quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Saúde realiza campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo





 A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) realiza no próximo sábado (08) o "Dia D de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo". A abertura será às 9h, no Centro de Saúde nº 8, localizado na EQS 514/515  - Asa Sul. Serão 126 postos de vacinação.
 
A campanha de vacinação ocorrerá entre 8 e 28 de novembro. O evento tem como alvo meninos e meninas a partir de seis meses de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias. No DF, 182.211 crianças se enquadram neste perfil.

Já para sarampo, o público alvo infantil é de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias, compondo 161.045 crianças. Durante o período de vacinação, 105 postos estarão ativos.
O Brasil comemora, em 2014, 25 anos livres do poliovírus, responsável pela transmissão da Poliomielite. Também se celebra o 35° ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a doença.

SARAMPO – O último registro da doença no DF foi em 1999. Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação.
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.
 As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.
POLIOMIELITE NO BRASIL - O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e o último registro no DF é de 1987. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário