terça-feira, 2 de julho de 2013

Vai sair de férias? Garanta a segurança de sua casa antes de viajar

O mês de julho é sinônimo de descanso e tempo de viajar para a maior parte dos brasilienses. Mas, as tão sonhadas férias podem virar pesadelo para quem não tomar os cuidados necessários de segurança da casa ou do apartamento. Algumas famílias instalam câmeras de segurança, outras optam pela contratação de pessoas para ficar em casa ou de um serviço especializado de segurança.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal apontam que os furtos a residências lideram as estatísticas da criminalidade da cidade. De janeiro a maio de 2013, foram registradas mais de 3,5 mil ocorrências, um aumento de 25% se comparado ao mesmo período do ano passado. Por causa disso, a procura por vigilantes e seguranças em empresas especializadas tem aumentado. No primeiro semestre deste ano, já foram contratados 50 profissionais.
Na opinião do presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Distrito Federal (Sindesp-DF), Irenaldo Pereira Lima, os furtos nos períodos de férias são mais frequentes porque os ladrões têm facilidade de acesso, uma vez que todo mundo viajou. “Ações preventivas são a melhor solução para não ter dor de cabeça depois. Vale a pena apostar em segurança especializada e também em recursos tecnológicos como câmeras e alarmes. Se o imóvel é bem vigiado, os bandidos provavelmente vão atrás de um que esteja desprotegido”, alerta Irenaldo.
A funcionária pública, Dalva Pires, 45 anos, moradora do Park Way optou por instalar câmeras de segurança em toda casa. São 16 ao todo. “Eu sou muito cautelosa com o cuidado da minha casa. Não vacilo mesmo. Além de investir no sistema de segurança, deixo alguém vindo à minha casa recolher lixos, jornais e fazer movimentação na casa. Não esperarei ser roubada para tomar iniciativas de segurança”, diz.

Confira dicas para tornar sua casa mais segura:
 - Não divulgue a sua viagem. A informação pode chegar aos ouvidos de pessoas mal intencionadas.
- Tenha bom relacionamento com os vizinhos. Peça para um deles ficar de olho na residência, entrar lá e mudar a posição das cortinas e recolher a correspondência.
- Programe o telefone fixo para transferir as ligações para o seu celular. Assim, se alguém ligar para ver se a casa está vazia,
- Suspenda as correspondências
- Coloque correntes grossas e um cadeado bem resistente no portão.
- Instale câmeras de segurança. Elas podem inibir a entrada de ladrões. Muitas vezes, basta um adesivo informado que a casa está ligada a uma central de alarme evitar furtos.
- Invista em segurança privada. Um vigia, rondas e alarmes monitorados podem espantar os bandidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário