.947/79 (Lei Agrária). Cada um poderá ficar até três anos preso, além de ter que pagar multa, em caso de condenação. 
 
A fiscalização do terreno continuará neste final de semana para evitar o retorno da ocupação, que se for constatada será removida em uma operação planejada pelo Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo.
 
Itapoã
 
No início da manhã de ontem, os órgãos de fiscalização do Governo do Distrito Federal retiraram 360 construções irregulares num terreno público de dois hectares da Quadra 318, do Itapoã.
 
A ação foi um desmembramento da prisão de 20 pessoas na quinta-feira (23), acusadas de serem responsáveis por mobilizar a ocupação. Metade dos detidos possuía passagem por outros crimes e um deles estava com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.
 
Os suspeitos têm idades entre 20 e 40 anos. Foi arbitrada fiança de R$ 400. Oito deles pagaram e responderão ao processo em liberdade. Os demais, inclusive o que tinha mandado de prisão em aberto, ficarão à disposição da Justiça.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário