quinta-feira, 31 de julho de 2014

Projeto popular oferece acessibilidade à saúde no DF


 
Quem não tem plano de saúde pode fazer exames a preços mais baixos do que os praticados no mercado
 
A pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, revela uma consciência maior da população brasileira em relação à saúde e ao bem estar. Prova disso, são a queda de 28% no número de fumantes e o fim do crescimento do número de pessoas com sobrepeso, apontados no estudo.
 
Mas manter a saúde em dia ainda tem um alto custo no Distrito Federal e Entorno.  Além disso, muitas pessoas não têm planos de saúde. A Pesquisa Distrital por Amostra a Domicílios de Samambaia, por exemplo, indica que mais de 80% da população não têm convênio. No Paranoá, essa estatística é ainda maior, chegando a 91,52% dos moradores sem auxilio de custos com saúde.
 
“A renda per capita do brasiliense tem aumentado, porém as pessoas têm outros compromissos financeiros e os cuidados com a saúde acabam ficando para os momentos de emergência”, opina Edmar Miniacci, Diretor Regional do Laboratório Pasteur.
 
Para proporcionar acessibilidade à saúde, o laboratório Pasteur chega a Samambaia Sul e ao Paranoá. Os moradores de ambas as regiões administrativas terão disponíveis mais de 3 mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e citologia. “As novas unidades contarão, também, com Pasteur Popular, um Programa de condições especiais para pacientes que não possuem plano de saúde”, destaca Edmar.
 
O diretor regional lembra, ainda, que os valores dos exames são menores do que os praticados no mercado de Brasília. “Pensamos neste programa como forma de incentivar as pessoas a cuidarem da saúde sem pesar no bolso. É preciso ressaltar que todos os exames têm a mesma qualidade já conhecida pelos nossos pacientes”, garante.
 
Para participar do programa, o paciente só precisa avisar à atendente do laboratório que não possui plano de saúde. Não há necessidade de cadastro ou processos burocráticos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário