quinta-feira, 14 de abril de 2011

Como higienizar verduras e frutas

Frutas e verduras são fundamentais para nossa saúde já que fornecem vitaminas e minerais essenciais, além de fibras e fitoquímicos que nos protegem contra diversas doenças. Porém, estes alimentos devem ser muito bem higienizados para que não causem nenhum prejuízo ao no nosso corpo.
Os problemas dos vegetais são em grande parte ocasionados por tratos agrícolas inadequados. O uso de águas contaminadas para a irrigação é um dos principais fatores de contaminação. Outro fator importante é o uso excessivo ou incorreto de agrotóxicos. Vale ressaltar que o correto uso de agrotóxicos não gera resíduos nos alimentos, sendo o uso abusivo, sem supervisão de um agrônomo, o fato gerador da contaminação.
Uma outra fonte de problemas é o mau transporte e armazenamento, podendo ocasionar desde a contaminação até o apodrecimento, podendo causar problemas de intoxicação.
Os vegetais que compramos podem carregar:
Vermes - Podem ser de diversas espécies e tipos diferentes, mas devemos tomar cuidado com eles.
Amebas - Causam a amebíase, podendo causar sérios problemas para quem as ingere.
Intoxicação - Alguns compostos produzidos por microrganismos podem causar desde conseqüências leves até graves.
Bactérias - As bactérias podem estar presentes nas verduras e legumes, podendo causar desde a intoxicação até a infecção.

A melhor maneira de se evitar a contaminação alimentar é a higienização correta de frutas verduras e hortaliças. Elimine os microorganismos presentes na casca, talo e na superfície dos alimentos seguindo uma dessas recomendações:
 a) Em um local limpo lave as frutas e os vegetais um a um retirando sujeiras e eliminando as partes estragadas;
.b)Misture 1 litro de água potável com uma colher de sopa de água sanitária e deixe os alimentos de molho por 15 minutos.
Em ambas opções, enxague bem com água potável após deixar de molho, deixe secar naturalmente e guarde na geladeira.

Outros cuidados
Tomar cuidado só com a lavagem dos alimentos é insuficiente. Devemos tomar cuidado com a estocagem de alimentos. Algumas dicas estão listadas a seguir:
Não consuma alimentos estragados – não tenha dó, se deixou um alimento ficar velho, jogue-o fora. Procure estocar somente o que será consumido, evitando desperdícios.
Saiba o que deixar na geladeira – Não deixe fora da geladeira as verduras, frutas e legumes que estragam rapidamente, a geladeira aumenta a durabilidade dos alimentos.
Se houver um vegetal estragando na geladeira, retire-o imediatamente. Os fungos presentes em um vegetal podem se espalhar pelos outros vegetais da geladeira, estragando-os rapidamente.
Estoque os alimentos em um local seguro, livre de produtos estragados, fontes de contaminação, ou mesmo de ratos e baratas.
Faça a higienização assim que chegar das compras, de forma a não colocar na geladeira produtos que não tenham sido lavados adequadamente.
Dicas de combate ao desperdício de alimentos
- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contém muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.

- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.

- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.

- As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

- A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.

- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.

- Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

- Evite consumir folhas com aparência amarelada.

- Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo.

- Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.


Cascas, folhas e talos também devem fazer parte do seu cardápio


É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas.

Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. Isso significa eliminar alguns preconceitos alimentares de que esse tipo de alimentação é somente usada em programas sociais voltados para população de baixa renda, e não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas.

Essas partes do alimento que posteriormente iriam para o lixo podem ser bem aproveitadas, servindo para suprir a carência de nutrientes no organismo, e tornando o cardápio mais saudável e criativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário