quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Corredor exclusivo para ônibus reduz tempo de viagem

Nos últimos sete dias, usuários do sistema de transporte público coletivo que transitam pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) têm chegado mais rápido a seu destino. Com a inauguração da faixa exclusiva para ônibus na via, os passageiros estão tendo o tempo médio de suas viagens entre as rodoviárias do Riacho Fundo e do Plano Piloto, por exemplo, reduzido em cerca de 20 minutos nos trajetos de ida e volta.

A economia de tempo percebida nesta primeira semana de uso da faixa exclusiva deve ser ainda maior. De acordo com o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, novos ajustes serão providenciados nos próximos dias. Entre eles, a permissão para que táxis usem o corredor exclusivo. A medida deve dar maior fluidez nas duas faixas da via que ficaram destinadas aos carros.

A ideia da faixa exclusiva para ônibus será estendida para outras regiões do Distrito Federal. Nesta quarta-feira (04), técnicos do DFTrans, Detran e policiais militares vão se reunir para discutir os detalhes da implantação do sistema em outros locais. O mais provável é que a Via Estrutural seja a próxima pista a contar com o projeto.
Outros corredores exclusivos de ônibus serão implantados na BR-020, entre Sobradinho I e a entrada da Ponte do Bragueto; na BR-040, entre o Viaduto de Santa Maria e o Viaduto da Candangolândia; no Eixo Monumental, entre o Cruzeiro Velho e a Rodoviária do Plano Piloto; na Avenida Hélio Prates, entre o Centro/Feira de Ceilândia e o antigo Buritinga; na DF-085, entre o Estádio e o Centro de Taguatinga; e na Via Estrutural, entre a Cidade do Automóvel e a entrada do Viaduto Ayrton Senna (pico da manhã) e entre o Posto do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito e o Viaduto do Pistão Norte (pico da tarde).

Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário