quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Todo dia é de combate ao cigarro


Dr. Alexandre Cury, cardiologista do laboratório Exame
 
Na próxima quinta-feira será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O tabaco é o principal fator de risco evitável para as doenças cardiovasculares. O fumo aumenta em até 300% o risco de um ataque cardíaco, além de provocar inúmeras outras doenças, como o câncer.
 
O Brasil tem 35 milhões de fumantes e 80 mil pessoas morrem precocemente todos os anos por causa do cigarro. Segundo estudos internacionais, o tabaco mata um em cada dois usuários. A proibição total e abrangente, como a lei aprovada e sancionada, pode contribuir para a redução do consumo de tabaco e evitar também os efeitos do fumo passivo.
 
O fumante passivo, ou seja, aquele que não fuma, mas está próximo de um fumante, tem contato direto com 30 substâncias cancerígenas, presentes na fumaça do cigarro. O fumo passivo é responsável por 40% dos infartos, matando seis pessoas por dia no Brasil e causando, ainda, 30% de cânceres de pulmão, entre outras doenças.
 
Alguns mitos sobre o cigarro devem ser debatidos. O primeiro é que não há diferenças nos riscos à saúde entre as diferentes marcas de cigarro, nem entre os supostos cigarros com alto e baixo teor de nicotina. Não existem níveis seguros para o consumo de alcatrão, monóxido de carbono e nicotina. Os cigarros são os únicos produtos de consumo no mercado que matam seus consumidores regulares ao serem consumidos.
 
Como os fumantes adultos, em grande parte, estão morrendo e/ou adoecendo devido a doenças causadas pelo cigarro ou estão parando de fumar, a indústria do tabaco, então, tenta captar novos fumantes entre os jovens através de propaganda enganosa. Os novos fumantes serão seus futuros clientes nos próximos 25 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é uma doença pediátrica, pois quase 90% dos fumantes regulares começam a fumar antes dos 18 anos de idade.
 
Parar de fumar é uma decisão pessoal e intransferível. Por isso, veja o que o cigarro pode causar na sua vida: a fumaça do cigarro possui 4.720 substâncias químicas nocivas, sendo que pelo menos 60 delas são reconhecidamente cancerígenas, além de irritantes e tóxicas ao pulmão; fumar causa impotência sexual; crianças que convivem com fumantes têm mais asma, pneumonia, sinusite e alergia; fumar causa doença vascular que pode levar à amputação de dedos e pernas; ao fumar você inala arsênico e naftalina, também usados como veneno de ratos e baratas; fumar causa câncer de laringe, de pulmão, de boca, entre outros; em gestantes, fumar causa partos prematuros, aborto espontâneo e o nascimento de crianças de baixo peso; o uso de tabaco obstrui as artérias, dificulta a circulação do sangue, leva ao enfisema pulmonar, à perda dos dentes e causa morte por doenças do coração.
 
Os principais benefícios ao parar de fumar são: após vinte minutos sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal; após oito horas o nível de oxigênio se normaliza; após dois dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta melhor os alimentos; após três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora; após cinco a dez anos o risco de sofrer infarto será próximo ao de uma pessoa que nunca fumou.
 
Nós, médicos, damos os seguintes aconselhamentos para quem parar de fumar: atentar para sintomas de abstinência e depressão, frequentes na primeira semana e que diminuem nas próximas três a quatro semanas; se houver ganho de peso, lembre que o benefício de parar de fumar é maior que o ganho de peso e que a alimentação adequada e atividade física podem ajudar; tomar água no desejo de fumar, ingerindo dois copos; exercício físico é obrigatório, pois libera endorfinas, substâncias que aumentam a disposição e  a sensação de bem-estar; eliminar cinzeiros e isqueiros de casa e local de trabalho. E tente sempre trabalhar o seguinte pensamento: um cigarro só vai fazer mal, pois se fumar um cigarro, você poderá colocar tudo a perder.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário