sábado, 16 de julho de 2011

Início de obras em parques da cidade

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão, iniciaram na manhã de ontem, as obras de revitalização e de infraestrutura do Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul, na 614 Sul. Essa ação marca a abertura do Programa Brasília, Cidade Parque, lançado pelo governador durante as celebrações do Dia do Meio Ambiente, em junho.
“Estamos apenas iniciando um sonho. Ao assinar o decreto, no Dia do Meio Ambiente, sinalizamos que vamos recuperar todos os parques do DF”, afirmou o governador.
A meta do Brasília, Cidade Parque é revitalizar os 68 parques do Distrito Federal e 22 unidades de conservação, por meio de parcerias com empresas e instituições. Serão aplicados os recursos previstos, por lei, como compensação ambiental a serem cobrados das empresas responsáveis por diversos empreendimentos no DF. Ou seja, verba que deve ser aplicada na recuperação de áreas degradadas e que sofreram alteração por conta de obras em andamento.
No caso do Parque da Asa Sul, o GDF conta com a parceria dos institutos de Educação Superior de Brasília (Iesb), de Permacultura (Ipoema) e Holístico de Brasília. A gestão do parque continuará a cargo do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibram), com a participação da sociedade, o que consolidará a cultura sustentável de preservação.
Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão, o início das obras refletem a consolidação do projeto original de Brasília, pois era desejo do urbanista Lúcio Costa ter uma capital repleta de verde. “Os parques são as praias em Brasília”, comentou o secretário.
Ao parabenizar a comunidade pela persistência na defesa do Parque da Asa Sul, o senador Rodrigo Rollemberg lembrou que a área já foi ameaçada pela construção de um empreendimento imobiliário. A obra foi impedida após uma ação parlamentar, que, posteriormente, deu origem à lei que determinou a criação do Parque da Asa Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário