quinta-feira, 31 de março de 2011

Pesquisadora descobre: suco de romã faz milagres


Não são somente as sementes de romã que servem de talismãs em nossas carteiras no Ano Novo. Os componentes do suco da fruta podem inibir o desenvolvimento de células cancerosas. É o que afirmam pesquisadores da Universidade Riverside, da Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo a professora de biologia celular, a portuguesa radicada nos Estados Unidos - Manuela Martins-Green – o suco pode impedir a metástase (o avanço da doença para outros órgãos) nos casos de câncer de próstata e ainda ter impacto no tratamento de outros tipos do mal.

Com um currículo invejável, a especialista revela que a reincidência da doença na próstata obriga ao tratamento de supressão da testosterona – o hormônio masculino. A aplicação do suco de romã em laboratório teve o mesmo efeito que o tratamento tradicional e ainda reduziu drasticamente o desenvolvimento da doença em outros órgãos, uma vez que os efeitos gerados pelos genes e proteínas do fruto são idênticos aos dos compostos usados nos medicamentos.

Segundo Manuela, o suco “tem o potencial de evitar a metástase das células do câncer de próstata para a medula”. O próximo passo é fazer testes adicionais para, no futuro, evitar os efeitos colaterais dos tratamentos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário