segunda-feira, 18 de março de 2013

Umidade desértica requer hidratação dobrada



 A onda de calor e de baixa umidade no Distrito Federal começa a atingir picos preocupantes na região. Ainda não é possível sentir os efeitos alarmantes que o brasiliense está acostumado, neste período. Mas especialistas recomendam a importância de cuidar da pele e hidratação durante todo o ano, principalmente nos próximos meses que devem muito calor e tempo seco.
Com isso, os cuidados de quem pratica atividade física devem ser redobrados. De acordo com David Patrício, gerente geral da Unique Fitness – Unidade Sudoeste, as atividades mais indicadas nesta época do ano são as de baixa intensidade, as aquáticas (como natação e hidroginástica) e as realizadas em espaços fechados (embora, bem ventilados e umidificados). "É importante evitar atividades ao ar livre e nos horários de maior incidência solar e de calor (entre 10 horas da manhã e 16 horas). Tomando estes cuidados, é possível evitar problemas como desidratação, queimaduras solares e outras reações provenientes da baixa unidade do ar", afirma, lembrando que as atividades devem ser feitas com moderação e com uma constante ingestão de líquidos para reposição hídrica.
Para malhar, as pessoas devem sempre procurar um profissional de Educação Física para se informar sobre o seu treinamento (avaliar intensidade, variedade e tipos de exercícios, horário do dia para treinamento). "Além disso, orientamos a constante ingestão de água durante o treinamento, que deve ser feito em horários de temperatura mais amena", afirma.
Desidratação, queda da pressão arterial, tonturas, náuseas, dores de cabeça, indisposição, aumento da temperatura corporal, entre outros, são alguns dos problemas que as pessoas podem ter, se desrespeitarem as recomendações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário