quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alfabetizando jovens e adultos

 
Ainda existem várias pessoas analfabetas no Brasil e em Brasília. A maioria são empregadas domésticas, faxineiros, jardineiros, pessoas idosas. Essas pessoas podem ser encaminhadas aos Núcleos de Alfabetização do Centro de Voluntariado do DF.
O Centro de Voluntariado aconselha como  abordar à pessoa analfabeta. Essa aproximação deve ser de cautela: perguntar se ela já estudou quando era criança, se foi para escola alguma vez ou se ela não quer estudar. Pergunte indiretamente, se for o caso. Não insista se a pessoa não quer estudar, é melhor procurar saber o motivo.
Para Emílio Hiroshi Moriya, responsável pelo Programa Alfa, depois que a pessoa se mostrar interessada, aí sim deve-se pedir para ela ligar para o Centro, nunca ligue em nome dela. A iniciativa deve ser dela. ”Feita essa abordagem, telefone no número (61) 9956-5750do centro ou mande e-mail para: nucleoalfa@gmail.com com o assunto“Encaminho um(a) alfabetizando(a)” e aguarde retorno. Com esta pequena contribuição, com um simples gesto podemos contribuir para a diminuição do analfabetismo no DF”, explica Emílio.
Conhecendo o Centro de Voluntariado
O Centro de Voluntariado do DF ( CVDF)foi criado em 1997, com a finalidade de congregar diversos tipos de trabalhos voluntários existentes na época, porém a partir de 2002 vem atuando somente com educação de jovens e adultos, o Programa Alfa.
O objetivo é ensinar a ler e escrever pessoas que não tiveram oportunidade de estudar, ajudando-as no processo de inclusão social.
O Programa Alfa recebe alunos acima de 15 anos, sem limite de idade que não são alfabetizados, atua com núcleos no Plano Piloto e cidades satélites e entorno. O início das aulas é em março de cada ano. As aulas são de duas ou três dias por semana e o curso tem duração de seis a oito meses. O curso é gratuito e as matrículas são realizadas com os professores de cada localidade ou núcleo.
Como ser um voluntário
Para ser voluntário e montar um núcleo em sua cidade é necessário fazer um estágio obrigatório de 40 horas por três meses em um dos Núcleos de Alfabetização existentes no DF, para atuar como alfabetizador (a) ou auxiliar. O estágio será à noite, com uma, duas ou três aulas por semana.
Para a inscrição desta oficina preencha a ficha no site www.voluntarios.org.br e encaminhar o e-mail para nucleoalfa@gmail.com.
Os candidatos deverão ter os seguintes requisitos mínimos: Ensino Médio completo ou idade mínima de 21 anos. Também podem ser graduados em qualquer área, pois todos terão que passar por oficina de capacitação. A entidade aconselha o futuro voluntário alfabetizador a pesquisar um local para montar um núcleo de alfabetização na sua igreja, condomínio ou outro espaço. O CVDF já está montando a 7ª Oficina de Capacitação de Alfabetizadores para começar em março de 2013.

Para formar grupos para alfabetização serão fornecidas orientações na oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário