quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cuidando dos pés

É verdade que nem sempre podemos dispensar o tempo necessário de atenção aos pés. Mas podemos aprender a cuidar melhor deles. Não só pela beleza, mas também pela nossa saúde. Não podemos esquecer ainda que são os pés que suportam o nosso peso e têm inúmeras terminações nervosas.
Alguns cuidados que devemos adotar para cuidar dos pés devem ser observados: seque sempre muito bem os pés após o banho para evitar a aparecimento de gretas (seque muito bem entre os dedos); no ginásio, piscinas ou balneários, não se esqueçam dos chinelinhos de borracha; evite o uso de sapatos apertados preferindo calçados confortáveis de preferência de couro ou camurça; evite meias de fibra sintética, como as de nylon, que fazem os pés transpirar. Use meias de algodão, principalmente se tiver os pés secos; compre um creme hidratante próprio e aplique todos os dias; lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana, não corte calos ou calosidades – se lhe aparecerem, consulte um podólogo; não corte as unhas muito curtas ou rentes, corte em formato reto, sem arredondar os cantos – evita as unhas encravadas; se ficou muito tempo em pé ou fez uma longa caminhada, faça uma bela massagem com óleo ou creme apropriado e ao deitar coloque uma almofada para ficar com os pés elevados; faça regularmente massagens nos pés. Pode sempre pedir à sua cara-metade que o fará com o maior prazer; procure andar descalça sempre que possível. Relaxa e fortalece a musculatura dos pés.
Se sentir ardor, descamação ou comichão procure um especialista, são sintomas de doenças provocadas por fungos e bactérias ou calosidades. Neste caso deve-se procurar ir a um dermatologista. Para todos os outros problemas de pés procure um podólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário