quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval saudável e seguro



Para ter certeza que o Carnaval será uma festa cheia de alegria, tranqüila e que não trará conseqüências ruins é necessário observar alguns cuidados: redobrar a atenção nas estradas que em muitos trechos estão em situação precária por causa do período chuvoso que deixou o asfalto cheio de buracos, lembrar, ainda que alguns trechos das estradas, podem estar com sinalização apagada; lembrar sempre que a combinação álcool e direção  não é boa e pode trazer muitos problemas.
Quanto à segurança pessoal, o folião não deve aceitar bebida de desconhecido, prevenindo golpes como o ‘Boa Noite Cinderela’ e andar sempre acompanhado, evitando lugares ermos e escuros.

Quanto à saúde, manter a hidratação corporal é muito importante, portanto ingerir muita água é sempre muito recomendado pelos médicos, principalmente entre um copo e outro de bebida alcóolica. Aliás além de hidratar, a água ajuda a equilibrar o teor etílico para manter a sobriedade e, assim, evitar perder o senso de avaliação. Beber água não, beber água mineral e bem lacrada!  Compartilhar canudos e copos ou beber direto em latinhas não é aconselhável para quem quer curtir todos os dias do carnaval sem surpresas com a saúde. Se não puder lavar e secar a latinha, use copo descartável.
 Carnaval é um período propício a viroses, diarreias, desidratações.

Devido às aglomerações, o perigo pode estar na comida mal conservada, mal cozida ou sem higiene, na água contaminada (especialmente em cubos de gelo).  Nem pensar em consumir pedras de gelo de vendedores ambulantes ou de bares. Também é preciso se alimentar com regularidade e com comida de qualidade. Portanto procure ingerir frutas, legumes e verduras de boa procedência.  Petiscos vendidos por ambulantes são um perigo real, assim como pratos à base de ovos crus e carnes malcozidas (eles estão até no recheio de salgadinhos) que podem causar salmonela, porque alguns animais já têm esta bactéria no intestino.
 Outro cuidado importante é observar o contato com pessoas que às vezes nem sabem que estão doentes, no excesso de álcool ou de outras drogas. Baixar a guarda é atitude previsível neste período, mas é de extrema importância  o uso da camisinha que evita uma gravidez indesejada e também contra contaminação do vírus da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.O cuidado deve ser tomado com parceiros  conhecidos e eventuais.
O uso de banheiros públicos requer cuidados. Com a alta rotatividade, torneiras e maçanetas ficam cheias de bactérias e vírus. Depois de lavar as mãos, é importante usar papel para fechar a torneira e abria a porta.

Participar dos blocos de rua só com muito filtro solar, porque algumas horas de exposição ao sol podem atrapalhar a programação do folião, principalmente de quem tem pele clara e sensível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário