sexta-feira, 29 de julho de 2011

 Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração
A Secretaria de Saúde do DF  é pioneira no Brasil, na implantação e execução de práticas, cujas áreas de atuação são a homeopatia, acupuntura, fitoterapia e que fazem parte Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração.
 Além de especialidade como homeopatia, fitoterapia, acupuntura , na rede,  a população pode desenvolver  práticas corporais, criativas e meditativas em grupo,como  automassagem, arteterapia, lian gong, meditação, shantala e tai chi chuam. Através dessas práticas , o núcleo  adota um modelo de atenção que privilegia a atenção básica e a  promoção de saúde baseada na compreensão e acolhimento da integralidade do ser humano, em que leva em consideração o lado espiritual, ecológico, socioeconômico e etnocultural do ser humano.
Em Planaltina, o Centro de Medicina Alternativa ( CeMA), coordenado pelo médico Marcos Freire, chama atenção pelo atendimento que oferece para os usuários. Lá no CeMA  se planta, colhe e produz ansiolíticos, hipertensivos, calmantes e digestivos, anti-inflamatórios a partir de ervas medicinais. São nove medicamentos  de eficácia cientificamente comprovada: Gel de Babosa, Pomada de Confrei, Pomada de Mentrasto, Tintura de Alecrim, Tintura de Boldo,Tintura de Camomila,Tintura de Guaco, Xarope de Guaco,Tintura de Espinheira . Essa medicação é prescrita por médicos do centro., que  ainda conta com especialidades , como homeopatia de adulto e infantil e acupuntura.
  Na complementação dos tratamentos os pacientes podem optar por  terapias de grupo , como bordado, Tai Chi Chuan, ginástica, automassagem.
Para Maria das Graças Araújo, enfermeira, as práticas melhoram a qualidade de vida dos pacientes, promove a saúde, as relações, trazem o conhecimento, no caso do Tai Chi, e o auto cuidado. “ O bom é  que  se tira a idéia que a pessoa vai ao médico para ter saúde. É muito importante para o ser humano, viver num ambiente saudável e ter hábitos saudáveis”, adverte.
 O médico Aristein Woo diz que a acupuntura  é utilizada no tratamento da dor, transtornos emocionais e da ansiedade.
Para alguns funcionários e pacientes,  os desafios para manter os tratamentos da medicina natural, inclusive as práticas são muitos e vão desde a falta de reconhecimento por parte dos gestores da Secretaria, até falta de espaço físico, liberação de uma carga horária maior para realização das práticas, ampliação de recursos humanos, dificuldade de inserção no Sistema Nacional de Procedimentos, falta de financiamento para ensino e pesquisa e material didático  para divulgação.
E não é só Planaltina que oferece essas especialidades. Brasília, Guará, Taguatinga e outras cidades e em várias unidades da rede pública são oferecidos à população acupuntura , homeopatia e práticas como reike, meditação, shantala, automassagem, musicoterapia, ioga, tai chi e outros, principalmente nos hospitais como o de Base, HRAN, HRGU, HRG.
“ Gostei muito , pois fiz um tratamento com homeopatia no Hospital de Base e sempre soube que essa especialidade vê o indivíduo como um todo. Quem dera todos  tivessem a oportunidade que eu tive”, ressalta Marta dos Santos, psicóloga.
Para a médica homeopata Ozélia Evangelista , chefe interina da coordenação de homeopatia, há muita procura para a especialidade, porém  também faltam médicos.  “ Ultimamente perdemos mais de 200 horas de trabalho , por causa de aposentadorias e no último concurso ofereceram uma vaga, mas nenhum dos cinco pretendentes foi aprovado”, explica Ozélia.
Patrícia Teixeira, farmacêutica faz tratamento há três anos com homeopatia e considera a especialidade tão importante  quanto às demais e acrescenta:” Com a homeopatia a pessoa fica mais equilibrada, no sentido de aumentar a imunidade.”
Jaime Gomes Ribeiro, aposentado pede que os centros de saúde funcionem nos finais de semana. Lembra que o indivíduo não fica só doente de segunda à sexta-feira.” Todas essas especialidades poderiam funcionar 24 horas. O tratamento com as práticas são boas”, enfatiza.
Maria José de Azevedo, aposentada, 68, conhece todos os tratamentos naturais oferecidos na rede. ” Eu e meus filhos Fazemos tratamento  na homeopatia há muito tempo, com isso evitamos muitas outras doenças comparando com a situação das minhas amigas e encontramos  um equilíbrio.  Não tomo remédio nenhum. Quando estou estressado entro num grupo de ginástica no posto”, afirma Maria.








Nenhum comentário:

Postar um comentário