terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pisando no futuro

Fábio de Carvalho*
O ano de 2012 começou com incertezas para o setor atacadista, mas termina recheado de esperanças. Carecíamos de condições para a permanência de nossas empresas no Distrito Federal e, somente após a nomeação do atual secretário de Fazenda do DF, Adonias Santiago, nossos anseios começaram a ser atendidos. O empresário atacadista brasiliense acredita no governo local e quer continuar a investir e crescer em nossa cidade.
Durante o ano, enfrentamos percalços com a instabilidade tributária. Desde outubro de 2011, não sabemos a qual regime tributário pertencemos. Para a formação do preço de venda, isto é de fundamental importância, pois o ICMS compõe o custo dos produtos vendidos.
O governo local sempre demonstrou interesse em resolver nossas questões. Entretanto, a incessante ação do Ministério Público inviabiliza a construção de um cenário propício às nossas necessidades, questionando judicialmente os regimes especiais. Após vários períodos de debates e tentativas, conseguiu-se um denominador comum, que atenda as expectativas de todos.
Nosso pleito sempre foi de equidade de condições perante nossos concorrentes de outros Estados, que têm atuado no Distrito Federal, por conta da alta concentração de renda da população que aqui vive.
O ano de 2012 foi de transição. E só o fato de obtermos a solução para nossas incertezas já é uma boa notícia. Para 2013, nossa meta é viabilizar o retorno dos empresários que desacreditaram do Distrito Federal. Além disso, estamos negociando com a Secretaria de Turismo a edição em 2014 da Feira Abad, um evento nacional, no ExpoBrasília. Se Deus assim permitir, 2013 será um ano onde o setor atacadista voltará a fomentar a economia do DF com a mesma expressão de antes, criando postos de emprego e abastecendo as casas dos brasilienses com os melhores produtos do mercado. Este é o nosso desejo!
*Presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário