quinta-feira, 29 de março de 2012

Tem experiência e pretende alavancar o setor

Pioneiro no setor empresarial, Raad iniciou sua trajetória na confecção de panelas, na cidade do Gama. Passou pela prestação de serviços com a locação de tratores, montou uma agência de automóveis, até chegar ao seu atual empreendimento, reconhecido em todo o Distrito Federal, o RM Hotel Fazenda.
No seu segundo mandato como deputado distrital, Raad fez a diferença na Câmara Legislativa, garantindo espaço e respeito no cenário político nacional.
Em entrevista ao DF Notícias, Raad destaca que ao assumir a secretaria lançou o programa “Minha Empresa, Minha Vida”, que vai facilitar a vida do micro e pequeno empresário do Distrito Federal, desburocratizando os processos e fazendo com que eles cresçam e gere mais emprego e renda para o DF.

Como o senhor recebeu o resultado do TSE que o absolveu do processo de perda de mandato?

Tirei mil pesos dos meus ombros. Sofri um ano, dois meses e 22 dias respondendo por uma coisa que eu tinha certeza que eu não fiz , pelo contrário quem faz errado não age da maneira que agimos, pegamos o dinheiro da empresa e imediatamente depositamos na caixa da campanha. Prestamos conta ao TRE. Quem tem intenção de lesar e fazer caixa dois, não tem esse procedimento. Então sofri muito durante este um ano, dois meses e 22 dias. Não tenho nenhum ressentimento, nenhuma preocupação quanto a isso. Acho que o movimento agora é de superação, poder trabalhar com mais tranqüilidade, de aprovar muitos projetos para Brasília. Assim como lutei durante 5 anos para aprovar o projeto que acabou com o 14º e 15º salários. Tenho muitos projetos que serão exemplo de âmbito nacional. Tenho certeza da força do trabalho.
Ainda está colhendo os louros da vitória pela aprovação do término do 14º e 15º salários?

Foi uma grande vitória. Dei início a esse trabalho desde que eu assumi como suplente na Câmara Legislativa. Eu nunca recebi esse benefício. Sempre preenchi documentos para não haver depósito do dinheiro na minha conta. E graças a Deus, depois de muita espera, fui vencedor. Mas antes fui  muito perseguido, tomei muito porrada. Fui muito discriminado, até por alguns colegas da Câmara e enfim agora que a vitória saiu, alguns querem ser o pai da criança, mas tenho a consciência tranquila e sei que o povo de Brasília sabe de minha luta. Essa foi proposta de campanha, em 2010 e tenho o maior orgulho de dizer que o meu projeto acabou com o 14º e 15º salários dos deputados e que hoje serve de exemplo para o Brasil inteiro e só sinto que ninguém está divulgando. Na hora de falar mal da cidade falam, mas quando se dá boas posições da política, bons exemplos de Brasília para o Brasil, eu vejo a imprensa nacional calada. Isso deveria ser mais divulgado, porque realmente Brasília deu o exemplo. Quero agradecer o povo de Brasília que sem eles eu não teria conseguido aprovar o projeto.

Secretaria recém criada.Quais as ações de trabalho da secretaria?
Já estamos com o trabalho em andamento. Já temos vários projetos. O projeto principal é esse, Minha Empresa, Minha Vida.

Como é o projeto?

A idéia desse projeto é fazer com que ele resgate aquele pequeno empresário, o empreendedor individual que está abandonado. Que resgate a credibilidade desse micro empresário que está abandonado há muitos anos, que ele volte a se apaixonar pela sua empresa, seu comércio, fazendo com ele volte a  ter credibilidade, confiança com que ele faz, ele possa gerar novos postos de trabalho e gerar renda para o Distrito Federal.

Dentro do projeto existe uma linha de financiamento para esse empresário?
Tem. Dentro da Minha Empresa, Minha Vida, tem a Tenda do Empresário. Ela vai funcionar um mês em cada cidade. E dentro dessa tenda nós vamos ter curso de capacitação para empresários, cursos de empreendedorismo. Levaremos os bancos, com bons financiamentos e além disso, a secretaria vai criar um cordão umbilical entre o banco e a secretaria, porque o pequeno empreendedor muitas vezes, vai ao banco uma vez, duas vezes e por ser uma pessoal humilde não vai mais e deixa de pegar o dinheiro. Então nós teremos um departamento na secretaria que nós iremos junto com esses pequenos empreendedores ao banco até que eles peguem o dinheiro.

Como funcionará a Tenda do Empresário?
Para abrir novas empresas a burocracia é grande. Para agilizar, vai haver uma simplificação desse processo de abertura de empresas. Na tenda do Empresário, nós teremos contadores, apoio da Junta Comercial, dos órgãos do GDF. Acoplado a todo esse projeto temos o Na Hora Empresarial. Queremos levá-lo para todas as cidades para que facilite a abertura de novas empresas.

Nossa intenção é trazer o empreendedor que está na informalidade, para dentro da formalidade, mostrar para ele que é importante trabalhar dentro da formalidade, porque ele pode crescer, fazer seu trabalho com mais transparência. Queremos criar uma Junta do Empresário, específica para atendê-los, uma Vara Judicial que atenda as demandas do setor, porque temos um alto índice de mortalidade de empresas. Essas empresas esperam julgamento de uma ação por quatro, cinco anos e ela não aguenta chegar a esse limite.
Tenho esperança que vamos fazer um bom trabalho, pois temos o apoio de várias entidades governamentais e não-governamentais, como o Sebrae, o Sindicato dos Atacadistas, dos Varejistas. As pessoas estão muito empolgadas com essa secretaria e comigo, porque eu sempre fui um pequeno empresário. Já sofri na carne durante a minha vida inteira as dificuldades que um empresário passa. Hoje o maior terror do setor no Distrito Federal é a falta dos alvarás de funcionamento. Oitenta por cento do DF não tem regularização fundiária. Pergunta-se, o que o empresário tem com isso?

Está em andamento, já está com o governador e está prestes a ser assinado, um projeto para desvincular os alvarás das cartas de Habite-se, porque no meu entender as empresas têm que ter CNPJ, ela tem que ter a inspeção do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e as obrigações de uma empresa. As brigas fundiárias do imóvel não é obrigação da empresa, é obrigação do dono do imóvel. Se a gente desvincular o alvará, do Habite-se, da briga fundiária, a gente pode dar alvará para cem por cento dos comerciantes do Distrito Federal que estão sendo aterrorizados.
O comerciante não é bandido, ele tem toda documentação pertinente, só não tem o alvará. Não porque ele queira, mas porque o próprio governo não pode fornecer.  Junto a esse projeto pretende-se extinguir todas as multas geradas por falta de alvará, porque a partir do momento que o comerciante não é culpado pela falta do alvará, ele não pode ser penalizado.

Quando a tenda vai começar a funcionar?
Já está em processo de licitação. Deve começar a funcionar em breve. A tenda vai passar pelas cidades, durante um mês. Também vamos dar exemplo para um Brasil de uma incubadora empresarial.

E tanto que se está dando o devido valor a microempresa e pequena empresa agora, que a presidente Dilma está falando em criar o Ministério da Pequena e Microempresa.
E os camelôs podem ser contemplados nessas ações da secretaria?

Queremos que todos os camelôs se tornem empreendedores individuais. E para isso já estamos fazendo reuniões, estaremos dentro da Tenda do Trabalhador com palestras. A gente tem certeza que se trouxermos esses camelôs para dentro da formalidade, nós vamos estar ajudando muito.
Hoje o que acontece é que temos feiras que vêm de outros estados e não pagam um imposto. Queremos que essas feiras paguem impostos aqui.  Cobrando impostos dessas feiras, estamos dando tratamento de igualdade aos microempresários. Os nossos têm que pagar impostos e os que vêm de fora não pagam. Aí, é mais fácil trabalhar assim.

Tem mais novidades?
O nosso interesse é fracionar as grandes licitações do GDF. O que acontece hoje é que as grandes empresas de estados, como  São Paulo, Curitiba, ganham as licitações aqui, porque as nossas pequenas empresas não têm condições de produzir grandes quantidade de produtos, por exemplo.  Por isso temos que fracionar as licitações para poder permitir que o pequeno empresário da nossa cidade possa participar delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário