quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Exposição Túnel da Ciência Max Planck chega ao Brasil


 
Para celebrar a Temporada da Alemanha+Brasil 2014, a Sociedade alemã Max Planck realizará a exposição científica multimídia “Túnel da Ciência Max Planck”, que abordará os grandes temas da pesquisa básica mostrando as possibilidades científicas e tecnológicas para as inovações. A mostra acontecerá entre os dias 30 de janeiro e 21 de fevereiro, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.
 
Os detalhes da vinda da exposição para o Brasil foram discutidos em reunião realizada em dezembro com a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, o coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo, Marcio Weichert, e o cônsul para Assuntos Culturais e Científicos da Alemanha, Ralf Heinkele. 
 
Helena comemorou a vinda da exposição que já visitou 20 países nos cinco continentes e recebeu mais de 9 milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil é a mais recente,lançada na Rússia em 2013, está distribuída em oito módulos de conteúdo extenso e profundo, todos no limite dos conhecimentos científicos atuais: Universo; Matéria; Vida; Complexidade; Cérebro; Saúde; Energia; e Sociedade. “É preciso aproveitar esta oportunidade única, junto ao governo alemão. Esta exposição está correndo o mundo e deve permanecer conosco por um mês e depois parte para diferentes cidades da China e Japão”, disse Helena.
 
Além da SBPC, a exposição tem como apoiadores a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre outros.

Atividades Paralelas
Em paralelo à exposição Túnel da Ciência Max Planck, haverá uma programação científica complementar entre os dias 28 de janeiro e 17 de fevereiro, no Hotel Pergamon , em São Paulo, organizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) e a Sociedade Max Planck, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e com o apoio da SBPC e demais organizações.

A primeira atividade acontecerá amanhã (28/1), às 10 horas. A mesa-redonda “Divulgação Científica no Brasil e na Alemanha” é organizada pelo MCTI e terá a participação de Peter Steiner, coordenador do Túnel da Ciência, e de três especialistas brasileiros: Douglas Falcão, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do MCTI, Ildeu Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Glória Queiroz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 

No dia 29 de janeiro, uma cerimônia oficial abrirá a exposição ao público em geral, com uma palestra do prêmio Nobel em 1991, o pesquisador da Sociedade Max Planck, Erwin Neher. No dia seguinte, o pesquisador fará a palestra “Brain Signals: Communication and Information Processing in the Central Nervous System”. 

 
Serviço

“Túnel da Ciência Max Planck”
Local: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, Consolação)
Período: De 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014
Entrada: gratuita
Para mais informações: www.tuneldaciencia.com.br 

“Atividades Paralelas – Programação Científica”
Local: Pergamon Hotel (Rua Frei Caneca, 80, Consolação)
Período: Entre os dias 28/01 e 17/02 
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário