sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Polícia Civil investiga desvio milionário em entidade social




Valor apropriado pela quadrilha pode  chegar a R$ 8 milhões

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco) divulgou na manhã desta sexta-feira (24) o resultado da Operação Matriarca. A ação desarticulou uma quadrilha acusada de desvio de dinheiro destinado pelo Governo do Distrito Federal a entidades carentes. A Polícia Civil do DF aborda a possibilidade de uma apropriação de cerca de R$ 8 milhões em verba pública.

A operação chegou à entidade sem fins lucrativos Fenações Integração Social, que mantém quatro centros de atendimento a crianças, atendendo cerca de 850 usuários em Samambaia e Recanto das Emas.

Sem divulgar nomes, a Deco informou que quatro dirigentes estão sob investigação, já foram ouvidos e liberados posteriormente. Entre 2003 e 2009, a instituição encaminhou cerca de 3,7 mil notas para comprovar o repasse de dinheiro público, mas a Receita Federal chegou à conclusão de que apenas 14% delas estavam regulares.

“O próximo passo é quebrar os sigilos bancários e fiscais de cada um dos investigados. Com base nisso, vamos saber sobre as movimentações e para onde esse dinheiro pode ter ido”, destacou o delegado-adjunto, Fernando Cocito.

Por meio de mandados de busca e apreensão, a polícia recolheu computadores, documentos e pen-drives nas casas dos envolvidos. Caso as acusações se confirmem, eles podem incorrer nos crimes de desvio de verba pública, apropriação indébita e associação criminosa, com penas que podem chegar a quatro anos de prisão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário