quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Se o que sobrou do Carnaval foi a ressaca moral, veja como amenizá-la

Quem nunca acordou de uma bebedeira sem se lembrar do que tinha acontecido na noite anterior? O sentimento, eternizado pelo filme "Se Beber, Não Case", surge com frequência nas pessoas que gostam de festejar como se não houvesse amanhã. A volta do Carnaval pode trazer na bagagem muitas histórias engraçadas e, também, algum arrependimento, apagões e a inevitável ressaca moral. De acordo com a psicóloga Cecília Zylberstajn, da PUC-SP, ela não aparece no momento, mas, sim, quando a pessoa passa a ter consciência do fato. Um jeito de lidar com isso é evitar entrar em um estado alterado pelo consumo de álcool em excesso, por exemplo.
Segundo o psiquiatra e blogueiro do UOL Roberto Shinyashiki, autor dos livros "Sucesso É Ser Feliz" e "Problemas? Oba!” (ambos publicados pela Editora Gente), depois de uma bebedeira daquelas, quando não se tem consciência plena de qual foi a gravidade do seu vexame, a primeira coisa a se fazer é ligar para um amigo que estava sóbrio. “Essa pessoa de confiança lhe dará a real dimensão do que aconteceu. Muitas vezes, a ressaca pode confundir a memória. Você pode achar que fez algo muito mais grave do que realmente ocorreu. Ou o contrário”, explica o especialista.
Para se recuperar da ressaca moral, a publicitária conversou com uma amiga e as duas deram boas risadas. “No final, foi tão vergonhoso que se tornou engraçado. Mas não foi fácil". E ela dá uma dica para quem se encontra em uma situação parecida: "Pense que todo mundo já passou ou passará por isso um dia. E você ainda terá uma boa história para contar."
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário