segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Secura e atividade física combinam?


 Reconhecida por ser uma das cidades mais secas do Brasil, Brasília já enfrenta a baixa umidade do ar no mês de julho. De acordo com o Instituto de Meteorologia, a umidade segue baixando e já se encontra em 40%. Diante deste fato, a população deve ficar atenta e tomar alguns cuidados para não sofrer os efeitos da alteração climática. Para quem pratica atividade física, por exemplo, os cuidados devem ser redobrados, para que o problema não fique ainda maior.
Irritação no nariz, mal-estar e pele ressecada são alguns dos males que a baixa umidade pode causar. Um dos maiores perigos para quem realiza exercícios físicos nos períodos de seca é a desidratação. Quando um indivíduo está desidratado, significa que houve uma perda excessiva de água do organismo, acompanhada da perda de sais minerais e orgânicos. “Realizar atividade física sem ingerir uma quantidade de água suficiente pode provocar fraqueza, moleza, diminuição do desempenho e até desmaios”, afirma educador físico e personal trainer da Unique Fitness, Osvaldo Gabriel.
Segundo Gabriel, o ideal é a pessoa beber 300 ml a 500 ml de água por hora de prática desportiva, principalmente na época da seca. Além disso, durante o restante do dia, devem ser ingeridos, pelo menos, mais oito copos do líquido. Apesar desta quantidade parecer exagerada, o personal trainer alerta que as pessoas costumam ter uma visão equivocada da sede. “Essa sensação não é bem regulada no nosso organismo. Quando sentimos sede, significa que já estamos desidratados. Por isso, devemos beber água sempre, mesmo que não sintamos necessidade”, pontua.
Gabriel afirma que costuma orientar seus alunos a ingerir líquido antes, durante e depois de qualquer atividade física. “Se nos períodos de umidade do ar elevada já existe essa preocupação, agora ela tem que ser redobrada. O clima de Brasília é instável demais e o atleta tem que se cuidar para não prejudicar sua saúde”, conta. Além de beber muita água, Gabriel também alerta os alunos a praticarem esportes até 10 horas e após às 16 horas, período em que o sol está mais fraco. Essa orientação vale também para os que realizam atividades aquáticas, como Natação ou Hidroginástica. “Mesmo que a pessoa esteja dentro d´água, ela não está livre da desidratação”, destaca Gabriel.
Cuidar da alimentação também é importante para não se prejudicar com o tempo seco. De acordo com o personal, é aconselhável o consumo de alimentos ricos em água como verduras e frutas, em especial o melão e a melancia. “O indivíduo deve procurar ingerir pouca gordura. Ela é uma substância difícil de ser metabolizada, que exige muito do organismo”, garante. O consumo de bebidas alcoólicas também deve ser evitado, uma vez que o álcool provoca desidratação e prejudica atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário