quarta-feira, 8 de junho de 2011

Vila Planalto, terra de irregularidades
A Vila Planalto existe desde 1956, quando as construtoras Rabello e Pacheco Fernandes, que trabalharam na construção da cidade, criaram um acampamento para os operários, perto dos canteiros de obras e nas imediações do Palácio da Alvorada. Após o fim das obras, esse acampamento foi transferido para onde hoje é a Vila Planalto.A Vila foi fixada e tombada pelo Patrimônio Histórico do Distrito Federal , em 21 de Abril de 1988, mas pouco lembra o local de antigamente,com poucas construções originais, mais antigas que a própria Brasília.. No local há lotes de  todos os tamanhos, com casas que ferem o tombamento, áreas invadidas e cercada e transformadas em jardim, pomar. Muitas casas têm três pavimentos, há quitinetes que são alugadas, piscinas, ocupação de becos. Áreas, casas são vendidas sem a mínima preocupação com os setores responsáveis pelo tombamento.
 No Acampamento do DFL ocorrem muitas invasões. O próprio Campo do DFL, lote de preservação rigorosa e atual Clube Unidade de Vizinhança, foi ocupado por casas de aspecto precário, feitas em madeirite, lona e outros materiais perecíveis.
Na ACDFL, Rua 01, Casa 4, flagramos há mais de uma semana o começo de um muro que  invadia uma área verde. Informamos à Agefis e tentamos falar com o morador, porém ele disse que não tinha nada a falar e que não havia muro algum. O muro já está alto e chapiscado e a Agefis informou na tarde de segunda(06) que a obra foi embargada e caso esteja invadindo área pública será demolida.
Segundo o gerente  de Fiscalização de Obras da Agefis, Roberto Alves, a Terracap tem que informar a real situação fundiária de cada lote, área da Vila, o GDF tem que fazer a sua parte, disponibilizando os meios para demolir o que está irregular. “ Nós da Agefis não podemos só ficar emitindo papel e sendo cobrados”, admite.
A assessoria de imprensa da Administração de Brasília informa que está em andamento um estudo sobre a situação da Vila Planalto envolvendo os diversos órgãos como Terracap, Ibram, Agefis.
Para a filha de pioneiro e nascida na Vila, Tiene Rosane Martins de Jesus, os moradores precisam de vários serviços , como um posto de saúde, escola de 2º grau, de limpeza , pois há muitos ratos, principalmente  vindos dos lotes vazios e cheios de mato. “ O parque está quebrado, enferrujado. Estamos elencando todos os problemas da Vila para levar para o governo nos próximos dias”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário