quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Caesb garante mais um manancial

A Caesb tem uma boa notícia para os moradores de Brasília. Mais um manancial foi liberado para abastecimento de água da cidade. É o sistema de captação de água do Ribeirão Bananal, localizado na BR-020, em frente ao Parque Nacional, que futuramente será integrado ao sistema produtor Santa Maria/Torto, permitindo o atendimento de até 210 mil habitantes na região do Plano Piloto, Lago Norte, Noroeste, Sudoeste e Cruzeiro. A licença prévia, concedida pelo Instituto Brasília Ambiental – Ibram, com o aval do Instituto Chico Mendes, foi publicada hoje no Diário Oficial do Distrito Federal.
A concessão da licença prévia significa que o empreendimento é viável do ponto de vista ambiental e que, a partir de agora, a Caesb já pode iniciar o processo de licitação para construção do sistema. Segundo o superintendente do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caesb, Maurício Luduvice, a integração do ribeirão Bananal ao sistema de produção de água beneficiará também o abastecimento das regiões de Ceilândia e Taguatinga, na medida em que o sistema Descoberto, hoje integrado ao sistema Santa Maria/Torto, deixará de reforçar o abastecimento do Plano Piloto.
Luduvice também ressalta, como ponto positivo do sistema Bananal, o fato de que essa será uma captação de baixo custo. A disponibilidade de vazão para a captação do ribeirão Bananal já foi analisada pela Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico – Adasa, que concedeu outorga sazonal à Caesb, com autorização para captação que oscilará entre 600 a 750 litros/segundo, conforme a época do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário