sábado, 14 de janeiro de 2012

Cientistas encontram anticorpo capaz de neutralizar o vírus da gripe aviária


 Uma equipe de cientistas liderada pelo professor Paul Zhou, do Instituto Pasteur de Xangai, afirma que encontrou um anticorpo capaz de neutralizar quase todas as variedades conhecidas do vírus H5N1 da gripe aviária, um importante avanço para a obtenção de um remédio contra essa doença fatal.

Zhou assinalou que o anticorpo foi desenvolvido por um de seus estudantes de doutorado, Hu Hongxing, a partir de amostras de sangue de um paciente com vírus que inesperadamente se curou ao receber uma transfusão de uma pessoa imune ao H5N1.

Ao menos dois jornais trazem reportagens sobre o estudo neste sábado, o chinês "South China Morning Post" e o especializado "Journal of Virology".

Após a descoberta, a amostra de sangue foi distribuída a diferentes institutos de pesquisa com o objetivo de que algum deles desenvolva o mais rápido possível um anticorpo confiável contra o vírus, que atualmente tem índice de mortalidade de cerca de 50%.

No meio científico houve elogios ao estudo, mas também cautela porque ainda é preciso esperar para ver se a descoberta se traduzirá em uma vacina realmente confiável e comercialmente viável, declarou Guan Yi, da Universidade de Hong Kong.
O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário