quarta-feira, 16 de maio de 2012

MOVIMENTO NACIONAL DIGA NÃO À LEISHMANIOSE, O CÃO NÃO É O VILÃO!‏


       O CÃO NÃO  TRANSMITE leishmaniose.   Ela é transmitida pelo mosquito palha. O cão é apenas um reservatório, como é  também  o homem e alguns outros animais, como ratos, por exemplo.  Diariamente  vários cães  são sacrificados ou entregues na zoonoses porque apresentaram sorologia positiva contra leishmaniose, o que sequer significa que o cão tenha, de fato, a doença. 

        MATAR O CÃO, a política adotada no Brasil há cinquenta anos,  não resolve o problema da leishmaniose viceral canina, o que pode facilmente ser constatado pelo fato de a doença ter se espalhado por toda a cidade a despeito dos milhares de cães mortos. O cão é a sentinela na leishmaniose, pois seu  sistema imunológico não responde tão bem quanto o sistema imunológico humano e o cão  é a  sua primeira vitima!

       O Brasil é o único país no mundo que obriga a matar o cão com leishmaniose,  como forma de combate a uma  doença  que é  transmitida por um mosquito!  A desculpa é que o cão é o reservatório mais próximo do homem. Na verdade, é apenas o mais estudado.  

   Desde 2008, o Ministerio da Saúde tem dificultado o  tratamento de cães com leishmaniose viceral canina ao proibir, em portaria interministerial que é questionável juridicamente,  a utilização de medicamentos de uso humano ou medicamentos veterinários não registrados no MAPA.  A organização mundial de saúde (OMS) recomenda o combate ao mosquito transmissor, em lugar de matar os cães portadores da doença. Só conseguiremos uma mudança na política governamental de enfrentamento da leishmaniose com pressão da sociedade e, esta pressão vem da informação.
   No domingo, dia 20 de maio, em varias cidades  do país haverá manifestaçoes com o intuito de informar a populacao sobre a doença e sua prevenção.

  Em Brasília,  diversas entidades e grupos relacionados à proteção animal, uniram-se neste evento. Distribuiremos as cartilhas da ProAnima  e a da BrasilLeish/WSPA sobre leishmaniose viceral canina em pontos estratégicos do DF:

Quando: 20/05 - Domingo
Início: 10 horas 

Locais:   Atuaremos em 3 locais:

       - Lago Norte:  no  estacionamento do Pão de Açucar
       -   Grande Colorado:  em frente ao condomíno Jardim Europa/Imobiliária Miranda, onde tem um quebra-molas
       - Lago Sul:  Gilberto Salomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário