quinta-feira, 10 de maio de 2012

Audiência pública para debater queimadas e desmatamento no DF


Na próxima sexta-feira (11/05) será realizada na Câmara Legislativa uma audiência pública para discutir as queimadas e o desmatamento no Distrito Federal. O requerimento solicitando a audiência é de autoria do deputado Joe Valle. O encontro está marcado para às 15h, no Plenário da Casa.

“Com a proximidade da seca é preciso buscar soluções para evitar prejuízos ao nosso Cerrado. Em Brasília, no ano passado, a Floresta Nacional foi uma das áreas mais críticas em todo o país e que teve uma grande área destruída pelo fogo. Temos que evitar que o problema aconteça novamente, pois a preservação é urgente”, defende o deputado.

De acordo com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), em 2011, o tamanho total da área queimada nos parques e unidades de conservação administrados pela instituição diminuiu 18,7% em comparação com 2010. Ao todo, foram mapeados 39 parques e seis unidades de conservação. Os números são do Programa de Monitoramento de Área Queimada dos Parques e Unidades de Conservação do Distrito Federal (Promaq-DF), desenvolvido pela Gerência de Emergências e Riscos Ambientais (Geram).

Enquanto o tamanho da área queimada diminuiu, o número de registros de incêndios florestais cresceu: em 2011 foram mapeados 180 registros, o que representa 43% a mais do que no ano anterior. No Parque Urbano do Paranoá, por exemplo, foram registrados oito focos de incêndio em 2010 e 10 focos em 2011. No entanto, o percentual de área queimada caiu de 18,96% para 14,09% de um ano para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário