terça-feira, 22 de julho de 2014

Ana Iaci lança CD no Clube do Choro

 
 
 
A cantora e compositora brasiliense Ana Iaci carrega no sangue o gene da música. Para começo de conversar, sua bisavó foi aluna de ninguém menos do que Heitor Villa-Lobos, aprendendo com o mestre a musicalização. Com a avó pianista e mãe cantora e violonista, deu os primeiros passos soltando a voz. Já o tio maestro se surpreendeu quando, certo dia, aos dez anos, a talentosa menina cantou para ele a canção, Qualquer coisa, de Caetano Veloso. “Não é uma música fácil para criança cantar”, lembra. Na mesma época assistiu pela primeira vez uma ópera e pronto, Iaci já sabia o que queria ser quando crescesse. A profissionalização veio com as aulas na Escola de Música de Brasília - onde ser formou em canto -, e os palcos. A experiência adquirida ao longo desses anos todos será colocada à prova com o disco Ana Iaci, com lançamento dia 29 de Julho no Clube do Choro.
O trabalho autoral, lançado com apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), é o primeiro álbum gravado pela artista e conta com 10 canções escritas em grande parte com o parceiro Felipe Vieira. Eclético, o disco é enraizado na música popular, mas traz também influências de ritmos mundiais como jazzsoul e world music.
A admiração por nomes consagrados da MPB como Ivan Lins, Djavan, Chico Buarque, Tom Jobim e divas da nossa música como Elis Regina, Joyce, Jane Duboc e Maria Bethânia, fez com que Ana Iaci se enveredasse por vários estilos e gêneros na hora de escrever e interpretar canções. É o que mostra registros como os envolventes sambas Desfiladeiro e Circular (a música é de Camila Costa)além da delicada faixa O concreto. As letras cantadas pela voz marcante da artista têm como tema a beleza da natureza, do amor e do ser humano. Destaque para o reggae, Sol e mar, cantado em duo com o parceiro Felipe Vieira.
“O disco é um convite para me conhecer, é como se as pessoas olhassem para uma paisagem e pudessem sentir o que estão vendo, é uma pergunta para os outros”, observa a artista. “Vejo esse trabalho como um teste, no sentido de saber o que o público gosta de ouvir, por isso passo por vários estilos e gêneros, é importante para mim esse feedback”, comenta.
A gravação do CD Ana Iaci contou com o acompanhamento de seis músicos bases e alguns convidados especiais. Os arranjos buscam instrumentação variadas com a utilização de violão, piano, vozes, bateria e baixo, além das participações de instrumentos de acordeon e naipe de metais.
 
Serviço:
Lançamento do disco da cantora e compositora Ana Iaci, no Clube do Choro, dia 29/7/2014, às 21 horas. R$ 20,00 (inteira).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário