quinta-feira, 2 de junho de 2011

Muita droga em Vila Guaíra, no Céu Azul

Céu azul, em Goiás, de céu não tem nada, dizem os moradores, quando o assunto é segurança pública.  O índice de criminalidade é alto, principalmente furtos, assaltos, drogas, e quem afirma isso, são os habitantes que sentem na própria pele a sensação de insegurança. Pela rua da cidade é difícil encontrar policiais.
 “Aqui se vive com medo, com muito medo. Tem assalto todo dia. Eu já fui assaltado, quando trabalhava, minha esposa também já foi. Aqui é uma cidade perigosa”, afirma pedreiro Robson Rodrigues.

Mesmo para os que moram próximos ao Ciops, a localização não significa tranqüilidade. “Se a gente gritar por socorro, não vai receber ajuda nesta hora, pois às vezes não tem policial, nem viatura no Ciops. E no final de semana é pior, porque só tem um vigia”, desabafa Idalina de Jesus, moradora do local há dezesseis anos.” A gente só mora aqui porque não temos outro lugar”, acrescenta.
A parceria do governo de Goiás com o Ministério da Justiça, que ressultou com o deslocamento de  homens da Força Nacional para o Entorno do DF, é uma medida considerada paliativa por alguns moradores:” É sempre bom saber que temos mais segurança, mas quando eles vão embora, a coisa volta tudo a ser como era antes”,afirma Gonzaga do Prado. “É preciso ter políticas para que os jovens ocupem seu tempo e não caiam nas garras dos traficantes. A Força Nacional faz um trabalho que deveria haver sempre”, relata a dona de casa Maria Amélia de Santana.
Mas no Vila Guaíra, que fica no Céu Azul, a situação é ainda é pior. Existem casas em regiões de risco, algumas ruas interrompidas por erosões, impedindo desta forma a passagem de carro e em conseqüência de viaturas policiais, o tráfico atrai muita gente. Informações do 20º Batalhão da Polícia Militar indicam que dos vinte seis presos que fugiram do presídio de Valparaíso, muitos moravam no local e foram presos por homicídios, roubos, vários crimes, por isso a polícia intensificou as revistas e abordagens no local.
Um caso pitoresco relatado pelos moradores ocorreu mês de março. Um tratorista da prefeitura foi realizar a terraplanagem de uma rua cheia de buracos que impossibilita a passagem de carros, quando foi surpreendido por dois adolescentes que o ameaçou com revólveres, impedindo assim o início do trabalho.
O major Clemente, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar está ciente do problema e afirmou que assim que o prefeito quiser fazer o nivelamento da rua , policiais irão ao local para garantir que o tratorista possa trabalhar.
No Setor Guaíra impera a lei do silêncio. À tarde quando nossa reportagem foi ao local, várias crianças e adolescentes brincavam pelas ruas empoeiradas. A desculpa era a falta de aula, porque a escola estava realizando o conselho de classe. Mas observamos muitos jovens ociosos em esquinas que afirmaram que lá não há violência, não há bocas de fumo.
O mecânico W.U.T* busca seu filho de 15 anos que está morando no Guaíra há vinte dias. “Meu filho está envolvido com drogas e conheceu uma pessoa de lá, aqui em Santa Maria, e fugiu de casa. Nesse setor há um local chamado Baixada do Guda que fica após as casinhas onde rola de tudo, eu já vi. Já procurei a polícia, porém eles não podem fazer nada. Alguns moradores me aconselharam que não eu procure a polícia, pois muitos policiais frequentam o local  e quando há revista, os traficantes sabem logo”, desabafa.
Para L.S .A.*,  na vila há muita droga e os jovens são aliciados para a venda. “Minha família já viveu esse drama ano passado quando meu sobrinho foi para lá e ficou vindo aqui, no Gama trazendo drogas para vender. Pior, que todo sabe, a polícia sabe e ninguém faz nada”, declara.
A manicure E.P.S.*, residente em Santa Maria também procura o filho de 17 anos que dizem está vivendo no Vila Guaíra, em Céu Azul, há mais de dois meses. “Ele só liga e diz que está bem, que eu reze por ele. Meu filho está sendo usado por bandidos por ser usuário de drogas e eu me sinto impotente e ameaçada, pois se eu for buscá-lo posso sofrer represálias. Meu filho deve aos traficantes”, confessa.
O chefe do batalhão da Polícia Militar de Valparaíso, major Clemente, ressalta que a Vila Guaíra é um lugar carente, mas a prefeitura começou a realizar várias obras no local. Construiu casas para abrigar os moradores das áreas de risco. “ Na Vila Guaíra  começamos a trabalhar com a comunidade , estamos melhorando a segurança aqui na região, temos realizado um patrulhamento e abordagens o tempo todo. A comunidade já nos conhece, porque demos palestras para as Mulheres da Paz, um projeto do Governo Federal”, afirma o major.
A assessoria de imprensa da prefeitura de Valparaíso, informa que a prefeita Leda Borges investe bastante na segurança da cidade de Céu Azul, principalmente na Vila Guaíra, com recursos da própria prefeitura, incentivando policiais de folga a prestar serviços nas portas das escolas, policiando área de maior conflito, em vez de  trabalhar em outras atividades quando  eles estão de folga. Além disso, a prefeitura entregou até agora 131 casas para os moradores da Vila Guaíra que se encontram em áreas de risco, próximos ao córrego e aos barrancos.
A droga consumida no Distrito Federal é uma das mais perigosas entre as distribuídas no país. Uma análise feita pela Secretaria de Segurança Pública do DF revelou que a cocaína e o crack que chegam às ruas do Distrito Federal vêm da Bolívia, onde o refino da pasta base chega a usar até solução de bateria de carro. As investigações mostraram que a droga passa por Mato Grosso e é refinada no Entorno, sendo então vendida em Brasília.


A cocaína oriunda da Bolívia é uma das piores segundo especialistas da área de segurança, porque o refino é feito com substâncias alternativas, como o cal, cimento, solução de bateria de carro, querosene, gasolina e até hormônio para a engorda de gado. Quando ela chega aos laboratórios rústicos em Goiás, a droga sofre novas transformações, tornando-se cada vez mais perigosa não apenas pelo teor alucinógeno, mas também pelas substâncias misturadas ao pó.

* Nomes fictícios a pedido dos pais.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário