quinta-feira, 29 de março de 2012

Por um mundo melhor - Espaço Criança precisa de ajuda

Brincadeiras de roda, bambolê, futebol, bicicleta, esconde-esconde, pintura são algumas das diversões que configuram o imaginário de uma criança. E somado, ao estudo constituem os sonhos e deveres de uma criança, que não deveria se preocupar com o futuro. Porém, a realidade é outra e, meninos e meninas acabam convivendo com a violência, conflito familiar, abandono, rejeição, entre outras situações. Na sua grande maioria acabam em sendo encaminhados à Vara da Infância e daí encaminhados para abrigos.
O Espaço Criança, um projeto da 1ª Vara da Infância e Juventude (VIJ), na 909 Norte, dá auxilio a recém-nascidos acolhidos em situação de risco. Contudo a cada dia que passa cresce o número de crianças no abrigo e o estoque está abaixo do normal. No espaço, são atendidas uma média de seis crianças por dia.
De acordo com a 1ª Vara da Infância e Juventude, para repor o estoque é preciso de doações como brinquedos, calçados, agasalhos e roupas infantis, especialmente de bebês. 
Todos os dias as crianças e os adolescentes chegam ao Espaço Criança da 1ª VIJ por diversos motivos. A responsável pelo local Raqueline Feitosa, explica que é um lugar muito importante que acaba preservando a criança: “O Espaço tem o objetivo de resguardar as crianças de situações desagradáveis ou dolorosas que na maioria das vezes as trazem à 1ª VIJ. Enquanto seus familiares são atendidos por alguma seção da Vara, elas aguardam também seu atendimento num ambiente favorável à manifestação da infância saudável”.
Os jovens se divertem com os brinquedos e se alimentam enquanto seus responsáveis legais estão em audiência ou em atendimento psicossocial. Além disso, no espaço são promovidas diversas atividades como brincadeiras, jogos, conversas, musicalização, desenhos, leituras, entre outros.
A responsável Raqueline ressalta ainda que as crianças que chegam a 1ª VIJ recebem atendimento psicológico devido às situações em que se encontram. “As crianças estão no Espaço geralmente aguardando atendimento psicológico por alguma situação de risco em que estão inseridas. Mas o atendimento não acontece no Espaço Criança, e sim em local da Vara destinado ao atendimento individual das crianças. A nossa função, é resguardar sua infância pela brincadeira e a simples alegria de ser criança apesar de todos os dissabores que possam estar vivendo”, destacou.
De acordo com a legislação brasileira, evitar o abrigamento de crianças e adolescentes até a última instância é primordial. A prioridade é encontrar meios que assegurem a convivência saudável com a família biológica. Por isso, quando uma mãe declara o desejo de entregar o filho para adoção ou o abandona, existe uma tentativa de entender os motivos e apoiá-la para que ela tenha condições de refletir sobre as consequências do ato. Algumas situações são trabalhadas, além do abandono, como a adoção, conflitos familiares, entre outros.
Para a dona de casa Joana de Araujo, 38 anos, o espaço é um apoio para os jovens que chegam a Vara e precisam de atenção enquanto os pais ou responsáveis resolvem seus problemas. “Muitas vezes a criança não precisa assistir a situações desagradáveis. Sem falar nos que chegam da rua e precisam de carinho, comida, atenção. O custo para esse pré- atendimento acaba sendo caro”, disse.
Muitos meninos e meninas chegam com roupas em mau estado, as cuidadoras lhes fornecem vestes novas. Periodicamente, a 1ª VIJ pede a contribuição da comunidade para atender a essa demanda.
Além disso, no espaço os jovens recebem alimentação e entretenimento. No caso de bebês, as cuidadoras do espaço arrumam um kit de roupas, fraldas, mamadeiras e outros itens indispensáveis.
E com o estoque em baixa, a 1ª VIJ pede a contribuição da comunidade para atender a essa frequente demanda. A responsável Raqueline Feitosa destaca algumas peças de vestuário e materiais que o espaço precisa para o atendimento de crianças. “Estamos precisando de roupas e sapatos infantis de 0 a 12 anos, principalmente para recém-nascidos. Também há necessidade de jogos, brinquedos, livros infantis e quaisquer utilitários infantis de decoração.
O Espaço Criança da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ) existe desde meados de 1992. 

Como ajudar

Quem quiser colaborar poderá entregar diretamente a doação no Espaço Criança da 1ª VIJ, localizada na SGAN 909, Lotes D/E, no horário das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, ou nos postos da Assejus – Associação dos Servidores da Justiça do DF – localizados em todos os fóruns. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3103-3285 / 3103-3286.










Nenhum comentário:

Postar um comentário