quinta-feira, 17 de julho de 2014

Ultrassonografia é eficaz na detecção de alterações mamárias

A ultrassonografia mamária é o primeiro exame de imagem feito em mulheres antes dos 40 anos. Este tipo de teste é utilizado para a identificação de possíveis alterações nas mamas. “O primeiro exame, de fato, é o clínico (toque), feito pelo ginecologista no consultório. Após este teste, o médico pode ou não indicar um exame de imagem, que é o ultrassom”, esclarece a especialista em mamas, Dra. Lorena Amaral, médica radiologista do laboratório Pasteur.
 
A especialista reforça que se o ginecologista não detectar nenhum sinal de alteração na mama, por meio do exame de toque, a solicitação da ultrassonografia não é obrigatória. “Entretanto, mesmo sem perceber nada no exame clínico, muitos médicos pedem a ultrassom como forma de deixar a paciente mais tranquila e segura”, ressalta.
 
Contudo, este é um tipo de exame imprescindível para pacientes diagnosticadas com lesões nas mamas. Isso porque esse método ajuda a diferenciar se o nódulo é cístico (contém líquido) ou sólido. “A ultrassonografia mamária é um exame complementar a mamografia. Ela ajuda o médico a entender melhor a imagem nodular, possibilitando identificar as características da lesão e dizer se ela é benigna ou maligna”, explica.
 
Por isso, Dra. Lorena destaca que as pacientes devem sempre levar a mamografia no dia em que forem realizar a ultrassonografia de mamas. “Ver o resultado da mamografia ajuda o médico radiologista a direcionar melhor as buscas por alterações. Sem este exame anterior, o especialista vai procurar uma agulha no palheiro”, observa.
 
A médica lembra que a ultrassonografia mamária não substitui a mamografia. “É sempre importante lembrar que a ultrassom é um exame complementar. Já a mamografia é um método consagrado de rastreamento de tumores de mamas, pois consegue detecta-los em estágios precoces”, finaliza.
 
Imagem Corporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário