segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Associação presta serviços de sociais gratuitos


A Associação Monte das Oliveiras (AMO) trabalha há 18 anos em prol do social, igualdade de direitos do cidadão, sem discriminação de qualquer natureza, respeitando sua dignidade enquanto ser humano e valorizando a sua condição de sujeito. A instituição visa informar e encaminhar a comunidade atendida os serviços e programas sociais existentes no âmbito governamental e não-governamental. Além disso, trabalhar as famílias, o fortalecimento, oferecer cursos de qualificação profissional, realizar atividades físicas e esportivas e promover atividades sócioeducativas a criança e ao adolescente evitando a marginalidade. Atualmente, a associação realiza 14 projetos.

A instituição trabalha para na realização de políticas setoriais, no enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos, sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais.

Saiba mais sobre a AMO

Associação foi fundada em 1993. A proposta da entidade é prestar serviços como auxílio alfabetizar jovens e adultos, dar assistência dentária, atividades esportivas e de lazer, projeto de Libras, Sopão Solidário, atividades voltadas ao idoso, atividades espirituais e de assistência social aos detentos e familiares, entre outras ações.
A instituição surgiu da ideia de grupo de pessoas da comunidade que necessitavam de amparo social. Desde então, criaram atividades que se estenderam outras comunidades. No começo os serviços prestados se caracterizavam em atendimento emergencial, se restringia a distribuição de alimentos, roupas usadas e alfabetização de jovens e adultos, que geralmente eram arcados por meio de eventos beneficentes e contribuições de moradores.
O apoio da comunidade foi imprescindível para dar continuidade a estas ações, pois são importantes na valorização de cada indivíduo e familiares.

Promovendo ações sistemáticas e continuas de promoção, proteção e inclusão social que visa à melhoria das condições de bem estar, com atividades lúdicas, esportivas, culturais, entre elas a recreação, são mecanismos de estímulos a novos valores sociais para a população. A associação desenvolve seus projetos em parceria com a sociedade civil por meio de trabalhos voluntários e diversos tipos de donativos.
Os projetos da associação estão baseados em ações voltadas a inclusão social da comunidade em diversos setores. Destre os 14 projetos estão:
Projeto Alfabetização Solidária – Oferece o curso de alfabetização para jovens e adultos em 03 núcleos: Ceilândia, Samambaia e Taguatinga; Projeto Amo Música - Oferece aulas de teoria musical e prática instrumental (com duração de 1 ano) nos seguintes instrumentos: Saxofone, flauta, clarineta, teclado, violão, trompete, trombone, contra-baixo e bateria; Projeto Assistência Jurídica - Oferece assistência jurídica na área civil e trabalhista; Projeto Assistência Odontológica – Oferece assistência básica odontológica à famílias de baixa renda; Projeto Casamento Comunitário - Oferece gratuitamente aos casais desprovidos de união civil e religiosa, a oportunidade de legalizar a situação matrimonial, celebrando e formalizando a união que já existe socialmente; Projeto Corpo em Forma, Mente Sadia – Desenvolve atividades esportivas e de lazer, nas modalidades de karatê, futebol e capoeira a crianças e adolescentes no horário contrário à escola. Atualmente o projeto funciona em 16 núcleos, conforme supracitado; Projeto Embaixadores em Cadeia - Oferece atividades espirituais e de assistência social aos detentos e familiares do Centro de Detenção Provisória; Projeto Flor da Idade - Desenvolve atividades voltadas ao idoso, nos núcleos do Gama, Planaltina e Taguatinga; Projeto Inclusão Digital - Oferece o curso básico e avançado de informática (Word, Excel, e acesso a Internet) a comunidade de baixa renda; Projeto LIBRAS - (Língua Brasileira de Sinais) - Oferece o curso objetivando a profissionalização e divulgação da língua; Projeto Segundo Tempo - Oferece atividades esportivas nas modalidades de futebol, volêi e karatê, atividades complementares e reforço alimentar para mil crianças e adolescentes no horário contrário a escola, em 5 núcleos nas cidades de Ceilândia, Planaltina e Samambaia; Projeto Sopão Solidário – Atua na distribuição de sopa às famílias de baixa renda e moradores de rua em Taguatinga (Areal); Projeto Amo ir ao Zoo - Atua na efetivação de passeios ao zoológico de crianças e idosos atendidos pelos programas da entidade; Projeto Natal Feliz - Visa realizar a distribuição de brinquedos para crianças carentes, nas comunidades de baixa renda do DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário