terça-feira, 2 de setembro de 2014

Movimento para a Reforma Política


 
Realiza-se entre 1º e 7 de setembro, em todo o Brasil, a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política. O movimento defende paralelamente a apresentação de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

O movimento espera com a campanha de uma semana colher até 10 milhões de votos ao longo do período, no qual também se buscará angariar assinaturas para o projeto de lei popular pela reforma política.

Os resultados serão encaminhados ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Uma reforma política a partir da vontade do povo deve ser entendida como o único caminho possível para a apresentação de respostas específicas que o atual Legislativo não tem sido capaz de fornecer. Os representantes seriam eleitos sob novas regras, com a atribuição de debater única e somente as mudanças possíveis no sistema político-partidário.

Aldo Arantes, secretário da Comissão Especial da OAB para a Reforma Política, diz que a reforma política é necessária. “Essa estrutura que está aí produziu as distorções que temos hoje, por isso o movimento procura trabalhar em quatro pontos: limitar o financiamento de campanha por empresas privadas, ter eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero e fortalecimento dos mecanismos de democracia, adianta Arantes.

É possível votar on-line no Plebiscito Popular pela Constituinte, basta  clicar no http://bitbitbit.com.br/plebiscito/   e informar o número do CPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário