domingo, 26 de agosto de 2012

Servidores do Itamaraty decidem na segunda-feira futuro do movimento

A Assembleia será dia 27/08 e  vai discutir se aceita ou não proposta que será apresentada amanhã pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
A decisão foi tomada após assembleia . A direção do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SindItamaraty) informou aos integrantes do Serviço Exterior Brasileiro (SEB) o resultado da reunião de ontem entre os servidores e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A proposta inicial do Governo foi a de reajuste de 15,8%, dividido em três anos e não contemplava a transformação em subsídio do salário de Assistentes e Oficiais de Chancelaria. A resposta do SindItamaraty foi a de que não era possível discutir valores sem debater antes a concessão do subsídio. Uma nova reunião  com o MPOG, foi marcada para, sexta-feira, às 18 horas.
A expectativa do SindItamaraty é a de que o MPOG apresente uma nova proposta, já com a inclusão do subsídio. Os servidores também reivindicam o reenquadramento salarial de todas as carreiras do SEB, além da implantação de Planos de Carreira.
Abrangência da greve
A paralisação já atinge 39 representações diplomáticas brasileiras no exterior, incluindo embaixadas como as de Berlim, Moscou, Buenos Aires e Londres e consulados como os de Roma, São Francisco e Madri. A sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em Brasília, bem como os escritórios de representação em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba também foram afetados.
A greve alcança principalmente os serviços consulares, como a emissão de vistos e passaportes e a realização de atos notariais. No exterior, as embaixadas e consulados funcionam como cartórios, emitindo certidões, procurações e outros tipos de documento. Já no Brasil, o serviço mais prejudicado é a legalização de documentos, necessária para que eles tenham validade em outros países. Participam do movimento as carreiras que integram o Serviço Exterior Brasileiro (SEB): Assistentes de Chancelaria, Diplomatas e Oficiais de Chancelaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário