quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Lei do deputado Evandro Garla contribui para melhora das Passarelas Subterrâneas



O deputado distrital Evandro Garla (PRB-DF) é autor da lei de número 4.655, que consiste na criação do Programa “Adote uma passagem subterrânea no Plano Piloto”. A lei trouxe à tona um problema recorrente da capital federal, as péssimas condições das passarelas, motivo de reclamação da população há vários anos. Sujas, com cheiro de urina, mau iluminadas e freqüentadas diariamente por usuário de drogas, o que era para ser um conforto para o pedestre que precisa atravessar o Eixão, tornou-se um grande problema.
 A Lei do deputado Garla, proporciona firmar parcerias entre o Poder Público, a comunidade e comerciantes locais, bem como empresas e artistas da cidade, que desejam manter e explorar as passagens subterrâneas.O intuito da parceria é recuperar as passagens subterrâneas através de limpeza e reparação,criando espaços para exposição de artistas, artesãos e pequenos eventos culturais e instalações de painéis com proteção de impactos.
 A parceria proposta pela lei do distrital começou a se concretizar,  o GDF disponibilizou cerca de 64 policias e oito motocicletas da Polícia Militar para fazer a segurança dos túneis diariamente. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Companhia Energética de Brasília (CEB) iniciaram a revitalização das passagens. No lugar dos antigos refletores suspensos foram instaladas luzes mais resistentes na parte inferior das paredes.
 Outra melhoria, anunciada pelo governo em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é a troca do revestimento dos túneis. A ideia é usar materiais que facilitem a limpeza de pichações e a higienização. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) também participada reforma das passagens. O piso de cerâmica das paredes já está sendo trocado. E segundo a empresa, a obra deve ser concluída em abril.
 Para o autor da lei deputado Evandro Garla, é uma satisfação ter contribuído para o começo da solução desse problema, que se arrastava há muito tempo “ O papel do parlamentar é elaborar leis que sejam úteis para sociedade e que tragam solução as demandas. As condições em que as passarelas estavam sempre me incomodou muito, por isso, esse foi meu segundo projeto de lei apresentado na Câmara. Que bom que contribuir para solução desse antigo problema”, finaliza.
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário