segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Governo italiano vai declarar estado de emergência em região onde ocorreu naufrágio

O governo italiano está se preparando para declarar estado de emergência na região afetada pelo naufrágio do cruzeiro Costa Concordia, próximo à ilha de Giglio, na Toscana. O anúncio foi feito hoje (16) pelo ministro do Ambiente, Corrado Clini.
A decisão oficial será anunciada até quinta-feira (19), data do próximo Conselho de Ministros italiano. “A decisão implica que todas as operações ligadas ao acidente passam a ser de interesse nacional e exigem a participação de instituições nacionais, para além das regionais", afirmou Clini depois de uma reunião com responsáveis locais.
As autoridades italianas temem que o acidente com o navio de cruzeiro, que bateu em rochas próximo à ilha e se encontra parcialmente submerso e virado, se transforme em um desastre ambiental caso as cerca de 2,38 mil toneladas de combustível nos tanques do navio se espalhem pelo mar. Segundo o ministro, o combustível dispersado no mar, pode contaminar a costa, prejudicando a fauna marinha e a alimentação dos pássaros.
O Costa Concordia desviou-se da rota planejada e bateu em rochas, o que provocou um rombo no casco e o fez tombar, com cerca de 4,2 mil pessoas a bordo. Seis corpos já foram encontrados e cerca de 15 pessoas estão desaparecidas. Cinquenta e sete brasileiros estavam no navio – 51 passageiros e seis tripulantes. Segundo o Itamaraty, todos os brasileiros sobreviveram.
Agência Brasil
DF em Destaque
Ainda se encontram desaparecidas 29 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário