terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reumatismo

O reumatismo é o nome popular dado a um grupo de mais de 100 doenças que atinge os músculos, ossos e articulações, e às doenças reumáticas que afetam o coração, rins e até mesmo o sangue. Entre os tipos de reumatismo mais comuns estão: artrite, artrose, bursite, febre reumática, dor nas costas, lúpus,fibromialgia, capsulite adesiva, espondilite anquilosante, gota e tendinite.

O reumatismo não atinge somente os idosos podendo atingir até mesmo as crianças, mas a verdade é que as chances de sofrer com algum tipo de reumatismo aumenta à medida que a idade avança.
Sintomas de reumatismo

Os sintomas do reumatismo vão variar conforme a doença, mas eles podem incluir: dor nas juntas (articulações), dor no membro, dificuldade em realizar movimentos, falta de força muscular e outros.
Tratamento para reumatismo

O tratamento para o reumatismo vai depender da doença em questão, mas geralmente é feito com a ingestão de medicamentos para o controle da dor e da inflamação, e fisioterapia. A fisioterapia é muito importante para trazer alívio dos sintomas e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Quem sofre de reumatismo deve conhecer muito bem a doença para participar ativamente do protocolo de tratamento a fim de melhorar o seu bem estar físico e emocional.

Fisioterapia

A fisioterapia é uma das formas de tratamento para o reumatismo que consiste no uso de aparelhos de fisioterapia, bolsas de água morna ou fria e exercícios que visam manter ou recuperar a mobilidade das juntas e articulações, sendo seu principal foco combater a dor.

Além das técnicas mencionadas acima a prática de hidroterapia, hidroginástica e natação são também bons recursos terapêuticos que auxiliam no tratamento do reumatismo. Este tipo de tratamento deve ser realizado de 3 a 4 vezes por semana até que o paciente consiga realizar suas atividades de vida diária sozinho com alguma facilidade.

Dependendo da doença, o tratamento pode ser muito demorado e a melhora igualmente lenta, mas se o paciente não realizar estes tratamentos a doença poderá evoluir e tornar o seu dia a dia mais difícil.

Ter uma dieta equilibrada, estar dentro do peso ideal e praticar algum tipo de atividade física diminuem o risco do indivíduo sofrer de reumatismo na vida futura e, diminui o tempo de tratamento, caso ele seja diagnosticado com a doença.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário