quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Em Feira de Ciências, alunos do Setor Leste mostram “genialidade” de Leonardo da Vinci




Em mais uma Feira da Ciência que realiza nesta quarta-feira (06) e quinta-feira (07), dentro de seu calendário escolar, o Centro de Ensino Médio Setor Leste (CEMSL) oferecerá este ano, a obra do cientista, escultor, arquiteto, matemático e engenheiro Leonardo da Vinci (1452-1519), como atração principal do evento que se realizará nos dias 06 e 07 deste mês nas dependências da escola.

Considerado um dos pintores mais respeitados de todos os tempos, o italiano Leonardo da Vinci notabilizou-se com a obra "Monalisa", mas sua genialidade é também conhecida em obras como a "Última Ceia", "Anunciação", e a "Virgem dos Rochedos". Da Vinci ficou na história do mundo como um dos maiores nomes do Renascimento. Suas descobertas modernas podem ser identificadas pelo helicóptero e o paraquedas, entre outras máquinas.

O projeto Feira de Ciências, que é coordenado pela Karenina Maria Ferreira Porto Monteiro, e que conta com outros professores reúne a um só tempo, as experiências dos alunos, com a exibição de filmes temáticos e a realização de oficinas de química e física, além de um laboratório sensorial.

De acordo com a programação, a Feira de Ciências oferecerá, no dia 06, a mostra das pesquisas dos alunos acerca dos projetos de Leonardo da Vinci. “Nossos alunos produziram maquetes em que contextualizam aquele passado distante, vivido pelo cientista, que muito contribuiu para a ciência e o desenvolvimento da humanidade”, como acentua o professor.

Segundo o professor Paulo Sérgio, a Feira de Ciências será um momento rico de aprendizagem para os alunos, que poderão demonstrar todo o potencial adquirido durante as aulas ministradas pelos cerca de 100 educadores da tradicional escola de Brasília, especialmente, nas áreas de ciência, física e matemática. De acordo com o professor, “é na prática que o aluno torna-se protagonista do próprio conhecimento”.

Como explica Paulo Sérgio, os alunos compararam seus artefatos e objetos com os atuais projetos em funcionamento, confrontando materiais utilizados e o avanço tecnológico ao longo do tempo. Trabalharam também, com a investigação do futuro, procurando saber como e onde estes objetos e artefatos serão aperfeiçoados. “Na Feira de Ciências teremos a oportunidade de vermos a ideia do homem vitruviano no desenvolvimento do sistema respiratório; do submarino, bicicleta e anemômetro; o desejo de voar por meio do planador, helicóptero e paraquedas; a criação das máquinas de guerra como o tanque, a ceifadeira, catapulta de colher e a besta; e a preocupação do cientista com a defesa por meio das muralhas e pontes que giram e se elevam”. explicou.

No dia 07, os temas a serem explorados serão a ciência e a tecnologia e sua relação com o desenvolvimento social do futuro. Neste contexto, os visitantes da Feira de Ciências do Setor Leste poderão conhecer as possibilidades de futuro na história, no meio ambiente, na educação, na linguagem, na inclusão social, na sustentabilidade, na qualidade de vida, na arte, na música, na agropecuária com a clonagem animal, na inovação tecnológica, na engenharia e desenvolvimento social, na tecnologia em mobilidade e espaço urbano, e em projetos e serviços sociais desenvolvidos pela inventividade da juventude; além da ciência da computação e telecomunicação para a qualidade de vida e biotecnologia.

LOCAL: SGAS 611 / 612 Conjunto E - Asa Sul, Brasília – DF.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO: 9h as 12h e 13h30 as 16h30.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário