sábado, 12 de março de 2011

Dia Mundial do Rim

No Dia Mundial do Rim, comemorado dia 10/03, associações representativas de doentes renais pedem mais serviços de diálise e a ampliação da estrutura para o diagnóstico precoce e transplante.

Para a presidente da Federação das Associações de Renais e Transplantados do Brasil (Farbra) e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Rosângela Santos, é necessário que os governos deem mais atenção à medicina preventiva, com o objetivo de identificar o mais cedo possível quem corre o risco de ter insuficiência renal ou outro tipo de doença do rim.

A atenção deve ser redobrada, segundo ela, em pessoas com hipertensão ou diabetes, grupos com grande chance de desenvolver a doença. “São necessários exames periódicos para identificar o desenvolvimento da doença renal, já que há perspectiva de uma epidemia”, afirmou.

Em Santa Catarina, o vice-presidente da Associação dos Pacientes Renais do estado, Humberto Mendes, também defende mais investimentos no diagnóstico precoce de doenças renais. Ele cita como exemplo o exame de creatinina, que é simples e barato e ajuda a identificar como está o funcionamento do rim. “O Estado precisa se voltar para a prevenção. Muita gente nem sabe quem procurar quando tem uma doença renal.”

Fonte: Agência Brasil

2 comentários:

  1. O balanço sadio da química interna de nossos corpos se deve em grande parte ao trabalho dos rins. Embora sejam pequenos (cada rim tem o tamanho aproximado de 10 cm), nossa sobrevivência depende do funcionamento normal destes órgãos vitais.

    Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo:
    - eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração;
    - regulação da formação do sangue e da produção dos glóbulos vermelhos;
    - regulação da pressão sanguínea;
    - controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo

    ResponderExcluir
  2. Sinais e sintomas de disfunção renal
    Muitos são os sinais e sintomas que aparecem quando a pessoa começa a ter problemas renais. Alguns são mais frequentes, embora não sejam necessariamente consequências de problemas renais:
    • alteração na cor da urina (torna-se parecida com coca-cola ou sanguinolenta);
    • dor ou ardor quando estiver urinando;
    • passar a urinar toda hora;
    • levantar mais de uma vez à noite para urinar;
    • inchaço dos tornozelos ou ao redor dos olhos;
    • dor lombar;
    • pressão sangüínea elevada;
    • anemia (palidez anormal);
    • fraqueza e desânimo constante;
    • náuseas e vômitos frequentes pela manhã;
    Caso qualquer destes sinais ou sintomas apareça, procure imediatamente um médico de sua confiança.

    ResponderExcluir